Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

16 setembro 2022

Nenhum comentário

Início Best Destinations

Jazz em São Paulo: lugares para aproveitar o estilo musical

Jazz em São Paulo: lugares para aproveitar o estilo musical

Compartilhe em suas redes sociais:

Dos palcos de Nova Orleans para a maior capital brasileira: ouvir um bom jazz em São Paulo pode ser o programa ideal para chamar o date para sair ou marcar um encontro com os amigos que também se arrepiam com notas do sax.

 

Trio de jazz se apresentando em uma casa de show.

 

O estilo musical que nasceu nos Estados Unidos entre 1890 e 1910 ganhou o coração dos paulistanos, que contam com várias casas para apreciar shows imperdíveis ao longo de toda a semana.

 

Jazz em São Paulo: o começo de tudo

 

O gênero musical tem suas raízes na música negra americana, tendo como maior influência o Blues. O jazz demorou quase meio século para chegar ao Brasil: a Bossa Nova surgiu na década de 60, trazendo uma mistura de jazz e influências do samba brasileiro.

 

Mas foi nos anos 90 que o ritmo realmente desembarcou por aqui. Luís Fernando Mascaro, um baixista apaixonado por música, visitou pela primeira vez a cidade de Nova Orleans, em 1987. Ele ficou encantado com a cidade e com o estilo que embalava as suas noites, e assim decidiu recriar a sua atmosfera em São Paulo.

 

Mascaro voltou de sua viagem e trouxe na mala o sonho de recriar aqui tudo que encontrou por lá. Até que em 13 de dezembro de 1993 o realizou, e não poderia começar de maneira mais especial. Ninguém menos do que B.B. King inaugurou o espaço hoje conhecido como Bourbon Street!

 

O local é o primeiro da nossa lista para curtir um jazz em São Paulo. Vamos conhecer?

 

1. Bourbon Street Music Club – Moema – São Paulo

 

Músicos se apresentando no Bourbon Street Music Club, uma das casas de jazz em São Paulo. Na foto, estão presentes diversos instrumentos, como guitarra, teclado, baixo, entre outros.

Foto: Bourbon Street Music Club/Divulgação

 

Aberto há quase 30 anos, é provavelmente a casa de jazz mais famosa da cidade. Além de B.B. King, já passaram por seu palco figuras como Ray Charles e Johnny Rivers.

 

É claro que drinks clássicos não poderiam faltar no cardápio, mas são os autorais que chamam realmente a atenção. O Bourbon Street Sweet leva uma mistura de vodka, kiwi, suco de laranja, creme de coco, Curaçau Blue e tônica.

 

Quem não dispensa uma comidinha enquanto ouve boa música pode experimentar a gastronomia estadunidense da região de Nova Orleans. O Woodoo Jambalaya, por exemplo, é uma espécie de paella temperada à moda creole, típica de lá.

 

Site: www.bourbonstreet.com.br

Instagram: @bourbon_street

Endereço: Rua dos Chanes, 127 – Moema, São Paulo – SP

 

2. Must Bar – Jardim Paulista – São Paulo

 

Interior do Must Bar, com pessoas sentadas ao sofá e um bar ao fundo da imagem, com barmans fazendo bebidas.

Foto: Must Bar/Divulgação

 

Tradicional na agenda dos amantes de jazz em São Paulo, o Must Bar está localizado no térreo do renomado hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.

 

A agenda do mês de setembro está muito especial, com destaque para o cantor e compositor SANNTS, que traz exclusivamente no dia 21 suas influências musicais em um repertório composto por artistas como John Legend, Elton John, Tim Maia, Sting, Marvin Gaye, Ray Charles e Nina Simone.

 

A tradicional feijoada da casa – acompanhada por muito samba! – acontece nas tardes de sábado. O menu inclui salad bar, acompanhamentos e sobremesas, além do prato principal em sua versão tradicional e vegetariana, pelo valor de R$ 115,00 por pessoa.

 

Instagram: @mustbar

Endereço: Alameda Santos, 1437 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

3. Madeleine Jazz Bar – Vila Madalena – São Paulo

 

Entrada do Madeleine Jazz Bar, com cadeiras em volta de mesas que possuem uma vale acesa, além do seu cardápio na lateral da imagem.
Foto: Madeleine Jazz Bar/Divulgação

 

O Madeleine é um daqueles lugares que não dá vontade de sair: a pequena entrada repleta de flores da casa da Vila Madalena esconde um tesouro para os apaixonados por jazz em São Paulo.

 

O espaço conta com quatro ambientes distintos – lounge, mezanino, varanda e adega. O lounge é perfeito para quem quer ouvir a música mais de perto, já que é o local onde se apresentam os artistas.

 

No mezanino, o clima é ideal para curtir a dois, e a varanda proporciona uma vista panorâmica do bairro. A adega, que funciona no fundo do local, atrai os amantes de vinhos: a casa dispõe de mais de 100 rótulos no menu.

 

Site: www.madeleine.com.br
Instagram: @bar_madeleine
Endereço: Rua Aspicuelta, 201 – Vila Madalena, São Paulo – SP

 

Dica extra para curtir um jazz em São Paulo ainda em setembro: SESC Santo Amaro

 

Grupo Jazz na Kombi, que se apresenta no SESC Santo Amaro, com instrumentos musicais, como guitarra, saxofone, bateria e baixo.
Foto: Jazz na Kombi/Divulgação

 

Uma Kombi vai virar palco de jazz no próximo dia 17! Às 17h, na área de convivência do Sesc Santo Amaro, o veículo customizado abre suas portas para se transformar em um sistema de som dedicado aos apaixonados pelo gênero, que, desta vez, traz apresentação do Jackson Silva Quarteto.

 

O quarteto vem com um repertório de releituras de grandes nomes do Jazz e da música Brasileira como: Joe Henderson, Ari Hoenig, Wayne Shorter, Hermeto Pascoal, John Coltrane, João Donato, Chick Corea e Johnny Alf.

 

Site: www.sescsp.org.br/unidades/santo-amaro
Instagram: @sescsantoamaro
Endereço:  Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Já sabe qual lugar vai colocar na sua programação e aproveitar muito uma noite regada a jazz em São Paulo? Conte para nós em nossa página do Instagram e veja mais dicas no blog do Visite São Paulo!