Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

18 junho 2024

Nenhum comentário

Casa Uncategorized

Dia da Imigração Japonesa: veja locais para celebrar na capital!

Dia da Imigração Japonesa: veja locais para celebrar na capital!

Compartilhe em suas redes sociais:

Se você é fã de animes, mangás, sushi e dos incríveis componentes da cultura do Japão, vai adorar comemorar o Dia da Imigração Japonesa! Celebrado em 18 de junho, essa data é especialmente importante no estado de São Paulo.

 

A chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil aconteceu em 1908 e, desde então, a influência dessa cultura tem sido fundamental na construção e formação da cultura paulista.

 

Um exemplo disso é o famoso bairro da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de São Paulo.

 

Quer conhecer mais sobre esse lugar? Confira este texto: Passeios na Liberdade: veja onde curtir no bairro!

 

Além disso, São Paulo é um estado que acolhe pessoas de todos os países. Por isso, outra data comemorativa importante, o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, é uma celebração que também não podemos esquecer. Essa data nos lembra da diversidade e da riqueza cultural trazida por diferentes povos ao longo dos anos.

 

Para aproveitar o Dia da Imigração Japonesa de uma forma inesquecível, confira a seguir alguns lugares e eventos onde você pode vivenciar de perto a herança japonesa. Vamos lá?

 

1. Pavilhão Japonês – Parque Ibirapuera – São Paulo

 

Edifício estilo japonês no Parque Ibirapuera, ideal para celebrar o Dia da Imigração Japonesa. Foto: Pavilhão Japonês/Divulgação

 

Você conhece o Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera? Esse é um dos locais mais icônicos e que homenageia a cultura japonesa em São Paulo. Não deixe de visitá-lo neste Dia da Imigração Japonesa!

 

O lugar foi construído em 1954 pelo governo japonês em parceria com a comunidade nipo-brasileira, como um presente para a cidade de São Paulo, em comemoração aos seus 400 anos.

 

O Pavilhão Japonês preserva as características arquitetônicas originais do país. Por lá, você vai encontrar um salão de exposição com mais de 80 itens, onde o grande destaque é o conjunto original de armaduras de samurais, datados de 1530.

 

O ambiente é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Instagram: @pavilhao_japones

Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Entrada pelo Portão 10 – Parque Ibirapuera – São Paulo – SP

 

2. Deigo Restaurante – Liberdade – São Paulo

 

Dois pratos de comida típica japonesa. Foto: Deigo Restaurante/Divulgação

 

Para quem ama a culinária japonesa, o Deigo Restaurante é imperdível! Com um cardápio repleto de pratos autênticos da gastronomia do Japão, é o lugar ideal para visitar no Dia da Imigração Japonesa.

 

O restaurante foi inaugurado em 1974 por Sue Ishikawa e seu filho Yukio, que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

 

No cardápio, você encontra delícias como okinawa soba, goya frito ou cozido, joelho e costelinha de porco, além de sushis e outros pratos.

 

A autenticidade e a qualidade dos pratos tornam o Deigo um verdadeiro representante da culinária japonesa “raiz” em São Paulo.

 

O local é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Instagram: @restaurantedeigo

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h às 23h

Endereço: Praça Almeida Júnior, 25 – Liberdade, São Paulo – SP

 

3. Japan House – Paulista – São Paulo

 

Vitrine com manequins vestindo roupas típicas japonesas em celebração ao Dia da Imigração Japonesa. Foto: Japan House/Divulgação

 

A Japan House é outro local que celebra a cultura japonesa de maneira única. Atualmente, a exposição “Efeito Japão: Moda em 15 Atos” está em exibição, contando a história do Japão através da moda.

 

Você vai conferir as peças de 15 estilistas renomados, com produções que passam desde o pós-guerra até os dias de hoje. Entre os destaques estão Kansai Yamamoto, conhecido por ser o estilista de looks de David Bowie, e Jun Takahashi, criador da grife Undercover.

 

A peça mais antiga é da década de 1950, feita com uma combinação de tecidos de quimono, refletindo a transição do Japão do pós-guerra para uma nova era da moda. Essa é uma ótima forma de comemorar o Dia da Imigração Japonesa!

 

A Japan House é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Site: www.japanhousesp.com.br

Instagram: @japanhousesp

Quando? Até o dia 1 de setembro

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; aos finais de semana, das 10h às 19h

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

 

Que tal conhecer outros restaurantes: Restaurantes da Liberdade: 4 opções para se deliciar

 

4. Festival do Japão em SP

 

Banner do evento "Festival do Japão". Foto: 25º Festival do Japão/Divulgação

 

Outro evento imperdível para o Dia da Imigração Japonesa é o Festival do Japão, que este ano celebra sua 25ª edição em São Paulo. Ele vai acontecer no próximo mês (julho) mas você já pode se animar com os atrativos e colocar na sua agenda!

 

Este festival é uma verdadeira festa da cultura nipônica, que oferece uma ampla variedade de atividades culturais, apresentações artísticas e gastronomia típica das 47 províncias do Japão.

 

Os visitantes podem participar de oficinas, workshops, exposições, concursos de cosplayers, imersão digital, encontros de colecionadores e muito mais.

 

Também terão apresentações de música, teatro, danças folclóricas, taiko (tambores) e artes marciais. Na área de gastronomia, você encontrará pratos típicos de províncias japonesas, proporcionando uma experiência culinária rica e diversificada.

 

O festival é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Site: www.festivaldojapao.com

Instagram: @festivaldojapao

Quando? Nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2024

 

Horários:

12/07 – sexta – das 11h às 21h

13/07 – sábado – das 9h às 21h

14/07 – domingo – das 9h às 18h

 

Endereço: São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP

 

O Dia da Imigração Japonesa e o Dia do Imigrante são datas que nos lembram da importância e do impacto positivo dos imigrantes em São Paulo.

 

A herança japonesa, em particular, enriqueceu a cultura paulista de inúmeras maneiras. Aproveite as nossas dicas para mergulhar nela e descobrir novas experiências neste Dia da Imigração Japonesa!

 

Ah, e acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo para conhecer outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!

 

Leia também: