Compartilhe em suas redes sociais:

Restaurantes de imigrantes: 5 opções para conhecer em São Paulo

Compartilhe em suas redes sociais:

Os antigos e novos restaurantes de imigrantes espalhados pela cidade nos lembram o quanto a nossa nação é multicultural. Não é novidade que a culinária brasileira recebe várias influências da culinária internacional, mas a nossa alimentação começou a realmente ser impactada depois do século XIX, com a chegada dos primeiros imigrantes no Brasil.

 

Os imigrantes italianos trouxeram a pizza e a sopa; a cerveja, linguiças e salsichas se popularizaram com os alemães. Os portugueses vieram com a feijoada e o caldo verde, e os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

 

Atualmente, com a chegada de imigrantes refugiados de países árabes e africanos, estamos com uma diversidade ainda maior na gastronomia paulistana, podendo saborear a culinária de várias regiões do mundo na própria cidade em que moramos.

 

Conheça alguns restaurantes de imigrantes que vale a pena conhecer em São Paulo:

 

1. Congolinária – Sumaré – São Paulo

 

Garçom congolês segurando um prato do Congolinária, um dos restaurantes de imigrantes de São Paulo.

Foto: Congolinária/Divulgação

 

Você já experimentou comida vegana do Congo? Temos quase certeza que não. Se quiser inovar, o Congolinária pode ser a opção certa para você. É possível experimentar um pouco de tudo, já que servem pratos no sistema de rodízio.

 

Na escada que dá acesso ao restaurante, você já vê as artes do artista plástico congolês Shambuyi Wetu (@shambuyiwetu) e desenhos que remetem à África. Na TV, clipes de cantores do continente e uma viagem musical. Nós garantimos: mesmo que você seja um carnívoro nato, vai se surpreender com a diversidade de sabores!

 

Site: www.congolinaria.com.br
Instagram: @congolinaria
Endereço: Av. Prof. Alfonso Bovero, 382 – Sumaré, São Paulo – SP

 

2. Vovô Ali – República – São Paulo

 

Pratos do restaurante Vovô Ali

Foto: Ligia Skowronski/Divulgação

 

Um restaurante de imigrantes libaneses simples, porém inesquecível. No Vovô Ali é possível encontrar um dos melhores kebabs e shawarmas da cidade. Se você é do time que gosta de alho, não pode deixar de pedir uma porção extra para comer com um dos lanches!

 

O atendimento é feito pelos proprietários Aliah Merhi e o marido, Mohamed, que servem um café com cardamomo de cortesia ao final de todas as refeições. Vale a pena conferir!

 

Instagram: @vovoalioficial
Endereço: Av. Vieira de Carvalho, 203 – República, São Paulo – SP

 

3. Ajo y Aji – Campos Elíseos – São Paulo

 

Ceviche com acompanhamentos do Ajo y Aji, um dos restaurantes de imigrantes de São Paulo.

Foto: Ajo y Aji/Divulgação

 

Restaurantes de imigrantes peruanos? Temos por aqui! Se você está procurando por comida farta, o Ajo y Aji no centro da cidade pode ser a opção ideal para você!

 

São diversas opções no cardápio, entre elas, o menu degustação Trio Maruno (composto por ceviche, jalea – um peixe frito, lula e outros frutos do mar – e arroz com mariscos), pollo a la brasa (frango assado) e pratos do dia que variam de acordo com época do ano.

 

Facebook: www.facebook.com/ajoyajirestaurante
Endereço: Av. Rio Branco, 439 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

4. Florina – Campo Belo – São Paulo

 

Fachada do Florina, um dos restaurantes de imigrantes em São Paulo, com corrimão de entrada e muitas plantas.

Foto: Florina/Divulgação

 

A família Hälefi imigrou para o Brasil na década de 50 e tem a sua tradição na gastronomia nacional com a fundação da marca Berna, conhecida por sua charcuterie fina e outras especialidades europeias.

 

Em 1995, inauguraram o Florina, com a proposta de oferecer especialidades da culinária suíça e receitas de família trazidas pela mãe Rosalie. O restaurante de decoração romântica vai além dos convencionais fondues e raclettes, tendo como um dos pratos mais pedidos as iscas de vitela com cogumelos silvestres e batata rosti.

 

Site: www.florina.com.br
Instagram: @florinacozinhasuica
Endereço: R. Cristóvão Pereira, 1220 – Campo Belo, São Paulo – SP

 

5. Casa Búlgara

 

Foto: Casa Búlgara/Divulgação

 

Nessa lista de restaurantes de imigrantes, essa deve ser uma das opções mais surpreendentes. Chegar na Casa Búlgara é sinônimo de encontrar a proprietária, Lina Levi, sorridente no caixa.

 

A lanchonete do Bom Retiro vende salgados e doces folheados (a grande especialidade da Bulgária) desde 1975. A bureka é a sensação da casa: a tradicional rosquinha folhada coberta de gergelim pode ser recheada com batata, espinafre, frango ou carne. A sua versão doce vem com chocolate quente e derretido: imperdível!

 

Instagram: @casabulgara
Endereço: R. Silva Pinto, 356 – Bom Retiro, São Paulo – SP

 

Sabemos que essa lista já deve ter dado água na boca: qual desses restaurantes de imigrantes você vai escolher para ir no final de semana?

 

Para conferir outras dicas do que fazer em São Paulo, clique aqui e navegue pelo nosso site!