Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

23 agosto 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Cidade de Bananal: passeios pelo município histórico!

Cidade de Bananal: passeios pelo município histórico!

Compartilhe em suas redes sociais:

A cidade de Bananal fica no interior de São Paulo, a aproximadamente 327 km da capital. É um lugar que carrega muitas histórias e opções do que fazer durante a sua viagem. Confira o nosso conteúdo de mais um episódio da série “Redescobrindo São Paulo”!

 

Arte com desenho de uma mão negra com uma corrente quebrada no pulso segura um lampião que está sendo iluminado pela luz do sol, que se põe ao fundo entre as montanhas da Fazenda dos Coqueiros.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução

 

Para começo de conversa, a cidade de Bananal não tem nada a ver com a fruta banana! O nome se dá devido ao fato da região ter sido ocupada inicialmente por indígenas da etnia Puris – eles denominaram o rio local como “Banani”, que significa “rio sinuoso” no tupi. Após anos de ajustes e linguagem popular, atribuiu-se ao município o nome de Bananal.

 

A cidade de Bananal carrega as marcas das viagens dos bandeirantes, que também passavam por lá durante as suas viagens pela rota do ouro (que na época compreendiam os estados de Minas Gerais, de Goiás e do Mato Grosso). Com o passar dos anos e a frequência das viagens feitas por eles, surgiram alguns ranchos e pousos para acomodá-los durante o percurso, mas só foi após a criação da capela que a cidade realmente foi crescendo em seu entorno e que a região finalmente ganhou vida.

 

O que trouxe renome e riqueza ao lugar, no entanto, foi o ciclo do café. Iniciado no século XIX e com fim no século XX, a plantação cafeeira da região era muito explorada.

 

A cidade de Bananal foi a segunda maior produtora de café da província de São Paulo no ano de 1836. Justamente por conta da produção do café, Bananal contou com a construção de vastas fazendas que eram compostas pela casa principal, o terreiro de café, as oficinas e a senzala. O lugar já chegou a ter 82 grandes fazendas de café, além de 8 engenhos de açúcar e aguardente, e foi muito marcado pela escravidão. De acordo com o Censo de 1872, em Bananal viviam 15.606 pessoas: 8.281 eram escravos, enquanto 7.325 eram pessoas livres.

 

Belas casas e casarões refletiam a abundância da época, e muitos desses imponentes edifícios históricos ainda podem ser vistos e visitados na região, tornando-a um verdadeiro museu a céu aberto. Se quiser saber ainda mais sobre a história, confira o artigo no site da prefeitura da cidade. 

 

Nos dias de hoje, a economia da cidade de Bananal fica por conta da atividade pecuária e do turismo, uma vez que o local conta com monumentos históricos, diversas fazendas e cachoeiras.

 

Solar Aguiar Valim visto de cima, junto as casas e as montanhas ao fundo da cidade de Bananal.

Foto: Solar Aguiar Valim

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Mas, o que fazer por lá? Primeiramente, dar uma volta no Centro Histórico é como ser transportado ao passado. Devido à cidade ter sido construída na época colonial e ainda contar com diversas casas e edifícios antigos, o passeio pelo centro é uma atividade muito divertida e curiosa, que com certeza renderá belas fotos e memórias.

Uma ótima opção de passeio na cidade de Bananal é fazer uma visita no Solar Aguiar Vallim, monumento tombado pelo CONDEPHAAT em 1972, que remonta ao passado e nos dá um vislumbre da arquitetura e da história da época.

 

Falando em história, a Locomotiva Tereza Cristina, localizada bem na entrada do centro histórico da região, é um ponto muito bacana para se conhecer. O trem era utilizado na era do crescimento das ferrovias e até hoje é visitado. As fotos diante dele ficam bem lindas!

 

A Locomotiva Tereza Cristina fica parada em frente a entrada do centro histórico da cidade de Bananal.

Foto: Locomotiva Tereza Cristina

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

A cidade de Bananal também já teve uma estação ferroviária da época – ela foi inaugurada no ano de 1889! Hoje, ela é tombada pelo Patrimônio Histórico e tornou-se a estação rodoviária local.

 

A antiga estação ferroviária, que hoje em dia é a rodoviária de Bananal, ainda mantém o estilo antigo, em uma construção nas cores bege e marrom claro.

