Vale do Ribeira: veja mais sobre esta área do estado!
O Vale do Ribeira é uma região do estado de São Paulo que facilmente se torna um refúgio encantador para quem a visita.
Misturando belezas naturais, tradições e culturas diferentes, o Vale do Ribeira é um ótimo lugar para ter experiências autênticas e fugir um pouco da capital.
Foi com todo o nosso espírito aventureiro que a equipe do Visite São Paulo selecionou um pouco do que você precisa saber sobre a região antes de começar a explorá-la.
Partiu aprender mais?
Para começo de conversa, o Vale do Ribeira fica a apenas algumas horas da capital movimentada de São Paulo – a estimativa é de 3h de viagem.
A região fica ao Sul do estado e é marcada principalmente pela presença da Mata Atlântica exuberante que todos amamos.
Por lá, são 24 municípios paulistas. Essa área representa cerca de 16.681 km² – ou seja, muito espaço, muitas coisas incríveis para fazer e lugares para visitar!
Outro ponto a ser observado no Vale do Ribeira é o fato de ter comunidades tradicionais bastante presentes. Os indígenas, caiçaras, quilombolas ribeirinhos e caboclos fazem parte da população regional e trazem consigo o artesanato, culinária e tradições locais.
Entre os parques e reservas naturais do Vale do Ribeira, estão mais de 10 mil espécies (de fauna e flora) declaradas pela UNESCO como reserva da biosfera por sua diversidade.
Para saber ainda mais sobre a região acesse o guia do Governo do Estado de São Paulo clicando aqui.
Para comprovar que São Paulo é plural e o Vale do Ribeira também, a região pode ser dividida em diversas rotas turísticas diferentes. É isso mesmo, você pode escolher a rota que inclui os rolês que você mais curte e conhecer todas as cidades que a compõem! Veja só:
Rota da Natureza
Foto: Caverna do Diabo (Facebook)/Divulgação
Marcada pelas cavernas, trilhas, rios, cachoeiras e mais! Perfeita para quem curte um rolê natural e cheio de oportunidades de novas descobertas.
As cidades que pertencem à rota são: Apiaí, Capão Bonito, Eldorado, Iporanga, Itariri, Juquiá e Miracatu.
Rota do Cicloturismo
Foto: Prefeitura de Jacupiranga (Facebook)/Divulgação
Se você gosta de viajar de bike, esta rota é perfeita! O percurso passa por cidades com diversos tipos de terreno: alguns trechos têm asfalto em ciclovias bem sinalizadas, outros são de estrada de terra, trilhas de areia e perenizadas, além da areia da praia.
As cidades da rota são: Ilha Comprida, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga e Cananéia.
Rota Gastronômica
Foto: G1/Divulgação
Impossível falar do Vale do Ribeira e não mencionar a sua enorme cultura culinária, que é passada de geração em geração. O destaque da região fica por conta da produção de banana, palmito-pupunha, pescados, chás e ostras.
As cidades da rota são: Barra do Turvo, Cananéia, Eldorado, Jacupiranga, Juquiá, Ilha Comprida, Itariri, Registro e Sete Barras.
Rota da Arte, História e Religiosidade
Foto: YouTube/Reprodução
Um lugar tão marcado por povos originários e tradições como o Vale do Ribeira não poderia deixar de ter uma rota inspirada nessa cultura.
Arte, história e religião unem-se para mostrar um pouco mais sobre o lugar e contar seu passado por meio de monumentos, pinturas e artesanato.
As cidades da rota são: Apiaí, Eldorado, Iguape, Miracatu e Registro.
Rota Náutica
Foto: G1/Divulgação
Além da fauna e flora, o Vale do Ribeira também possui um litoral e rios belíssimos. Os rios do Vale são considerados alguns dos maiores berçários naturais do mundo.
As cidades que compõem esta rota são: Cananéia e Ilha Comprida.
Rota dos Parques
Foto: Guia do Turismo Brasil/Divulgação
Mais um paraíso no Vale do Ribeira para quem curte esse contato direto com a natureza. Alguns dos parques de lá receberam o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO e ainda conservam um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica! Incrível, né?
As cidades onde os parques ficam localizados são: Apiaí, Cananéia, Capão Bonito, Iguape, Iporanga, Pariquera-Açu, Ribeirão Grande e Sete Barras.
O Vale do Ribeira é um grande exemplo de como o turismo pode coexistir com a preservação ambiental de forma harmoniosa! Toda a região possui iniciativas de ecoturismo responsável, conta com trilhas monitoradas e uma gama imensa de atividades sustentáveis.
Ao explorar o espaço, os turistas contribuem para enaltecê-lo, conservá-lo e espalhar a palavra de uma região que contém muito do nosso patrimônio histórico, cultural, natural e gastronômico.
Que tal escolher uma delas para fazer? Esse pedacinho de São Paulo é muito especial – impossível não se encantar com toda a sua beleza!
Chame os amigos e família e descubra mais do estado mais plural do Brasil!
Curtiu o post? Aqui temos muitas outras dicas! Pelo blog, você encontra os melhores rolês gastronômicos, dicas de viagens, esportes e muito mais. Tudo isso aqui em Sampa!
Siga nosso Instagram (@visite_sp) para receber conteúdo diariamente na timeline.
Leia também:
Início do verão: dicas do que fazer na estação mais quente do ano!
Dia do Museólogo: 2 dicas de museus para celebrar!