Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

Dia Internacional do Imigrante: conheça mais do Museu da Imigração!

Compartilhe em suas redes sociais:

No ano de 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 18 de dezembro como o Dia Internacional do Imigrante. A importância desses povos de países diferentes na constituição do que conhecemos como Brasil hoje é imensurável – por conta deles, temos diversas tradições, temos toques especiais em nossa culinária e até mesmo as festas remontam às comemorações internacionais trazidas por eles.

 

São Paulo é conhecido por ser um dos estados mais plurais do Brasil. Aqui vivemos a diversidade no dia a dia e temos contato com pessoas de várias localidades do mundo. Essa relação com culturas e costumes distintos é tão interessante que já se tornou natural na vida dos paulistanos. A gente adora uma festa no bairro asiático da Liberdade, uma ida às pizzarias italianas do Bixiga e até experimentar sabores diferentes em restaurantes de culinária médio oriental.

 

Pensando em celebrar as diferenças e o Dia Internacional do Imigrante, fizemos uma verdadeira imersão no Museu da Imigração, em São Paulo, para você conhecer mais desse patrimônio do povo paulista. Venha conferir!

 

Museu da Imigração – Mooca – São Paulo

 

Foto: Museu da Imigração/Divulgação

 

É claro que o Museu da Imigração não poderia ficar de fora nas comemorações do Dia Internacional do Imigrante. É ele que traz à tona a história cultural de todas as pessoas que vieram ao Brasil no passado e ajudaram a formar a nossa sociedade como ela é hoje em dia.

 

Esse museu é um centro de preservação de memórias, pesquisa e referências e o seu acervo é gigantesco. Ele tem exposições fixas e itinerantes, todas muito legais e enriquecedoras. Veja algumas:

 

Exposições

 

África em São Paulo
Data: de 19 de novembro de 2022 a 12 de março de 2023

 

A exposição mostra, em fotos e textos, a diversidade dos africanos que vieram para São Paulo e adotaram a região como seu lar. São homens e mulheres que vieram de países como Angola, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e outros, sendo bastante interessante, principalmente, neste Dia Internacional do Imigrante.

 

As entrevistas e fotos mostram como eles remontaram suas vidas em São Paulo, adquirindo novas habilidades, profissões e montando suas próprias famílias.

 

Eu Vim de Lá
Data: de 28 de maio de 2022 a 29 de janeiro de 2023

 

Produzida por artistas do Brasil, da República Democrática do Congo e da Venezuela em parceria com a Folha de S. Paulo. Cada profissional traz sua arte (como colagens e bordados, por exemplo) para comentar sobre os desafios da imigração.

 

A exposição é bem bonita e curiosa, cheia de elementos e concepções pessoais dos artistas em questão.

 

Estrutura

 

Além das exposições que devem ser apreciadas no Dia Internacional do Imigrante, o MI, como é chamado o Museu da Imigração, possui cerca de 2.900 m², com o seu jardim sendo um enorme atrativo para todo o bairro da Mooca e região.

 

Existem várias espécies de árvores e plantas lá, incluindo duas figueiras com mais de meio século de existência. No espaço é permitido encontros, piqueniques, leituras, práticas de yoga e recebe programações culturais, como apresentações de dança, cinema, teatro e música.

 


Foto: Museu da Imigração/Divulgação

 

Além do jardim, também vale mencionar a Loja do Museu, que comercializa diversos souvenirs para visitantes e turistas. O MI ainda possui uma Cantina para refeições, um Auditório para palestras e um ambiente de Retratos da Época, onde o público pode tirar fotos à moda antiga, com cenário e tudo.

 


Foto: Museu da Imigração/Divulgação

 

Site: www.museudaimigracao.org.br
Instagram: @museudaimigracao
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca – São Paulo – SP

 

Agora que você já conheceu mais um pouco do Museu da Imigração neste Dia Internacional do Imigrante, que tal visitá-lo pessoalmente?

 

São Paulo é tudo de bom! Continue ligado aqui no nosso site e receba dicas de arte e eventos!

 

Siga o @visite_sp no Instagram para nos acompanhar em tempo real.

 

Leia também:

 

• Vila Madalena: curiosidades e locais para curtir o bairro boêmio de São Paulo
• Cafeterias diferentonas: conheça 3 cafés alternativos em São Paulo