Piracicaba: 4 passeios para fazer na cidade!
A cidade de Piracicaba faz parte do interior de São Paulo e é um ótimo lugar para se visitar nos finais de semana.
Ela fica a apenas 2h de distância da capital (cerca de 157 km) e é próxima das cidades de Águas de São Pedro e Analândia.
Fundada em meados de 1767, a cidade possui esse nome por conta do rio que abriga Piracicaba, que significa “lugar onde o peixe para”, em tupi.
Pensando nos nossos viajantes de plantão, que adoram descobrir cidades novas para visitar nos finais de semana, a equipe do Visite São Paulo selecionou 4 dos melhores passeios em Piracicaba para você conhecer. Veja só:
1. Parque da Rua do Porto – Piracicaba – São Paulo
Foto: SEMAC Piracicaba/Reprodução
Este é um parque bastante visitado pelos moradores da cidade e por turistas. Fica às margens do rio que dá nome à cidade e tem uma enorme área verde para ser aproveitada.
Com 200 m², o espaço possibilita que se pratique canoagem no lago, pesca e também tem um pedalinho. Além disso, há uma pista para fazer caminhada, um parquinho infantil, academia ao ar livre e espaço para receber atrações teatrais.
O Parque da Rua do Porto é agradável para visitar durante à tarde e o que chama atenção lá, além de todo o verde exuberante, é o pôr do sol que vira um espetáculo quando o sol se esconde atrás das diversas árvores que permeiam o lugar.
Aberto diariamente, o local recebe visitas das 6h às 21h30 e tem uma iluminação bacana também para quem quer praticar algum exercício à noite. Vale a pena a sua visita!
Endereço: Avenida Alidor Pecorari, s/n, Piracicaba – SP
2. Museu da Água – Piracicaba – São Paulo
Foto: Refúgios no Interior/Reprodução
Outro rolê legal em Piracicaba é conhecer o Museu da Água!
O museu foi inaugurado no ano de 2000 e tem 12.000 m² de extensão. Este espaço é responsável pela conscientização e educação ambiental dos visitantes, além de trazer vários fatos curiosos e importantes sobre a implantação do primeiro serviço de captação e distribuição de água encanada para as casas do interior de São Paulo.
No museu, é possível ver objetos que foram usados para que essa captação e distribuição fosse feita, como a carrocinha que transportava ferramentas e outras peças usadas na ligação de água ou para algum tipo de conserto.
Além de contar toda essa história, o lugar tem aquários com várias espécies de peixes para exibição – alguns deles vieram diretamente do rio Piracicaba!
Se o que você procura é informação e um passeio educativo em Piracicaba, o Museu da Água é a parada certa.
Site: www.semaepiracicaba.sp.gov.br
Endereço: Av. Beira Rio, 448 – Centro, Piracicaba – SP
3. Museu e Centro de Ciências, Educação e Arte “Luiz de Queiroz” – Piracicaba – São Paulo
Foto: Gazeta de Piracicaba/Reprodução
Outra parada obrigatória em Piracicaba é este museu!
Datado do ano de 1984, o museu possui exposições permanentes, mas também recebe as temporárias e itinerantes, assim como alguns projetos educativos que promovam o pensamento científico, cultural e social.
As exposições permanentes são:
• Salas temáticas com a história do café;
• Vida e obra de Luiz de Queiroz;
• História da construção do Edifício Central;
• O artista Renato Wagner;
• Histórico da antiga casa do diretor;
• Breve análise do jardim francês.
Há ainda um projeto para pesquisadores-mirins, com objetivo de incentivar os jovens a se interessar por ciências e ter o acervo do museu como ponto de partida para suas pesquisas.
Este é um lugar repleto de cultura e curiosidades para visitar com toda a família. Bora conhecer?
Site: www.esalq.usp.br
Instagram: @museulq
Endereço: Ac. Cepea – Agronomia, Piracicaba – SP
4. Elevador Turístico “Alto do Mirante” – Piracicaba – São Paulo
Foto: SEMAC Piracicaba/Reprodução
Considerado um dos principais atrativos turísticos da região, o Alto do Mirante foi inaugurado no ano de 2013, sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima.
São 24 metros de altura e lá de cima, a vista é privilegiada: é possível ver os detalhes do Rio Piracicaba e da cidade.
O espaço fica aberto gratuitamente e atende o público aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. No terraço, cabem 50 pessoas e é um ótimo lugar para fazer aquela foto panorâmica!
É outro cantinho de Piracicaba que merece a sua visita para fechar a viagem com chave de ouro.
Endereço: Av. Armando de Salles Oliveira – Centro, Piracicaba – SP
E aí? O que acha de separar um final de semana para conhecer Piracicaba? A cidade conta com muitos pontos turísticos ao ar livre e outros que agregam conhecimento – tudo o que a gente mais gosta, né?
O Visite São Paulo te mantém informado de todas as novidades do nosso estado. Seja dicas de gastronomia ou lazer, aqui você encontra de tudo!
Siga o nosso Instagram (@visite_sp) para receber as dicas em primeira mão.
Leia também:
Passeios em Atibaia: dicas para conhecer a cidade
Cozinha show: restaurantes que preparam pratos na sua frente