Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

25 fevereiro 2024

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Cidade de São Paulo: conheça sobre 2 ruas de SP com nomes de países!

Cidade de São Paulo: conheça sobre 2 ruas de SP com nomes de países!

Compartilhe em suas redes sociais:

Hoje vamos continuar a nossa série sobre as ruas da cidade de São Paulo, mergulhando nas histórias únicas e significativas da Avenida Brasil e da Rua Estados Unidos.

 

Em meio à paisagem urbana da cidade de São Paulo, essas vias carregam narrativas que refletem não apenas a evolução da cidade, mas também a visão de seus idealizadores.

 

Vamos explorar essas ruas icônicas, que têm muito a contar sobre o passado e o presente da metrópole.

 

Para mais informações acesse o Dicionário de Ruas, que foi a fonte para este texto!

 

Avenida Brasil

 

Retrato em preto e branco da Avenida Brasil no século passado. Foto: Acervo O Globo/Reprodução

 

Nos anos 1920, a City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited, conhecida como Cia City, empreendeu um projeto visionário que moldou parte da cidade de São Paulo: os Jardins.

 

O Jardim América, um dos primeiros empreendimentos da Cia City, inovou ao adotar o conceito de gardens-city, inspirado em modelos ingleses. Esse bairro, marcado por ruas curvas e casas espaçosas, introduziu uma arquitetura diferente à cidade.

 

Projetada para integrar os Jardins e concentrar mansões, a Avenida Brasil era inicialmente dominada por residências e pela icônica Igreja Nossa Senhora do Brasil, que persiste na esquina com a Rua Colômbia. Contudo, com o tempo, a avenida testemunhou mudanças significativas.

 

A Avenida Brasil, com seu percurso de 2,3 quilômetros, corta bairros renomados, como Pinheiros, Jardim América, Jardim Paulistano, Jardim Europa e Ibirapuera.

 

Avenida Brasil com diversos carros, localizada na Cidade de São Paulo. Foto: Sergio Brisola/Reprodução

 

José Eduardo de Assis Lefevre, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, descreve a Avenida Brasil como “uma das mais bonitas avenidas da cidade”, enaltecendo seu canteiro central com jardins e arborizado que se destacam na cidade de São Paulo.

 

Rua Estados Unidos

 

Placa da Rua Estados Unidos. Foto: Estadão/Reprodução

 

A história da Rua Estados Unidos está diretamente ligada à fundação do Jardim América, também realizado pela Cia City nos anos 1920.

 

Inspirado no conceito de cidades-jardins, o bairro se tornou um marco arquitetônico da cidade de São Paulo, destacando-se pelas ruas planejadas, arborização densa e qualidade de vida ímpar.

 

Ao nomear suas vias, a Cia City optou por homenagear países e regiões da América. Dessa forma, a Rua Estados Unidos surge como uma reverência à nação norte-americana.

 

O Jardim América, que já figurava em mapas paulistanos desde a década de 1910, experimentou um rápido crescimento na segunda metade dos anos 1920, com o loteamento da Cia City. Ruas planejadas e elegantes, como a rua Estados Unidos, incorporaram-se à paisagem urbana, prometendo tornar-se uma região distinta.

 

Ao seguir a mesma lógica de nomenclatura adotada nos bairros vizinhos, como o Jardim Europa, as ruas do Jardim América receberam nomes de países da América, como Colômbia, Canadá, México, entre outros. A Estados Unidos foi designada para representar a nação localizada na América do Norte.

 

Retrato em preto e branco da Rua Estados Unidos antigamente. Foto: Pinterest/Reprodução

 

Inicialmente limitada à Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a Rua Estados Unidos ganhou diversidade ao longo dos anos, acolhendo residências, prédios e uma variedade de estabelecimentos comerciais. Hoje, ela é uma importante parte da cidade de São Paulo, refletindo sua capacidade de adaptação e evolução.

 

Explorando as raízes da cidade de São Paulo

 

A Avenida Brasil e a Rua Estados Unidos são testemunhas do dinamismo e da diversidade que caracterizam a cidade de São Paulo.

 

Enquanto a primeira se destaca como um símbolo de prosperidade e modernidade, a segunda personifica a capacidade da metrópole de se reinventar ao longo do tempo. Em cada esquina, essas ruas revelam camadas da rica história paulistana.

 

Não se esqueça: quando for visitar esses locais, poste seus registros nas redes sociais e marque a gente (@visite_sp)! Continue nos acompanhando para saber de tudo sobre o estado de São Paulo.

 

Leia mais: