Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

Parques ecológicos em SP: veja opções para passear em meio à natureza!

Compartilhe em suas redes sociais:

Os parques ecológicos de São Paulo são locais que promovem a conservação de ecossistemas e a manutenção da vegetação. Eles trazem um convite à realização de pesquisas, monitoramento ambiental e ao lazer, através de atividades ao ar livre como trilhas, contemplação e mais.

 

Foi pensando em você, que adora passeios que envolvem o contato com a natureza, que a equipe do Visite São Paulo preparou uma lista com 3 parques ecológicos do nosso estado que você precisa conhecer!

 

Todas as opções selecionadas ficam entre a região metropolitana de São Paulo, o interior e o litoral. Tem para todos os gostos: o pessoal que não quer se afastar muito da capital e até a galera que quer fugir da selva de pedra. Veja só!

 

1. Parque Ecológico Imigrantes – São Bernardo do Campo – São Paulo

 

Foto: Parque Ecológico Imigrantes/Divulgação

 

Dentre os parques ecológicos perto da capital, esse é com certeza um dos mais bonitos!

 

Os objetivos aqui são justamente o estudo, preservação e contemplação da Mata Atlântica. O parque foi construído visando o respeito à natureza e os princípios socioambientais.

 

As atrações do parque ficam por conta da construção sustentável, bioconstrução, a relação próxima com animais (como antas, aranhas, bugios, borboletas, tucanos do bico verde) e até a flora medicinal!

 

Além disso tudo, você ainda pode caminhar em uma das trilhas do espaço. Elas têm duração variadas e a flora também muda de acordo com o caminho escolhido.

 

Na trilha de 25 minutos, por exemplo, você visualiza as samambaias e outras milhares de espécies – algumas até em extinção!

 

O lugar é tão incrível e construído com carinho que também tem uma trilha sensorial, construída para permitir que pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e deficientes, possam ter a experiência de sentir o toque, paladar e até aroma das plantas nativas ou exóticas. Aqui a acessibilidade é bem bacana: há inclusive placas para a leitura em braille.

 

Partiu conhecer esse parque ecológico tão bem pensado e pertinho da capital? Você pode conferir todos os horários de funcionamento no site!

 

Site: www.parqueecologicoimigrantes.org.br
Instagram: @parqueecologicoimigrantes
Endereço: Rod. dos Imigrantes – Curucutu, São Bernardo do Campo – SP

 

2. Parque Estadual Intervales – Ribeirão Grande – São Paulo

 

29Foto: Fauna News/Reprodução

 

A nossa segunda opção de parques ecológicos é uma grande unidade de conservação do corredor ecológico da Mata Atlântica de São Paulo. De tão importante para o meio ambiente, o território do parque foi tombado no ano de 1985 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

 

A área é reconhecida por ser montanhosa e ter diversas cavernas, além de uma grande biodiversidade.

 

Lá, é possível fazer trilhas curtas (Lago Antigo e Mirante da Anta, 40 minutos e 1h30 de caminhada, respectivamente) e até as mais extensas, como a Gruta Colorida, que leva 3h de percurso e é considerada “moderada”, uma vez que exige mais preparo físico.

 

A entrada nas cavernas é permitida de terça-feira à domingo, das 8h às 15h e a vestimenta é característica – calça comprida, camiseta com manga, calçado fechado e lanterna na mão!

 

O Parque Estadual Intervales também é um lugar famoso para a observação de aves – é considerado um dos destinos mais atraentes do Brasil inteiro para essa atividade.

 

E aí? Bora sair da rotina e conhecer esse lugar tão lindo?

 

Site: www.intervales.ingressosparquespaulistas.com.br/home
Endereço: Estrada Municipal, km 25 s/n Zona Rural, Ribeirão Grande – SP

 

3. Parque Estadual de Ilhabela – Ilhabela – São Paulo

 

Parque Estadual de Ilhabela é um dos parques ecológicos de SP. Foto: Ilhabela.com.br/Divulgação

 

Quem disse que Ilhabela é só praia, mentiu! Lá, fica um dos parques ecológicos mais bacanas de todo o litoral paulista!

 

Se você curte cachoeiras, manguezais, flora e fauna, encontrou o seu rolê. O Parque Estadual de Ilhabela é um verdadeiro refúgio para quem gosta de estar em meio à natureza e à vida selvagem.

 

Lá, existem inúmeros ecossistemas para observar, com diversas espécies de mamíferos, répteis e aves. Inclusive, há também espécies que são endêmicas, ou seja, só existem nesse ecossistema. O cururuá (um rato peludo que vive na restinga de Ilhabela) é um belo exemplo disso.

 

No Parque Estadual de Ilhabela, existem diversas trilhas a serem exploradas. A duração de cada uma varia, vão desde 40 minutos de caminhada, até 3h (com monitoria). Clique aqui para saber as particularidades de cada uma.

 

Endereço: Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115 – Centro, Ilhabela – SP

 

E aí? Já escolheu em quais parques ecológicos você vai se exercitar nesse verão? Esse tipo de passeio é uma ótima pedida para quem precisa se desconectar um pouco da tecnologia e curtir o que a natureza tem a oferecer.

 

Seja com amigos ou família, visitar parques acrescenta ao nosso aprendizado e nos faz acumular experiências incríveis. Ao clicar nesse link, você pode conhecer mais parques lindos do nosso estado.

 

Aqui no Visite São Paulo, estamos sempre preocupados com seu bem-estar. Seja com dicas de gastronomia ou passeios ao ar livre, mantemos nossos leitores atualizados com o que há de melhor no estado.

 

Siga o @visite_sp no Instagram para não perder nada!

 

Leia mais:

 

5 bares para apreciar bons drinks
Passeios com a família: 4 atrativos fora da capital