Serra da Cantareira: conheça os núcleos
A Serra da Cantareira fica localizada na Região Norte da capital paulista. Um ponto turístico perfeito para quem ama fazer viagens rápidas e curtir a natureza.
Não existe uma melhor época do ano para conhecer a Serra da Cantareira, mas se você gosta do frio, então esse pode ser um bom período! Especialmente para aproveitar os deliciosos chocolates quentes e fondue.
Na Serra, você também pode conhecer lindas cachoeiras, explorar algumas trilhas e experimentar a comida de restaurantes de alto nível. Vamos te mostrar os quatro núcleos que tem por lá, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Confira!
1. Pedra Grande
Foto: Núcleo Pedra Grande/Divulgação
Se você for conhecer a Serra da Cantareira, não pode deixar de ir em um dos principais atrativos do local: o Mirante da Pedra Grande. Sua maior porção está localizada na Rua do Horto, Zona Norte de São Paulo.
Mas, para chegar no topo da pedra, que chega a 1.000 metros de altitude, você precisará enfrentar uma trilha que dura de 2h30 a 3h, porém vale muito a pena! Do mirante, você poderá conferir vários pontos da capital paulista.
Além disso, existem outras 3 trilhas que você pode explorar dentro do Núcleo da Pedra Grande e contemplar de diferentes tipos de rochas, plantas e animais.
Se você gosta de turismo, que tal conferir essa dica: Turismo de aventura: conheça alguns destinos no estado!
Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal, São Paulo – SP
2. Engordador
Foto: Núcleo Engordador/Divulgação
A maior parte do Núcleo Engordador fica localizada na zona norte de São Paulo, com uma importante parte da Mata Atlântica. Aqui você poderá curtir trilhas para fazer a pé ou de bike. E, claro, tem cachoeira e até uma área para fazer piquenique.
A Trilha da Cachoeira é a mais famosa entre as pessoas que visitam a Serra da Cantareira, tendo 3 km de extensão e um nível de dificuldade mediano. Mas, chegando lá, você poderá desfrutar de uma linda paisagem e de três quedas d’águas.
Além disso, neste núcleo, aproveite para conhecer a Casa das Bombas. Uma estrutura construída no final do século XIX. Mais do que curtir a natureza, você vai descobrir como funcionava o abastecimento de água na cidade de São Paulo.
Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19100 – Jardim Cachoeira, São Paulo
3. Cabuçu
Foto: Núcleo Cabuçu/Divulgação
É o mais novo entre os núcleos, inaugurado em 2008, sendo o maior entre eles na Serra da Cantareira, localizado na região de Guarulhos. São 4 trilhas ao total, com nível de intensidade leve. Por lá, você vai conferir uma admirável área preservada da Mata Atlântica e chegar até a cachoeira.
Também é possível aproveitar um centro de visitantes, com área de piquenique, represa e a barragem.
Endereço: Av. Pedro de Souza Lopes, 7.903 – Jardim São Luís, Guarulhos – SP
4. Águas Claras
Foto: Núcleo Águas Claras/Divulgação
O núcleo Águas Claras fica localizado no município de Mairiporã e também faz parte do Parque Estadual da Serra da Cantareira.
Você vai encontrar quatro trilhas para caminhada e uma mais longa, a do Pinheirinho, que pode ser feita por meio de veículos. Porém, a principal trilha desse núcleo e a mais procurada é a trilha da Suçuarana.
Inclusive, se você busca um jeito menos cansativo para chegar à Pedra Grande, essa é uma boa alternativa! A trilha da Suçuarana dá acesso ao mirante da Pedra Grande e também ao Lago das Carpas.
Endereço: Av. Sen. José Ermírio de Moraes, s/n – Sítio Barrocada, Mairiporã – SP
E aí, já sabe quando você vai viajar para a Serra da Cantareira? Aproveite os núcleos presentes neste lugar incrível!
Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
E se você procura por coisas diferentes para fazer, que tal conferir essas dicas radicais para você!
Leia também:
Parques ecológicos em SP: veja opções para passear em meio à natureza!
Passeios em Bauru: veja o que fazer na cidade!