Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

02 agosto 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Cidade de Botucatu: conheça a história e locais!

Cidade de Botucatu: conheça a história e locais!

Compartilhe em suas redes sociais:

A cidade de Botucatu se localiza no interior de São Paulo, a cerca de 235 km da capital. Ela fica próxima de outros municípios, como Itapetininga, Avaré e Bauru.

 

Com uma história rica e uma natureza incrível, esta cidade encanta pessoas de todas as idades. Aqui, a equipe do Visite São Paulo te convida a conhecer um pouco mais sobre esse município do estado paulista.

 

Arte com desenho de um indígena na Pedra do Índio, com montanhas da cidade de Botucatu ao fundo.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução

 

Seu nome deriva de origens tupis: “Ibytu-katu”, que significa “bons ares”, e a cidade realmente faz jus à sua denominação, pois o clima por lá é bastante agradável e ensolarado na maior parte do ano. É um município de verão longo e um inverno curto e ameno, ideal para fazer uma visitação em qualquer época.

 

Segundo dados disponibilizados pelo IBGE, a colonização do local teve seu início por volta de 1721, quando as áreas ao redor do Rio Paranapanema e Serra de Botucatu foram divididas em sesmarias (lote de terras distribuído a algum cidadão, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de promover o cultivo). Uma dessas sesmarias, foi a Fazenda Santo Inácio, que foi doada aos jesuítas. Foram estes religiosos que iniciaram a agropecuária na região. Em 1759, os jesuítas foram expulsos dos domínios portugueses e a fazenda foi levada à hasta pública, com nome de Fazenda Boa Vista de Botucatu.

 

Após ser arrematada e subdividida em pequenas propriedades agrícolas e criação de gado, a região foi crescendo e atraindo também os imigrantes, devido à expansão da cultura do café.

 

Por volta de 1930, quando a cafeicultura decaiu, as atividades se voltaram à agropecuária e, depois de alguns anos de desenvolvimento, às atividades industriais, que transformaram a cidade de Botucatu em um importante polo econômico.

 

Além disso, o lugar abriga instituições de ensino renomadas, como a Universidade Estadual Paulista (UNESP), contribuindo para a formação de uma cidade próspera no interior do estado de São Paulo.

 

Hoje em dia, a cidade de Botucatu é de fácil acesso para as pessoas que buscam uma escapada da agitação da cidade grande. A viagem até lá é um convite para apreciar a paisagem natural do interior paulista.

 

A Cachoeira da Marta tem uma linda que d'água com vegetação e rochas ao seu redor.

Foto: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

A Cachoeira da Marta é um verdadeiro paraíso da cidade de Botucatu. O local é uma combinação deslumbrante de uma majestosa cachoeira com águas cristalinas e uma impressionante formação rochosa. A trilha para chegar à cachoeira é repleta de belezas naturais, o que torna a caminhada uma experiência divertida.

 

 

O Pier da Pedra do Índio oferece uma belíssima paisagem da Cidade de Botucatu.

Foto: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Próximo da cachoeira (cerca de meia hora de carro), há outra atração interessantíssima da cidade: a Pedra do Índio. A formação rochosa oferece vista panorâmica e deslumbrante da região, sendo um destino imperdível. O Pier da Pedra do Índio permite que os visitantes apreciem a paisagem com segurança e se encantem com a imponência natural do lugar. Também é um ponto super instagramável para quem adora tirar fotos, fica a dica!

 

A Igreja Santo Antônio fica em ponto cercada por árvores e tem uma arquitetura neogótica.

Foto: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

A Igreja Santo Antônio é outro ponto a ser visitado: trata-se de um marco histórico e religioso da cidade de Botucatu. Sua arquitetura neogótica impressiona os visitantes, com detalhes ornamentais e vitrais que narram passagens bíblicas. O interior da igreja é igualmente encantador.

 

Trem antigo está parado em frente a Estação Ferroviária da Cidade de Botucatu.

Foto: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Já a Estação Ferroviária da cidade de Botucatu é um lugar que remete ao passado e à história do desenvolvimento da cidade. Datada do século XIX, a estação foi restaurada no ano de 2016 e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A estação é um ponto de interesse para os amantes da história ferroviária e da arquitetura – vale a visita!

 

A principal rua do centro da cidade de Botucatu é a Rua Amando de Barros, conhecida pela sua arquitetura charmosa e por seus vários tipos de comércio. Caminhar ao longo dela é uma maneira agradável de apreciar a atmosfera da cidade e conhecer as lojas, cafés e restaurantes locais, que carregam tantas histórias.

 

A Catedral Metropolitana de Sant'Ana é toda na cor branca, com uma arquitetura antiga, sendo uma das primeiras catedrais do Estado de São Paulo.

Foto: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Outra dica para os fascinados por arquitetura: a Catedral Metropolitana de Sant’Ana, um edifício impressionante e marco histórico do município. Ela é uma das catedrais mais antigas do estado de São Paulo, com predominância do estilo neogótico em sua construção. Sant’Ana é reconhecida na tradição católica como a mãe de Maria e ela é a padroeira da cidade.

 

Caso esteja procurando um destino acolhedor, com parques deslumbrantes e bastante cultura, a cidade de Botucatu é o lugar perfeito para sua próxima viagem.

 

Gostou desse conteúdo? Marque o Instagram do Visite São Paulo (@visite_sp) durante a sua visita para vermos o quanto você aproveitou dessa trip e o que conheceu da região!

 

Adoramos ver você se divertir pelo nosso estado. É por isso que nosso site está sempre atualizado e trazemos dicas de lazer e gastronomia por aqui. Sampa é um destino incrível e cheio de oportunidades para quem quer fazer passeios e sair da rotina!

 

Acompanhe o blog e nossas redes sociais para saber como curtir muito o estado mais plural do Brasil!

 

Leia também:

 

Passeios em Jundiaí: veja as atrações da cidade!

Sinuca em SP: bares para jogar!