Moema: história e curiosidades sobre o bairro
Canário, Rouxinol, Bem-Te-Vi… Maracatins, Nhambiquaras, Iraí. Quem se depara com esses nomes pelas placas nas ruas, sabe que chegou à Moema.
As ruas entre as avenidas Santo Amaro e Ibirapuera ganharam o nome de pássaros; as do Ibirapuera até o bairro vizinho de Indianápolis, fazem homenagem a diversas tribos indígenas de nosso país.
Foto: Nova São Paulo/Divulgação
A história de Moema
Moema é um bairro cheio de tradição, mas poucos conhecem a sua rica história. No século XIX, a região era uma propriedade rural pertencente a Joaquim Pedro Celestina. Essa extensão de terras, na época era conhecida como “Sítio da Traição”, uma referência à emboscada sofrida por Borba Gato pelo seu próprio filho adotivo.
Em 1913, esse sítio foi comprado pelo engenheiro Fernando Arens Júnior, responsável pelo loteamento em bairros e pela abertura da primeira grande avenida do bairro, batizada de Avenida Araci em homenagem à sua filha. Hoje, a avenida se chama Ibirapuera.
Essa divisão de nomes relacionados a pássaros e tribos também foi proposta por Fernando em sua fundação, fazendo menção aos habitantes originais dessas terras e pelas aves da Mata Atlântica.
Igreja de Nossa Senhora Aparecida
Foto: Gazeta São Paulo/Reprodução
Após o loteamento realizado pelo engenheiro, a região (que ainda não se chamava Moema) começou a se urbanizar. Um dos primeiros marcos desse processo foi a idealização da Igreja de Nossa Senhora Aparecida em 1933.
Segundo conta a história, em busca de agradar a esposa devota à santa, o procurador geral do Fisco de São Paulo, Raul Loureiro, começou a se empenhar pela sua construção.
Inauguração do Shopping Ibirapuera
Foto: Shopping Ibirapuera/Divulgação
O desenvolvimento do bairro de Moema ocorreu de forma acentuada somente após a década de 60. A região industrial que atraía imigrantes passou a receber investimentos em função do seu terreno plano e baixo custo.
Finalmente, em 1976, foi inaugurado o seu primeiro shopping center: o Ibirapuera, que está em pleno funcionamento até hoje. O desenvolvimento comercial passou a atrair muitos moradores e empreendimentos de alto padrão, tornando Moema um dos bairros mais nobres da capital paulista.
De Indianópolis para Moema
O bairro nem sempre foi conhecido assim: somente após uma mobilização popular, Indianópolis se tornou Moema oficialmente em 1987 com a assinatura de um decreto oficial por Jânio Quadros.
O nome é uma referência à personagem homônima do poema Caramuru, de Santa Rita Durão, clássico da literatura brasileira escrito em 1781. Moema protagoniza um drama de amor e rejeição e se lança ao mar para alcançar o navio do homem que amava, que levou no lugar da amante a mulher Paraguaçu. Do tupi-guarani, significa literalmente “mentira” e “falsidade”.
Turismo e cultura em Moema
Moema é um dos lugares preferidos dos turistas que visitam São Paulo: além de ficar pertinho do Aeroporto de Congonhas, abriga diversas opções de entretenimento e lazer.
Quem quer praticar esportes ao ar livre, passear de bicicleta, ou até fazer um piquenique ao lado de enormes árvores centenárias, pode visitar o Parque do Ibirapuera, um dos lugares mais icônicos da cidade.
Lá mesmo ainda é possível apreciar um rolê mais cultural, já que no mesmo complexo do parque estão o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil e a Oca. Fora as atrações fixas, frequentemente o parque recebe shows e apresentações variadas para aproveitar com amigos e família.
Gostou de saber um pouco mais sobre Moema?
Hoje falamos um pouco sobre a história e algumas curiosidades do bairro, mas Moema ainda conta com uma quantidade enorme de restaurantes, bares e baladas que atraem moradores e visitantes da capital. Ficou curioso? Em breve daremos dicas imperdíveis para curtir na região.
Se quiser conhecer mais sobre outro bairro supertradicional de São Paulo, confira o nosso post sobre a Bela Vista, sua história e o que fazer por lá!
Continue acompanhando o nosso blog no portal Visite São Paulo e a nossa página no Instagram!
Leia mais: