Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Ilhabela: confira a história e curiosidades desse paraíso!

Compartilhe em suas redes sociais:

Ilhabela é o destino de muitos paulistas que procuram uma escapada para o litoral do estado. A região fica a cerca de 210 km da capital e seu nome já deixa bastante claro o motivo de tantas visitas: é um lugar com uma beleza estonteante!

 

Neste novo episódio da nossa série “Redescobrindo São Paulo”, iremos descobrir mais sobre esse paraíso. Vamos lá?

 

Desenho de um menino fotografando o rabo de uma baleia que sai do mar. Ele está em uma das montanhas à beira mar de Ilhabela. Na parte da frente há uma ilha.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução

 

A região é muito prestigiada e conta com diversas possibilidades de entretenimento. Entre elas, esportes aquáticos são um belo destaque. Ilhabela é conhecida como a “capital da vela” aqui em Sampa devido aos ventos e correntes do Canal do Toque-Toque. O lugar recebe diversos praticantes da modalidade por ano para desfrutarem do espaço.

 

Vista aérea de Ilhabela, com diversos barcos no mar, além de casas e árvores perto da praia.

Foto: Vista aérea de Ilhabela – SP – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação

 

Vamos conferir também um pouco da história do local, de acordo com o IBGE.

 

Descoberta e identificada por Américo Vespúcio, no ano de 1502, a ilha de São Sebastião ganhou seu nome de acordo com o santo.

 

Embora já fosse habitada por nativos, o povoamento da região começou com Diogo Unhote e João de Abreu. Vindos de Santos, os dois trouxeram as famílias para desenvolverem atividades agrícolas nas terras que haviam sido concedidas pelo Capitão-Mor da Capitania de São Vicente.

 

Tempos depois, após a criação de uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso, que existe até hoje, formou-se um povoado.

 

 

Vista da Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso. Ela tem as cores azul e branco, ao redor há algumas casas e ao fundo há montanhas.

Foto: Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação

 

A unidade administrativa compreendia as ilhas de São Sebastião, Búzios e Vitória, além de outras ilhotas, e passou a se chamar Villa Bella da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira.

 

Em maio de 1934, o local foi incorporado ao Município de São Sebastião, mas no mês de setembro voltou a ser elevado a município. Em 1940, passou a chamar-se Formosa e, quatro anos depois, finalmente o nome foi alterado para Ilhabela.

 

Desde sempre, o que se destaca na região é sua beleza, né? A vegetação, o mar e toda a fauna do local chamam atenção de todos que o visitam.

 

Ilhabela é um verdadeiro paraíso em São Paulo, e por isso também é um destino de ecoturismo – os roteiros vão de passeios com a família até trilhas e desafios para aventureiros que praticam esportes.

 

Por lá, as praias de Castelhanos e Bonete se destacam, bem como o Parque Estadual de Ilhabela. A visita a estes lugares se baseiam primariamente na relação sustentável com a natureza e o comprometimento com a conservação ambiental.

 

Ilhabela tem uma orla de aproximadamente 130 km de extensão e possui os mais altos picos do litoral paulista, incluindo o Pico de São Sebastião (com 1.379 m de altitude), o Morro do Papagaio (com 1.307 m), e o Morro da Serraria (com 1.285 m), ou seja, é como o paraíso para quem gosta de fazer trilhas e estar cercado de natureza!

 

Vista do Canal de São Sebastião com montanhas ao fundo e ao redor.

Foto: Vista do Canal de São Sebastião – lado central da ilha – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

A região também conta com aproximadamente 360 cachoeiras registradas! É a natureza em seu perfeito estado, pronta para ser descoberta.

 

Outro ponto alto é o Centro Histórico – é justamente nesta vila que há restaurantes renomados, com pratos da culinária contemporânea e à base de frutos do mar. O charmoso Pier da Vila completa a experiência!

 

Garça no Pier da Vila, em Ilhabela.

Foto: Pier da Vila – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Quando fizer uma viagem à Ilhabela, também não deixe de passar pela Ilha das Cabras. Trata-se de um dos ilhotes que fazem parte do arquipélago de Ilhabela e é por lá que fica o Santuário Ecológico Submarino. Este lugar é protegido pela lei da caça e pesca submarina desde 1992, e por isso, é rico em fauna e um dos espaços favoritos para mergulhadores. Com certeza vale a sua visita!

 

Vista aérea da Ilha das Cabras, em Ilhabela.

Foto: Ilha das Cabras – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Agora que você já sabe o que fazer em Ilhabela, que tal marcar uma viagem para conhecer ou até mesmo revisitar o destino? Se gosta de natureza, esportes aquáticos e de restaurantes deliciosos, este é o lugar perfeito para visitar!

 

O Visite São Paulo te dá as melhores dicas do que fazer na capital e fora dela. Em nossa série de posts sobre destinos por aqui, temos lugares incríveis, como a cidade de Brotas e a cidade de Bananal.

 

Siga nosso Instagram (@visite_sp) para receber as próximas dicas em primeira mão!

 

Leia também:

 

Cidade de Botucatu: conheça a história e locais!

Cidade de Tatuí: lugares incríveis para conhecer!