Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

09 fevereiro 2024

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Cânions Paulista: conheça mais sobre a região!

Cânions Paulista: conheça mais sobre a região!

Compartilhe em suas redes sociais:

A região dos Cânions Paulista é simplesmente incrível, cheia de locais com belezas naturais deslumbrantes, trilhas emocionantes e passeios que vão te deixar de queixo caído! É aquele tipo de lugar que conquista os corações dos apaixonados pela natureza.

 

E o melhor de tudo? Essa maravilha está perto da capital, a 300 quilômetros de distância de São Paulo. Os Cânions Paulista passam por cidades como: Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Guapiara, Itapeva e Ribeirão Branco.

 

Imagina só o tanto de coisa legal que tem nesta área do mapa! Vem descobrir o que faz da região dos Cânions Paulista ser um destino simplesmente imperdível!

 

Ah, todas as dicas que vamos compartilhar a seguir foram retiradas do guia oficial do Governo. Quer conferir o guia completo? Então, não perca tempo e clique aqui: Guia de Rotas Turísticas do Estado de São Paulo.

 

Itararé: Um lugar cheio de encantos!

 

Rio e caverna na cidade de Itararé. Foto: Paisagens registradas em Itararé/Divulgação

 

A sua visita para conhecer os Cânions Paulista pode começar em Itararé. A natureza por lá é fascinante e cada local oferece uma experiência única!

 

Você vai poder ver um pôr do sol inesquecível na região e viver aventuras ao ar livre, como caminhadas, cicloturismo e cavalgadas.

 

O Rio Verde convida para a emoção dos esportes de aventura e paisagens que valem a pena fotografar.

 

Bom Sucesso do Itararé: Onde a natureza fala por si!

 

Vista de montanhas na região dos Cânions Paulista. Foto: Bom Sucesso do Itararé/Divulgação

 

Aqui é um lugar ideal para contemplar os Cânions Paulista! Comece apreciando a Pedra da Galinha e do Camelo, onde as formações rochosas se parecem com os animais.

 

O Rio Itararé impressiona com seu curso d’água nascido na Serra de Paranapiacaba, criando um cenário espetacular de cânions, grutas, fendas e cachoeiras. E, pra fechar com chave de ouro, também é lá que fica a Serra do Macaco, um verdadeiro espetáculo da natureza.

 

Guapiara: Lugar de cavernas e montanhas

 

Pedras e montanhas entre as florestas na cidade de Guapiara. Foto: Petar em Guapiara/Divulgação

 

Se você vai para Guapiara, precisa conhecer o incrível Parque Estadual Turístico Do Alto Ribeira – Petar. Considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, o parque é reconhecido pela UNESCO e é um convite para explorar cavernas, cachoeiras e trilhas com paisagens incríveis.

 

O Parque Estadual Intervales, com quase 42 mil hectares, é outro paraíso de Guapiara, oferecendo uma experiência única com suas inúmeras cachoeiras, trilhas e camping. Essas áreas preservadas são verdadeiros refúgios naturais com a possibilidade de ver impressionantes Cânions Paulista.

 

Recomendamos que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida verifiquem a estrutura dos parques antes de visitá-los, tendo em vista que algumas trilhas podem não ser acessíveis.

 

Se você quer conhecer ainda mais sobre o Petar, veja este conteúdo: Cavernas em São Paulo: 3 opções para visitar fora da capital

 

Itapeva: O Tesouro do Cânion Pirituba

 

Vista dos Cânions Paulista. Foto: Cânion Pirituba em Itapeva/Divulgação

Ao explorar Itapeva, não perca a oportunidade de conhecer o Cânion Pirituba, o maior cânion em extensão do estado de São Paulo. Vale a pena se surpreender com esse gigante na região de Cânions Paulista!

 

Por lá, você pode fazer trilhas, além de ver paredões de pedra e paisagens incríveis! Esse é um verdadeiro tesouro para os amantes da natureza.

 

Aproveite e conheça a Cachoeira Do Palmito Mole, nos paredões do cânion. Temos certeza que você vai querer se refrescar em sua piscina natural.

 

Ribeirão Branco: Montanhas e rios caudalosos

 

Rio passando entre pedras na cidade de Ribeirão Branco. Foto: Ribeirão Branco/Divulgação

 

Neste destino, é possível conhecer a imponente Serra do Capote, um maciço de granito com 1.100m de altura. E, claro, conferir Cânions Paulista por lá!

 

Além da beleza natural, a região ficou conhecida nos anos 1980 por supostas aparições do “Chupa-Cabras” e relatos de luzes misteriosas. Vale a pena conferir essas histórias, que são de arrepiar!

 

Outro ponto turístico imperdível é o Rio Apiaí, com suas lindas cachoeiras, como a do Bairro Batista Usina e a do Bairro Varginha, um espetáculo para os amantes do ecoturismo.

 

Outra região que vale a pena conhecer: Eldorado: confira algumas atrações da cidade!

 

Em cada cidade da região dos Cânions Paulista, a natureza se revela em toda a sua grandiosidade, oferecendo experiências únicas e preservando um patrimônio cultural e natural valioso. Vale a pena conhecer!

 

Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!

 

Leia também: