Dia da Imigração Japonesa: veja locais para celebrar na capital!
Se você é fã de animes, mangás, sushi e dos incríveis componentes da cultura do Japão, vai adorar comemorar o Dia da Imigração Japonesa! Celebrado em 18 de junho, essa data é especialmente importante no estado de São Paulo.
A chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil aconteceu em 1908 e, desde então, a influência dessa cultura tem sido fundamental na construção e formação da cultura paulista.
Um exemplo disso é o famoso bairro da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de São Paulo.
Quer conhecer mais sobre esse lugar? Confira este texto: Passeios na Liberdade: veja onde curtir no bairro!
Além disso, São Paulo é um estado que acolhe pessoas de todos os países. Por isso, outra data comemorativa importante, o Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, é uma celebração que também não podemos esquecer. Essa data nos lembra da diversidade e da riqueza cultural trazida por diferentes povos ao longo dos anos.
Para aproveitar o Dia da Imigração Japonesa de uma forma inesquecível, confira a seguir alguns lugares e eventos onde você pode vivenciar de perto a herança japonesa. Vamos lá?
1. Pavilhão Japonês – Parque Ibirapuera – São Paulo
Foto: Pavilhão Japonês/Divulgação
Você conhece o Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera? Esse é um dos locais mais icônicos e que homenageia a cultura japonesa em São Paulo. Não deixe de visitá-lo neste Dia da Imigração Japonesa!
O lugar foi construído em 1954 pelo governo japonês em parceria com a comunidade nipo-brasileira, como um presente para a cidade de São Paulo, em comemoração aos seus 400 anos.
O Pavilhão Japonês preserva as características arquitetônicas originais do país. Por lá, você vai encontrar um salão de exposição com mais de 80 itens, onde o grande destaque é o conjunto original de armaduras de samurais, datados de 1530.
O ambiente é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Instagram: @pavilhao_japones
Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Entrada pelo Portão 10 – Parque Ibirapuera – São Paulo – SP
2. Deigo Restaurante – Liberdade – São Paulo
Foto: Deigo Restaurante/Divulgação
Para quem ama a culinária japonesa, o Deigo Restaurante é imperdível! Com um cardápio repleto de pratos autênticos da gastronomia do Japão, é o lugar ideal para visitar no Dia da Imigração Japonesa.
O restaurante foi inaugurado em 1974 por Sue Ishikawa e seu filho Yukio, que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.
No cardápio, você encontra delícias como okinawa soba, goya frito ou cozido, joelho e costelinha de porco, além de sushis e outros pratos.
A autenticidade e a qualidade dos pratos tornam o Deigo um verdadeiro representante da culinária japonesa “raiz” em São Paulo.
O local é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Instagram: @restaurantedeigo
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 18h às 23h
Endereço: Praça Almeida Júnior, 25 – Liberdade, São Paulo – SP
3. Japan House – Paulista – São Paulo
Foto: Japan House/Divulgação
A Japan House é outro local que celebra a cultura japonesa de maneira única. Atualmente, a exposição “Efeito Japão: Moda em 15 Atos” está em exibição, contando a história do Japão através da moda.
Você vai conferir as peças de 15 estilistas renomados, com produções que passam desde o pós-guerra até os dias de hoje. Entre os destaques estão Kansai Yamamoto, conhecido por ser o estilista de looks de David Bowie, e Jun Takahashi, criador da grife Undercover.
A peça mais antiga é da década de 1950, feita com uma combinação de tecidos de quimono, refletindo a transição do Japão do pós-guerra para uma nova era da moda. Essa é uma ótima forma de comemorar o Dia da Imigração Japonesa!
A Japan House é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Site: www.japanhousesp.com.br
Instagram: @japanhousesp
Quando? Até o dia 1 de setembro
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; aos finais de semana, das 10h às 19h
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP
Que tal conhecer outros restaurantes: Restaurantes da Liberdade: 4 opções para se deliciar
4. Festival do Japão em SP
Foto: 25º Festival do Japão/Divulgação
Outro evento imperdível para o Dia da Imigração Japonesa é o Festival do Japão, que este ano celebra sua 25ª edição em São Paulo. Ele vai acontecer no próximo mês (julho) mas você já pode se animar com os atrativos e colocar na sua agenda!
Este festival é uma verdadeira festa da cultura nipônica, que oferece uma ampla variedade de atividades culturais, apresentações artísticas e gastronomia típica das 47 províncias do Japão.
Os visitantes podem participar de oficinas, workshops, exposições, concursos de cosplayers, imersão digital, encontros de colecionadores e muito mais.
Também terão apresentações de música, teatro, danças folclóricas, taiko (tambores) e artes marciais. Na área de gastronomia, você encontrará pratos típicos de províncias japonesas, proporcionando uma experiência culinária rica e diversificada.
O festival é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Site: www.festivaldojapao.com
Instagram: @festivaldojapao
Quando? Nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2024
Horários:
12/07 – sexta – das 11h às 21h
13/07 – sábado – das 9h às 21h
14/07 – domingo – das 9h às 18h
Endereço: São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP
O Dia da Imigração Japonesa e o Dia do Imigrante são datas que nos lembram da importância e do impacto positivo dos imigrantes em São Paulo.
A herança japonesa, em particular, enriqueceu a cultura paulista de inúmeras maneiras. Aproveite as nossas dicas para mergulhar nela e descobrir novas experiências neste Dia da Imigração Japonesa!
Ah, e acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo para conhecer outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
Leia também: