Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

15 novembro 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Região Central SP: conheça mais sobre o estado!

Região Central SP: conheça mais sobre o estado!

Compartilhe em suas redes sociais:

Você já conhece a Região Central SP?

 

Embarque nesta viagem com a equipe do Visite São Paulo para saber um pouco mais sobre a região e as rotas turísticas que merecem a sua visita!

 

Nosso estado é um dos mais emblemáticos do Brasil: um verdadeiro achado para os aventureiros que buscam experiências divertidas e únicas.

 

Além de sua deslumbrante capital com as ruas que nunca dormem, Sampa reserva uma Região Central repleta de atrativos naturais.

 

Com ajuda do Guia de Rotas Turísticas do Estado de São Paulo, vamos contar um pouco mais sobre o que você pode desfrutar por aqui.

 

1. Rota Polo Turístico Cuesta

 

Vista da região Cuesta, com diversas montanhas. Foto: Polo Cuesta/Divulgação

 

A Cuesta é uma formação geográfica verdadeiramente surpreendente, que se estende pela Região Central SP.

 

Essa rota é composta por cidades como Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

 

Se você curte estar próximo da natureza, este é o lugar perfeito. A região oferece trilhas, belas cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego – tem opções para todos os tipos de experiência.

A Cuesta abrange cidades bastante acolhedoras, que unem o estilo de vida no campo com toda a aventura de esportes e passeios maravilhosos.

 

Em Avaré, fica o Camping Municipal Avaré, que comporta aproximadamente 600 barracas e está nas margens da represa de Jurumirim, o que o torna um camping de praia, superdivertido para uma aventura com os amigos.

 

A cidade de Bofete abriga a formação rochosa conhecida como “Gigante Adormecido”, que lembra a imagem de um homem deitado. Ali por perto é uma excelente área para conhecer nascentes, fazer trilhas e escaladas. Fica a dica!

 

Botucatu é outra cidade famosa da Região Central SP: é lá que fica o Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta e a Pedra do Índio, lugares que merecem a sua visita. Aqui no blog do Visite São Paulo, temos um post exclusivo sobre a cidade, com a história e locais importantes. Clique aqui para saber mais!

 

A cidade de Itatinga também é extremamente bonita e conta com um Horto Florestal realmente impressionante – são cerca de 2.163 hectares de pura natureza preservada. Por lá, ainda há o Vale das Bromélias, que fica próximo ao centro e possui 4 cachoeiras deslumbrantes. O acesso a elas é feito através de trilhas. Além de curtir a cachoeira, também é possível praticar trekking, canionismo e rapel.

 

Paranapanema possui uma Estação Ecológica encantadora, que preserva as últimas remanescentes da Floresta Latifoliada Semidecídua, além de outros animais e plantas com risco de extinção (o tamanduá-bandeira é um deles).

 

É em Pardinho que fica a Cachoeira da Turbina, com queda de 12 metros, e onde você pode fazer uma visita guiada. No local também é possível desfrutar de um café da manhã característico da roça. A Tirolesa do Gigante é outra atração imperdível: são 800 metros de comprimento, com uma vista incrível da pedra do Gigante Adormecido.

 

Pratânia é uma cidade charmosa, com muitos espaços culturais. É lá que fica o Museu da Música Tonico e Tinoco & Pedro Bento e Zé da Estrada – um lugar encantador, que conta a história das duplas. No espaço, ainda há objetos originais dos artistas.

 

A cidade de São Manuel completa a Rota Polo Turístico Cuesta e traz o Museu Histórico e Pedagógico Manoel da Nóbrega para o público. Ele é considerado um dos mais ricos do interior de Sampa e conta com mais de 4 mil peças em seu catálogo. São objetos que remontam a época da cafeicultura, porcelanas e até cristais importados.

 

2. Rota Caminhos do Tietê

 

A Rota Caminhos do Tietê é outra atração incrível para conhecer a Região Central SP. Foto: Quanto Custa Viajar/Divulgação

 

Você sabia que o Rio Tietê tem mais de 1.100 km de extensão e possui pontos limpos, passíveis de banho, pesca e passeios de barco? Pois é!

