Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Bairro do Bom Retiro: conheça a história e curiosidades do lugar!

Compartilhe em suas redes sociais:

O bairro do Bom Retiro possui uma extensa história marcada por ondas de imigrantes vindos de diversos países, que buscavam refúgio, trabalho ou apenas uma oportunidade de recomeçar.

 

Curioso para saber mais? Então leia este texto até o final! Nele você vai descobrir como o bairro do Bom Retiro se tornou o tão conhecido bairro multicultural de São Paulo!

 

Histórias e curiosidades

 

Foto de uma rua do Bairro do Bom Retiro Foto: Catraca Livre/Divulgação

 

Como destacou a São Paulo in Foco, a origem do bairro do Bom Retiro se deu no começo do século XIX. Naquela época o local era formado, em sua maioria, por chácaras e sítios que eram usados como retiros de final de semana pelas famílias mais ricas da cidade.

 

Uma delas, a chácara Bom Retiro, pertencia a um dos barões do café, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, que em 1880 decidiu lotear o local com o intuito de vender os terrenos para a construção de casas para os trabalhadores das indústrias que estavam se instalando no local devido à inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em 1867.

 

Povoamento e imigração

 

Foto antiga em preto e branco do Bairro do Bom Retiro. Foto: History Uol/Divulgação

 

A inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí junto com a Estação da Luz, em 1867, transformou o bairro do Bom Retiro em uma importante área comercial, atraindo primeiro os imigrantes portugueses e italianos.

 

A ferrovia também tornava as redondezas atrativas para diversas fábricas, fazendo com que o local expandisse ainda mais suas atividades econômicas. Isso fez com que outros imigrantes que fugiam de guerras e crises econômicas viessem ao local por conta das oportunidades de trabalho nas indústrias.

 

Assim, o bairro se tornou lar de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, libaneses, turcos, sírios e russos.

 

Por ser um bairro operário e central, o bairro do Bom Retiro contava com muitos terrenos baratos e isso atraiu ainda mais imigrantes desembarcados no Brasil.

 

Em 1980, ocorreu mais uma onda de imigração, dessa vez dos bolivianos, atraídos pelo trabalho oferecido pelas oficinas de costura.

 

Influência multicultural

 

Foto da Pinacoteca de São Paulo Foto: Pinacoteca/Divulgação

 

Essa história de crescimento e ondas migratórias fez com que o bairro do Bom Retiro seja hoje conhecido como um dos bairros mais multiculturais de São Paulo.

 

O local conta com a sinagoga mais antiga de São Paulo e o Teatro de Arte Israelita Brasileiro (TAIB), o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo, um dos museus de arte mais importantes do Brasil.

 

Você também pode encontrar em suas ruas docerias e restaurantes judaicos, cantinas italianas, estabelecimentos comerciais e restaurantes coreanos e diversas atividades comerciais exercidas por portugueses, turcos, gregos, bolivianos, lituanos, sírios e libaneses.

 

A diversidade cultural do Bom Retiro, é um dos pontos que o fez ser apontado como o bairro mais descolado do Brasil pela revista cultural britânica, Time Out.

 

Que tal fazer uma visita para conhecer o Bairro do Bom Retiro e essas ruas cheias de culturas tão diferentes? E já que estamos falando de bairros em SP, aproveite para conhecer a Vila Madalena, o bairro boêmio de São Paulo.

 

Confira também a história e algumas curiosidades sobre o Bairro da Liberdade e sua cultura e influência asiática.

 

Quer conhecer outros lugares interessantes em Sampa para visitar? Então continue acompanhando nosso blog. Siga também nossa página no Instagram, o @visite_sp, e fique por dentro de todas as novidades!

 

 

Leia também: