Turismo de aventura: conheça alguns destinos no estado!
As dicas de hoje vão para aqueles que gostam de se desafiar e ter novas experiências! O turismo de aventura em SP é incrível e, através dele, temos várias oportunidades de explorar nossas habilidades.
Essa modalidade turística vem conquistando corações com o passar dos anos. A ideia de entrar no meio da natureza e desafiar os seus próprios limites tornou-se muito agradável e já faz parte da vida de muitas pessoas. Aqui no blog do Visite São Paulo, já demos algumas dicas de onde acampar e fazer trilhas pelo estado – atividades que também são maravilhosas.
Hoje, trouxemos mais destinos para quem gosta de escapar da rotina e fazer coisas diferentes. Veja só:
1. Campinas – São Paulo
Foto: Aventurando/Divulgação
Essa opção de turismo de aventura é para quem curte velocidade!
Você já andou de quadriciclo? No distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, é possível praticar essa atividade.
Na trilha da montanha, o piloto passará por mata, terra, locais repletos de erosões e paisagens com uma vista incrível das montanhas de Jaguariúna.
O passeio dura aproximadamente 1h e é feito pela equipe do Aventurando, que promove passeios individuais ou em dupla, e também oferecem o serviço para empresas que buscam fazer team building, ou até grupos de viagem.
Essa é uma opção muito divertida e que garante fortes emoções!
Site: www.aventurando.com.br
Instagram: @aventurandobrasil
2. Socorro – São Paulo
Foto: Mundaka Aventura/Divulgação
Nesta cidade do interior de São Paulo, também podemos encontrar opções de turismo de aventura.
Socorro é um ótimo lugar para fazer rafting! Aqui, o percurso é feito no Rio do Peixe e a ideia é descer em um bote inflável, tentando controlá-lo o tempo todo através das remadas para que não vire e para que todos cheguem ao destino – você pode até levar o seu pet para acompanhar!
É um passeio divertido, engraçado e ideal para famílias, grupos de amigos e até equipes do mundo corporativo.
Quem promove essa atividade é a Mundaka Aventura, que também trabalha com outras experiências, como trilhas, quadriciclo, stand up paddle e caiaque.
Não tem jeito melhor de sair da rotina!
Site: www.mundakaventura.com.br
Instagram: @mundakaventura
3. São José do Barreiro – São Paulo
Foto: Mantiqueira Expedições/Divulgação
A cidade de São José do Barreiro fica a 268 km da capital de São Paulo e é um ótimo refúgio para quem busca descansar ou passear pelas ruas repletas de casarões antigos e explorar o cenário bucólico local, mas também é ideal para o turismo de aventura, uma vez que apresenta diversas montanhas.
Ela fica no Vale do Paraíba, aos pés da Serra de Bocaina.
Lá, é possível visitar as quedas das cachoeiras, nadar nas águas cristalinas dos rios e até fazer a trilha do ouro, mas há algo mais radical: subir no Pico do Tira Chapéu!
Este pico está entre os 10 pontos mais altos do estado de São Paulo e, de lá, é possível ter um visual panorâmico desde a Mantiqueira até o litoral.
A trilha não possui dificuldades técnicas, mas tem 13 km de percurso, então é considerado um trajeto de intensidade moderada.
A Mantiqueira Expedições, que faz os passeios para o Pico do Tira Chapéu é uma ótima opção de especialistas em montanhismo para acompanhá-lo na viagem, e você pode agendar desde já a sua experiência.
Site: www.mantiex.com.br
Instagram: @mantiex
4. Eldorado – São Paulo
Foto: Aventura SP/Divulgação
Essa cidade fica a 247 km da capital de São Paulo e é uma excelente opção para quem curte o turismo de aventura.
É lá que fica localizada a Caverna do Diabo, uma caverna que possui cerca de 6.340 metros de galerias já topografadas. O local é incrível: possui salões com imensas colunas calcíticas e é uma das maiores cavernas do Brasil.
Repleta de estalagmites e estalactites, essas formações de cálcio chamam bastante atenção de quem visita e é possível fazer uma expedição mais simples, de roteiro tradicional, e até mesmo um roteiro especial, chamado “Roteiro do Rio”.
Nesse roteiro, o visitante entra na água e percorre o rio até uma cachoeira dentro da caverna, chamada de Garganta do Diabo. A queda tem cerca de 5 metros e o percurso até chegar na cachoeira promove fortes emoções! Para o passeio, é necessário utilizar equipamentos especiais, como capacete e lanterna (sim, lá dentro é bem escuro!). E aí? Tem coragem?
O Aventura SP organiza essas expedições incríveis em Eldorado – basta entrar em contato para saber mais.
Site: www.aventurasp.com.br
Instagram: @aventurasp
Partiu praticar turismo de aventura? Tire a mochila do armário, coloque suas roupas de expedição e já se prepare para encarar esses destinos super radicais!
Fique de olho em todas as dicas do Visite São Paulo ao seguir o nosso perfil no Instagram (@visite_sp).
Leia também:
Shows de março: confira o que vai rolar em SP!
Zoológicos de SP: 3 opções que são muito fera!