Foto: Estação ferroviária

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Ainda no centro, uma curiosidade divertida sobre a região é que a cidade abriga a farmácia mais antiga do Brasil, a “Pharmacia Popular”, como era chamada. Reaberta no ano de 2014, a fachada ainda reflete os anos aos quais ela pertenceu e, por dentro, trata-se de uma loja moderna com resquícios da época imperial.

 

A farmácia mais antigo do Brasil fica na cidade de Bananal. Ela ainda mantém a fachada original, que é na cor bege, com três portas para entrada que têm uma moldura verde ao redor. Na parte de cima há o nome "Pharmacia Popular" escrito.

Foto: Pharmacia

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Um passeio pelas igrejas locais não pode faltar, né?

 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário fica na Praça Rubião Júnior e é belíssima, carregando aquela fachada de igreja do interior paulista que a gente tanto gosta!

 

A Igreja Nossa Senhora do Rosário tem as cores azul e branco e o telhado é de telhas marrom claro.

Foto: Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Já a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Glória é a maior da região – ela sedia o Festival de Nossa Senhora da Glória e costuma receber bastante visitas durante o mês de agosto, onde ocorre a festividade com shows e a tradicional queima de fogos.

 

A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Glória é branca e tem duas torres, uma de cada lado, que tem um formato pontiagudo e a cor vermelha na parte de cima.

Foto: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Glória 

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Para fechar o passeio entre as igrejas da cidade de Bananal, temos a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento, que pode ser considerada o marco zero da cidade. Festejos populares acontecem em seu entorno e ela é um patrimônio histórico da cidade, sendo considerada o cartão-postal de lá.

 

A Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento é branca e tem alguns detalhes em azul e cinza.

Foto: Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Ali por perto, inclusive, há um famoso ícone para a população bananalense, o chafariz de ferro. Antigamente, quando ainda não havia água encanada, era utilizado pela população para captação de água para suas residências. Hoje, ele segue diante da igreja matriz e é um símbolo histórico da cidade.

 

Outra atração da cidade de Bananal é um antigo chafariz dourado, que antigamente era usado para abastecimento de água dos moradores.

Foto: Tripadvisor/Reprodução

 

Vamos falar das fazendas da cidade de Bananal? Elas são herança do período colonial e nos trazem muitas ideias de como a vida era naquela época, sendo o foco principal do turismo na região.

 

A Fazenda Loanda é uma das mais marcantes. Nela, se preserva grande parte dos objetos do século XIX, como móveis, quadros, cristais e porcelanas de muito bom gosto. O local encontra-se aberto para visitação guiada, mediante agendamento.

 

A Fazenda Loanda é um casarão feito de pedras na parte debaixo e branca na parte de cima, com diversas janelas e um jardim na frente.

Foto: Fazenda Loanda

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Outra viagem ao passado acontece na Fazenda dos Coqueiros. Esta fazenda é mestre em turismo histórico, pois ainda conta com muitos artefatos da época do século XIX. Sua estrutura está intacta e o espaço ainda possui locais como suas senzalas, moinhos e banheiros no formato antigo. Também há opção de visita guiada sob agendamento – vale dar uma passada!

 

A Fazenda dos Coqueiros fica na cidade de Bananal e possui diversas árvores ao redor, além, é claro, de vários coqueiros. A casa é grande, na cor branca, com um telhado triangular.

Foto: Fazenda Coqueiros

Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Além de toda essa parte histórica, na cidade de Bananal encontra-se muito verde e natureza, por isso, se você curte mergulhar em cachoeiras, a visita à cidade é certamente uma boa pedida!

 

Com sua história cativante e cenários naturais deslumbrantes, Bananal é um destino imperdível para os amantes da natureza e da cultura brasileira. Essa cidade encantadora oferece uma viagem no tempo e proporciona experiências inesquecíveis a todos os seus visitantes.

 

Então, o que você está esperando? Pegue sua mochila, sua câmera e corra para explorar a cidade de Bananal, onde a história encontra a natureza em uma combinação perfeita para encantar a todos.

 

A equipe do Visite São Paulo adora ver você se divertindo! É por isso que sempre trazemos dicas de cultura e lazer.

 

 

Nos siga no Instagram (@visite_sp) para receber as novidades diariamente!

 

 

Leia também:

 

Cidade de Aparecida: história e detalhes do que tem por lá!

Cidade de Botucatu: conheça a história e locais!