Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

28 setembro 2022

Nenhum comentário

Início Best Destinations

Exposição na Pinacoteca apresenta artistas norte-americanos de grande destaque

Exposição na Pinacoteca apresenta artistas norte-americanos de grande destaque

Compartilhe em suas redes sociais:

Uma nova exposição na Pinacoteca de São Paulo exibe obras de importantes artistas norte-americanos, retratando experiências urbanas de um passado recente.

 

A exposição reúne pinturas, gravuras e fotografias inéditas no Brasil.

 

Imagem de dois rostos de pessoas negras em um fundo bege e marrom escuro.Foto: MoMA The Museum of Modern Art/Reprodução

 

O que é a Pinacoteca de São Paulo?

 

Uma Pinacoteca é um museu ou coleção de pinturas. E a Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade. Inaugurado em 1905, está localizado no centro histórico da capital paulistana.

 

Entre as exposições da Pinacoteca, estão mais de 10 mil obras de arte. São esculturas, quadros e até mesmo intervenções artísticas interativas.

 

É importante destacar que se trata de um complexo com dois pavilhões. O acervo principal está localizado no Pina Luz. Enquanto o Pina Estação, bem próximo — no Largo Osório — reúne várias peças que resgatam a história da arte brasileira.

 

Foto da entrada da entrada do prédio da exposição na Pinacoteca em São Paulo. Foto: Pinacoteca de São Paulo/Reprodução

 

A nova exposição na Pinacoteca: “Pelas ruas”

 

O nome da exposição é “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”. Foram reunidas 150 obras de 78 artistas. Alguns são conhecidos da arte americana como: Andy Warhol, Edward Hopper, Jacob Lawrence e Vivian Browne.

 

Há 100 anos, aconteceu a famosa Semana de Arte Moderna no Brasil. Em comemoração ao centenário, a curadoria da Pinacoteca propõe observar como a modernidade foi trabalhada nas artes fora do país. No caso da exposição, é dada uma atenção especial às obras desenvolvidas nos Estados Unidos.

 

Pela mostra, o público pode explorar a manifestação norte-americana na arte moderna. São peças que trazem este conteúdo por meio dos ritmos e dinâmicas urbanas.

 

Essa exposição na Pinacoteca ocupa 7 salas no edifício Pina Luz, sendo que cada uma delas apresenta um diferente aspecto da vida urbana.

 

Podemos observar peças que retratam desde a transformação das cidades pelo surgimento dos arranha-céus, até o uso dos espaços urbanos para reivindicações e manifestações.

 

Até mesmo aspectos da contracultura são abordados na exposição, por meio do núcleo Cidade Reimaginadas. A exploração do público tem fim com o filme Tree Dance, de 1971, do diretor Gordon Matta-Clark.

 

Quadro de menino negro ao centro, com manchas verdes nas pontas. Foto: Terra Foundation of American Art/Divulgação

 

Responsáveis pela exposição na Pinacoteca

 

A exposição é resultado de uma parceria, com forte apoio da Terra Foundation for American Art. É uma organização sem fins lucrativos dedicada a procurar, estudar e expor artes visuais norte-americanas.

 

A exposição na Pinacoteca tem curadoria de Valéria Piccoli (curadora-chefe), Fernanda Pitta (professora assistente do MAC-USP e curadora da Pinacoteca) e Taylor L. Poulin (curadora-assistente da Terra Foundation).

 

“Fizemos a opção por apresentar uma narrativa mais expandida da arte norte americana, baseada numa maior variedade de artistas e movimentos regionais cuja produção figurativa e socialmente consciente persistiu ao longo do século XX à margem do discurso dominante da abstração.”, ressalta Valéria Piccoli.

 

Peças em exibição

 

A exposição na Pinacoteca contempla empréstimos de 16 instituições culturais. Entre elas estão peças de:

 

• Whitney Museum of American Art (Nova Iorque);

• Los Angeles County Museum of Art;

•  Museum of Contemporary Art Chicago;

• International Center of Photography (Nova Iorque);

• Além da própria Terra Foundation for American Art.

 

A grande maioria das obras são pinturas e gravuras. Como é o caso da gravura Night Shadows (1921), feita por Edward Hopper. O artista, que é autor da tela Down in Pennsylvania (presente também na exposição), trabalha emoções como solidão e melancolia, graças às paisagens urbanas.

 

Gravura Night Shadows (1921), feita por Edward Hopper, que estará em exposição na Pinacoteca de SP. Foto: Terra Foundation of American Art/Divulgação

 

Artistas inéditos da exposição na Pinacoteca

 

Alguns dos nomes presentes na exposição são desconhecidos no cenário brasileiro. Um deles é Charles White, que desenvolveu poderosas imagens de afro-americanos. Importante para a arte norte-americana, nunca fugiu de abordar as delicadas questões sociais do país.

 

Outra artista presente na exposição da Pinacoteca é Emma Amos. Sua pintura “Eva The Babysitter” (de 1973), foi produzida quando era a única mulher na época a representar o coletivo de artistas afro-americanos “Spiral Group”.

 

Quadro de Emma Amos, que estará em exposição na Pinacoteca de SPFoto: Emma Amos Oficial/Reprodução

 

A exposição na Pinacoteca destaca obras retratando a luta de minorias

 

Entre elas, estão as obras de Dorothea Lange. A artista que se dedicou a produzir imagens abordando as situações dos desempregados e imigrantes na cidade de São Francisco.

 

A exposição na Pinacoteca apresenta obras de várias outras artistas mulheres, como as fotografias de Diana Davies. A nova-iorquina participou e registrou os protestos que aconteceram na cidade, quando em defesa do respeito à comunidade LGBTQIA+.

 

Além das imagens, a coleção reúne textos de apresentação assinados pelas curadoras e autores convidados. Também são apresentadas traduções de artigos críticos como da feminista Ida Wells e do abolicionista Frederick Douglass.

 

Para não perder a exposição

 

“Pelas Ruas” permanece em exposição na Pinacoteca até dia 30 de janeiro de 2023. Ela estará disponível de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. A entrada para a exposição sai a R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia-entrada).

 

Outros dados você confere abaixo:

Site: www.pinacoteca.org.br

Instagram: @pinacotecasp

Endereço: Praça da Luz, 2. Bom Retiro, São Paulo – SP

 

Gostou da nossa dica?

 

Além de sempre avisar sobre uma nova exposição na Pinacoteca, o Blog do Visite São Paulo dá dicas de lugares e destinos para conhecer em São Paulo. Você pode nos acompanhar também pelo nosso perfil do Instagram.

 

Se você quer conhecer mais obras de arte em São Paulo, confira nossa lista com 4 opções de museus para visitar na cidade.