São José dos Campos: conheça mais sobre a cidade!
Você já visitou a cidade de São José dos Campos?
Se não, está prestes a conhecer um lugar incrível, que desempenha um papel fundamental na indústria aeroespacial do Brasil. Vamos explorar mais sobre o local no novo episódio da nossa série “Redescobrindo São Paulo”!
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
Localizada no estado de São Paulo, a cerca de 1h30 da capital, São José dos Campos é uma cidade cheia de história e com um futuro promissor.
Continuando a nossa série de cidades incríveis aqui perto da capital de Sampa, a equipe do Visite São Paulo te convida para explorar todos os aspectos fascinantes desta cidade, desde sua localização até sua importância na indústria aeroespacial.
De acordo com dados fornecidos pelo IBGE, as origens de São José dos Campos remontam ao final do século XVI, na formação da Aldeia do Rio Comprido. Esta era uma fazenda jesuítica que trabalhava com pecuária para evitar invasões de bandeirantes.
Em 10 de setembro de 1611, a lei fez com que os jesuítas fossem expulsos do local e os aldeões foram espalhados.
Anos mais tarde, com o retorno dos jesuítas, foi criado um núcleo estrategicamente posicionado contra as invasões – era lá que eles mantinham uma fazenda de gado. Muito pobre, a aldeia passou por diversas dificuldades econômicas devido a mão de obra escassa para o período.
No ano de 1759, os jesuítas foram expulsos do país e tiveram suas posses confiscadas por Portugal.
Nesta época, Luis Antonio de Souza Botelho Mourão (Morgado de Mateus), assumiu o Governo de São Paulo e elevou várias aldeias à categoria de vilas. Entre elas, São José, para aumentar sua arrecadação provincial.
Em julho de 1767, a aldeia foi transformada em vila e levava o nome de São José da Paraíba. Ali, foram criados o pelourinho e a Câmara Municipal.
A emancipação política do lugar só trouxe benefícios em meados do século XIX, onde começou a crescer devido a produção de algodão que era exportado para a indústria têxtil inglesa.
Foi somente em 1935, com investimentos provindos do governo de Getúlio Vargas, que a transformação da cidade realmente começou. Ela se tornou uma estância climatérica e hidromineral, podendo investir em infraestrutura e saneamento básico.
A história com a indústria aeroespacial começa em 1950, com a criação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) – atualmente chamado de “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”.
Até hoje a cidade é referência nesse tipo de indústria e cresce cada vez mais.
Com uma população de mais de 695 mil habitantes, São José dos Campos é a sexta cidade mais populosa do estado de São Paulo. Se você está planejando uma visita, pode chegar facilmente de carro, ônibus ou até mesmo de avião, graças ao Aeroporto de São José dos Campos.
A cidade é considerada o coração da indústria aeroespacial no Brasil, abrigando várias empresas e instituições relacionadas à aviação e à tecnologia espacial. A importância da cidade nesse setor é inegável, e isso é evidenciado pela presença de grandes empresas como a Embraer e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Foto: Memorial Aeroespacial Brasileiro – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação
O Memorial Aeroespacial Brasileiro é um local imperdível para quem visita São José dos Campos. Este museu, dedicado à história da aviação e da tecnologia espacial no Brasil, oferece uma visão fascinante do passado, presente e futuro da indústria aeroespacial do país.
Localizado no próprio campus da Embraer, o memorial apresenta uma coleção impressionante de aeronaves históricas, modelos em escala, equipamentos e documentos que contam a história da aviação brasileira.
Foto: Mirante do Banhado – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação
Outro passeio imperdível em São José dos Campos é o Mirante do Banhado. Ele oferece uma vista incrível do Banhado, uma extensa área de pântano que é um importante habitat para a vida selvagem local.
Foto: Parque da Cidade – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação
O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como “Parque da Cidade”, também é uma parada ideal na sua visita se você curte estar em meio à natureza: os jardins são assinados por Roberto Burle Marx e o parque é um local maravilhoso para fazer caminhadas, praticar exercícios físicos e participar de atividades culturais.
Foto: Ponte Estaiada – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação
Ah! Você sabia que São José dos Campos também tem uma ponte estaiada? Ela é conhecida como Arco da Inovação e beneficia mais de 60 mil trabalhadores que passam pela estrutura todos os dias. Com seus 100 metros de altura e estrutura imponente, a ponte tornou-se parte do cartão-postal de São José dos Campos e, quando iluminada durante as noites, fica realmente linda!
São José dos Campos segue sendo uma das cidades mais icônicas do interior de São Paulo. Se você gosta de aviões, de história e de natureza, já sabe o que fazer no próximo final de semana! Garanta o seu rolê e entenda todos os motivos para esta cidade ser uma das mais populosas do estado – é um lugar realmente muito interessante.
Gostou? Tem mais! O Visite São Paulo está com uma série sobre destinos de Sampa. Reunimos cidades incríveis do nosso interior para explorarmos juntos.
Fique de olho no nosso Instagram (@visite_sp) para pegar as próximas dicas!
Leia também:
Ilhabela: confira a história e curiosidades desse paraíso!
Cidade de Boituva: descubra as atrações!