Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

16 agosto 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Cidade de Tatuí: lugares incríveis para conhecer!

Cidade de Tatuí: lugares incríveis para conhecer!

Compartilhe em suas redes sociais:

Está no ar mais um post da série “Redescobrindo São Paulo”!

 

Você já conhece a cidade de Tatuí, aqui no interior de São Paulo? A equipe do Visite SP separou alguns fatos históricos sobre a origem da cidade e também algumas dicas do que fazer por lá. Fique por dentro!

 

Uma das áreas da cidade de Tatuí tem várias casas e duas grandes ruas que cortam na diagonal. O Conservatório de Tatuí tem o desenho de uma menina tocando violino feito pelos artinhas Mavinho Acoroni e Jean Rosa.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Divulgação 

 

A cidade de Tatuí é localizada no interior de São Paulo, a cerca de 131 km da capital. Ela fica na bacia do Rio Sorocaba, entre o Planalto de Piratininga e a Serra de Botucatu – isso a torna um destino acessível e próximo para todos os paulistanos que desejam explorar suas riquezas culturais e belezas naturais.

 

O nome “Tatuí” vem de uma palavra de origem tupi-guarani (Tatuhu), que carrega o significado de “Águas do Rio do Tatu”.

 

Dizem que os primeiros a ocuparem a região foram os bandeirantes durante as suas expedições. No entanto, os primeiros moradores fixos surgiram após a construção da Capela de São João do Benfica e da fundação da Usina de Ferro.

 

Placa marrom com o nome "Tatuí" e um violão desenhado, com notas musicais ao redor.

Foto: Mavinho Acoroni/Reprodução

 

Foi só no ano de 1861 que Tatuí foi elevada à categoria de cidade e até hoje há quem considere o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão como fundador de Tatuí, pois a ele pertenciam as terras da região.

 

Outra curiosidade sobre a região é que, no ano de 1887 (um ano antes da Lei Áurea), Tatuí foi uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos. Incrível, né?

 

Se você quiser saber ainda mais, confira a história completa no site da prefeitura de Tatuí, clicando aqui. 

 

Estação de trem da cidade de Tatuí é branca e tem palmeiras em volta.

Foto: Mavinho Acoroni/Reprodução

 

Um lugar que carrega uma história tão bonita como a da cidade de Tatuí, tinha que fazer parte da nossa série “Redescobrindo São Paulo”, né? Que tal conhecer um pouco do que fazer por lá?

 

Andar no centro é sempre um sucesso! É lá que fica localizado o Teatro Procópio Ferreira, um espaço cultural que recebe recitais, exibições de filmes e apresentações musicais ao longo do ano.

 

O Teatro pertence ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, popularmente conhecido como “Conservatório de Tatuí”.

 

Trata-se do maior conservatório da América Latina, e um dos mais respeitados. Tanta cultura e arte sendo vivida na cidade de Tatuí concedeu ao local o título de “Capital da Música” aqui no Brasil.

 

Apesar de ter sido criado na década de 1950, o teatro e o conservatório permanecem como destaque na cidade – além de apresentações musicais, o lugar também é palco para competições e encontros de músicos. Fique de olho no site para saber quando acontecerão novas apresentações. Quem sabe a sua visita não ganha uma baita trilha sonora?

 

Um pedaço da cidade de Tatuí vista de cima, com duas ruas cruzando e diversas casas espalhadas. Na ponta, entre as duas ruas, está o Conservatório de Tatuí, que tem as cores azul e branco.

Foto: Mavinho Acoroni/Reprodução 

 

Outra coisa que chama bastante atenção na cidade de Tatuí são as delícias gastronômicas do destino. Além de ser a capital da música, o lugar também é conhecido como “Terra dos Doces Caseiros” e traz várias lojas especializadas em doces, além de padarias. Por lá, a tradição da confecção de doces caseiros é passada de geração em geração.

 

Os doces de Tatuí são muito conhecidos e um dos destaques é o ABC, que até se tornou um patrimônio cultural da região. “ABC” é o doce de abóbora, batata doce e cidra, tradicional da cidade.

 

Se você também é um doceiro de plantão, já sabe para onde viajar, né? Em Tatuí acontece a “Festa dos Doces”, que é uma feira anual da cidade e recebe diversas pessoas de todo o estado.

 

Além de toda essa cultura musical e gastronômica, em vários pontos da cidade, preserva-se o estilo de arquitetura de décadas anteriores, e Tatuí também é um lugar com bastante verde e lindos parques para caminhar. Viajar para lá é a garantia de um fim de semana tranquilo e cheio de recordações que ficarão para sempre.

 

E aí? Já sabe o que vai fazer quando visitar a cidade de Tatuí? A região tem diversas atividades para todos os perfis e gostos. Se você curte história, música, natureza e aprecia conhecer lugares novos com a família e os amigos, esse é o seu rolê!

 

O Visite São Paulo sempre traz dicas incríveis de trips e gastronomia. Siga nosso Instagram (@visite_sp) para receber diariamente nosso conteúdo.

 

Leia também:

 

Bairro de Pinheiros: conheça a história e lugares da região!

Bares de rock: lugares para curtir o som em SP!