Compartilhe em suas redes sociais:

Eldorado: confira algumas atrações da cidade!

Compartilhe em suas redes sociais:

No episódio de hoje da nossa série “Redescobrindo São Paulo”, vamos explorar a cidade de Eldorado e seus encantos! Bora conferir?

 

A cidade fica no interior de São Paulo, a aproximadamente 260 km da capital.

 

Ela é um destino perfeito para quem busca uma fuga da agitação dos centros urbanos e deseja se conectar mais com a natureza. Este cantinho de Sampa possui clima ameno durante todo o ano, e por isso, costuma ser a queridinha de muitos paulistanos.

 

As origens de Eldorado remontam ao período colonial brasileiro, quando exploradores portugueses se aventuraram pela vasta extensão do território. Os primeiros registros históricos datam do século XVII, quando a região foi explorada por bandeirantes em busca de riquezas minerais.

 

O nome “Eldorado” traz a ideia de um local de riquezas inimagináveis, e é uma referência ao mito da “Cidade Perdida de Ouro”.

 

A cidade faz parte do Vale do Ribeira, região brasileira que abriga um patrimônio material e imaterial do estado de São Paulo – assim como as demais estâncias que compõem a Rota da Natureza de lá, Eldorado também se destaca por fazer parte da região da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e biodiversos do mundo.

 

Para conhecer mais sobre a cidade, confira o site da prefeitura.

 

A preservação ambiental sempre foi uma preocupação na região, e diversos parques estaduais foram criados para proteger a flora e fauna únicas dessa área.

 

Arte com o desenho de uma mão vermelha, como se representasse a "mão do diabo", em meio as rochas da Caverna do Diabo.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução

 

Pensando em você, que também adora explorar Sampa, a equipe do Visite São Paulo te convida para conhecer uma das principais preciosidades de Eldorado: a famosa Caverna do Diabo!

 

A Caverna do Diabo, em Eldorado, tem diversas formações rochosas em diferentes tamanhos. Algumas luzes iluminam o local para os visitantes.

Foto: Caverna do Diabo – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

O Parque Estadual Caverna do Diabo foi criado em 2008 e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga.

 

Seu maior atrativo é justamente a caverna que dá nome ao parque. Com seus mais de 6 mil metros de extensão, a caverna possui extrema beleza cênica por conta das colunas calcíticas e sua infinidade de espeleotemas.

 

Trata-se de uma das maiores cavernas do nosso país e é das mais bonitas também – suas formações gigantescas chamam atenção, embora apenas 600 metros dela seja aberto ao público.

 

Cheia de estalagmites, estalactites, colunas, torres, velas, helictites, cortinas, travertinos, o lugar é um verdadeiro tesouro do estado de São Paulo para quem é aventureiro e gosta de conhecer lugares novos.

 

Alguns pedaços das formações rochosas da caverna se estendem do chão até o teto, como se fossem pilastras.

Foto: Caverna do Diabo – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Agora, por que uma caverna tão bonita tem esse nome?

 

A lenda conta que os moradores quilombolas da região usavam sua área fresca para guardar e preservar a colheita, mas muitas vezes encontravam seus pertences revirados. Eles acreditavam que isso era um trabalho do diabo. A acústica da caverna também fazia com que o som da água em seu interior ressonasse alto, causando barulhos que mexiam com a imaginação popular na época e eram confundidos com vozes de pessoas conversando.

 

Ainda, para reforçar a lenda, as formações calcíticas dentro da caverna possuem certas ranhuras que remetem a algumas imagens que se assemelham a faces, santos e mais!

 

Hoje em dia, a Caverna do Diabo, em Eldorado, recebe visitantes para passeios guiados e para o turismo de aventura.

 

Você pode optar por entrar na caverna e percorrer suas câmaras para saber mais sobre a história, observar as figuras e tirar belas fotos, ou ter experiências mais radicais.

 

Esse turismo de aventura dentro da Caverna do Diabo pode incluir desde expedição submersa nas águas da caverna até rapel dentro dela!

 

Outro ponto muito legal e importante é que a caverna possui acessibilidade, o que torna possível a visita de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida ao local. Inclusive, segundo o site do Governo de São Paulo, ela é a primeira caverna do Brasil a ser acessível.

 

Dentro da Caverna do Morro Preto passa água e há diversas formações rochosas ao redor.

Foto: Caverna do Morro Preto – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

Mas, calma, não acaba por aqui: Eldorado possui mais algumas cavernas. Em destaque, temos a Caverna do Morro Preto.

 

Esta caverna tem acesso fácil e é ideal para iniciantes no ecoturismo. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha que se inicia no estacionamento do parque. Segundo o PETAR, há estudos científicos que comprovam que ela até já abrigou os nossos antepassados em algum momento!

 

Ao entrar na caverna, há uma escada para facilitar o acesso ao seu interior, que é amplo e faz parecer que você está dentro de uma montanha oca.

 

Mais um passeio que é tudo de bom em Eldorado, é o Mirante do Cruzeiro. Abrigado em uma montanha de 510 metros de altitude, nele, é possível observar toda a cidade de Eldorado e ter uma visão de outras cidades do Vale, bem como do curso do Rio Ribeira.

 

Também há uma trilha de aproximadamente 1,5 km para chegar ao topo – recomenda-se condicionamento físico, pois ela é considerada nível médio devido sua forte inclinação. Um passeio emocionante!

 

Se você curte ecoturismo e turismo de aventura, já sabe que Eldorado será sua próxima parada, né?

 

Ainda quer saber mais sobre essa cidade incrível aqui pertinho da capital? Fique de olho no blog e veja a parte 2 desse post na semana que vem.

 

Spoiler: pode conter muitas outras dicas de turismo de aventura!

 

Siga o Visite São Paulo no Instagram (@visite_sp) para não perder as nossas dicas de trips incríveis e de gastronomia – com certeza você achará alguma atividade que é a sua cara!

 

Leia também:

 

São José dos Campos: conheça mais sobre a cidade!

Cidade de Bananal: passeios pelo município histórico!