Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

31 agosto 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Região da Santa Cecília: confira a história e passeios!

Região da Santa Cecília: confira a história e passeios!

Compartilhe em suas redes sociais:

Você já visitou a região da Santa Cecília? Conhece a história e o que tem por lá? A equipe do Visite São Paulo traz fatos históricos e dicas do que aproveitar pela região.

 

Bora conhecer mais esse cantinho de São Paulo?

 

Segundo a Gazeta de S. Paulo, a história da região da Santa Cecília começa no ano de 1860, quando os moradores fizeram uma solicitação à prefeitura para que construíssem um templo em homenagem à Santa Cecília, padroeira dos músicos.

 

Após a concessão da licença, uma capela de madeira foi construída no lugar que hoje conhecemos como Largo de Santa Cecília, no ano de 1861.

 

Foi em 1895 que a capela foi substituída pela Igreja de Santa Cecília, e que se deu início à vinda de mais pessoas para a região.

 

Por lá, foram construídas chácaras, fazendas e sítios, onde fazendeiros provindos do interior do estado construíam mansões para que tivessem um lugar para ficar quando visitassem a capital.

 

Uma curiosidade é que o nome de uma das avenidas principais da região, a avenida Angélica, homenageia a viúva Maria Angélica de Sousa Queirós de Barros, que após a morte de seu marido, decidiu abrir ruas em sua propriedade – ruas, essas, que formariam o bairro Santa Cecília.

 

A Santa Casa de Misericórdia também é um marco para a região, e é até hoje uma referência de hospital e faculdade de medicina.

 

Após a década de 1930, o lugar começou a atrair imigrantes de diferentes nacionalidades: portugueses, italianos, judeus e espanhóis.

 

Em 1970, houve a construção de um símbolo importantíssimo da região da Santa Cecília: o Minhocão (ou Elevado João Goulart), que interliga as regiões leste e oeste da cidade.

 

Até hoje, o bairro é marcado pelas construções antigas em paralelo à modernidade – é um daqueles lugares que fica gravado na memória de quem visita.

 

Que tal saber o que fazer por lá?

 

1. Praça Marechal Deodoro – Santa Cecília – São Paulo

 

Estatua de um homem, feita de bronze, com árvores ao fundo. Foto: São Paulo Antiga/Reprodução

 

Considerada um patrimônio histórico da região da Santa Cecília, a Praça Marechal Deodoro fica localizada na intersecção entre a Avenida São João, a Rua das Palmeiras e a Avenida Angélica.

 

A praça é famosa por suas esculturas, que trazem um pouco mais do passado do lugar. Entre elas, feita na década de 1920, há a homenagem ao médico Luiz Pereira Barreto, cujo escultor foi Galileu Emendabili (conhecido por suas obras de monumentos paulistanos, como o Obelisco do Ibirapuera, por exemplo).

 

Até hoje, a praça é uma referência para moradores e visitantes na região da Santa Cecília e vale a pena dar uma passadinha para conhecer.

 

Endereço: Praça Mal. Deodoro, s/n – Santa Cecília, São Paulo – SP

 

2. Centro Cultural Israelita Knesset Israel – Santa Cecília – São Paulo

 

O Centro Cultural Israelita Knesset Israel também fica na região da Santa Cecília. Por lá, há uma sala com bancos de madeira e Estrelas de Davi desenhadas. Foto: Centro Cultural Israelita Knesset Israel/Reprodução

 

A cultura judaica é muito forte na região da Santa Cecília, portanto, é lá que fica o Centro Cultural Israelita Knesset Israel.

 

Ele já acumula mais de 100 anos de história e segue sendo uma importante referência para a comunidade judaica aqui em São Paulo.

 

Por lá, são oferecidos serviços religiosos, aulas, eventos comemorativos do calendário judaico, cursos, conteúdos sobre a religião e filosofia de vida judaica.

 

O ambiente é familiar e é um verdadeiro ponto de encontro para judeus em São Paulo – suas palestras, cursos e encontros fortalecem o senso de comunidade, o local é uma oportunidade para quem quiser conhecer mais sobre a cultura.

 

Site: www.knesset.org.br

Instagram: @knesset

Endereço: R. Dr. Brasílio Machado, 91 – Santa Cecília, São Paulo – SP

 

3. Rua Canuto do Val – Santa Cecília – São Paulo

 

A Rua Canuto do Val possui diversos bares. Foto: MAC Construtora/Reprodução

 

A região da Santa Cecília também é famosa pela sua vida noturna e grande quantidade de bares para tomar aquela cervejinha gelada com os amigos!

 

A Rua Canuto do Val é um point para quem procura esse tipo de diversão na noite paulistana: são diversos tipos de bares para aproveitar, basta escolher um que tenha mais o perfil da sua galera.

 

Vale dar um rolê por lá para conhecer as opções e descobrir drinks novos!

 

Endereço: Rua Canuto do Val, Santa Cecília, São Paulo – SP

 

4. Parque Minhocão – Santa Cecília – São Paulo

 

O famoso “minhocão” também fica na região da Santa Cecília. Ele é uma via que liga as zonas oeste e leste da cidade, atravessando o centro. Nos finais de semana fica fechado para carros e diversas pessoas caminham por ele. Foto: G1/Reprodução

 

Um dos locais mais conhecidos de Sampa fica na região da Santa Cecília – o famoso Minhocão!

 

Seu nome original é Elevado Presidente João Goulart e trata-se de uma via que liga as zonas oeste e leste da cidade, atravessando o centro.

 

Hoje em dia, essa via passa a ser fechada para carros nos finais de semana (sábados e domingos, das 7h às 22h), ficando livre para os pedestres e praticantes de esportes. Há quem ande de skate e bicicleta, quem faça caminhada e até quem jogue futebol com a criançada.

 

Que tal reunir os amigos e fazer uma caminhada por lá no sabadão?

 

Instagram: @parque_minhocao

Endereço: Rua Amaral Gurgel, S/N – São Paulo – SP

 

Partiu desbravar a região da Santa Cecília? São diversas opções do que fazer por lá – escolha um rolê que seja a sua cara e divirta-se com as experiências novas!

 

Se você gosta de dicas do que fazer em Sampa, confira o nosso conteúdo. Sempre atualizamos o blog com novidades de lazer e gastronomia por todo o estado.

 

Nos siga no Instagram (@visite_sp) para receber as dicas em tempo real!

 

Leia também:

 

Patins em SP: 3 locais para andar e se divertir!

Cidade de Bananal: passeios pelo município histórico!