 

A Rota Caminhos do Tietê faz parte da Região Central SP e abriga cidades como Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Jaú e Mineiros do Tietê. Ufa! Bora saber mais sobre esses lugares?

 

Começando por Bariri, uma cidade pacata, que possui como atrativo o Museu Mário Fava. Ele conta a história da primeira viagem de carro entre o Brasil e os Estados Unidos, feita por três brasileiros em um carro Ford. Que aventura!

 

Em Barra Bonita, é possível fazer passeios de barco pelo Rio Tietê e ter uma visão diferenciada dele: esta parte do rio é limpa e possui uma enorme variedade de peixes. É por lá que fica o Memorial do Rio Tietê, que apresenta painéis, maquetes, equipamentos náuticos, fotos e até uma videoteca com a história deste rio tão famoso.

 

Bocaina é uma cidade bastante arborizada – o Bosque Municipal Rui Barbosa comprova isso! Ele foi formado na década de 1920 e é bastante apreciado pelos moradores e turistas. Em Bocaina, também acontece a tradicional Festa de São João Batista, no dia 24 de junho, com shows, barracas típicas, noite italiana, leilões de prendas e demais celebrações.

 

Outra cidade que faz parte da Região Central SP é Dois Córregos. Ela abriga o Mirante Serra de Brotas, que recebe ciclistas, motociclistas, jipeiros e paraquedistas durante todo o ano para a prática de esportes. Além disso, é lá que fica o cinema mais antigo do estado de São Paulo (em funcionamento), e o segundo cinema criado no Brasil. Ele ainda tem sessões semanais de filmes e é palco de oficinas culturais e peças teatrais.

 

Iacanga é uma das cidades mais importantes que compõem a Rota Caminhos do Tietê: é lá que fica o Aquário Escola Tietê, onde são trazidas várias espécies de peixes do Rio Tietê para que as crianças e adolescentes entendam a importância desse ecossistema para a manutenção e vida no estado de São Paulo.

 

Encantadora e cheia de opções para visitar, a cidade de Ibitinga é um verdadeiro charme. Ela abriga a Fazenda Voltinha, que fica aberta para visitação e tem a Trilha dos Macacos. Os turistas também costumam andar a cavalo, fazer o passeio de trenzinho com o trator e praticar boiacross no Rio São Lourenço.

 

Igaraçu do Tietê oferece praias às margens do Rio Tietê e é perfeita para banhos e brincadeiras na água. O forte da cidade é o turismo náutico e a prática de esportes aquáticos, além da pesca.

 

O maior patrimônio turístico natural de Itapuí é a “prainha”, como é conhecida pela população. O destaque fica por conta de sua beleza natural, pôr do sol deslumbrante e diversos quiosques que garantem um final de tarde gostoso em meio a água.

 

Jaú, por sua vez, abriga muitos lugares incríveis para se visitar. A Reserva Ecológica Amadeu Botelho é só o primeiro deles – também há a Fazenda Mandaguahy, seus patrimônios arquitetônicos e culturais do centro histórico e o Polo Gastronômico do  Pouso Alegre de Baixo, que encanta com seu cardápio típico.

 

Em Mineiros do Tietê, última cidade da Rota, é localizada a Represa do Rio Tietê. Lá é possível praticar pesca, camping, esportes náuticos e até tomar banho na prainha. O lugar também abriga o Parque Ecológico “Teófilo Xavier de Mendonça” Salto Dom Pedro II, o Orquidário DR e o maior complexo aquático da região: o Thermas Pacu Acqua Park.

 

Nosso estado é realmente cheio de diversidade, e a Região Central SP é algo a ser muito explorado! Já programe a sua próxima viagem e conheça uma dessas cidades incríveis de Sampa!

 

Gostou? Aqui no blog tem muito mais. Se o seu negócio é arquitetura, gastronomia e lazer, fique tranquilo! Temos dicas de todas essas áreas.

 

Fique por dentro de todo o nosso conteúdo ao nos seguir no Instagram (@visite_sp)!

 

 

Leia também:

 

Pizzas diferentes: Conheça 8 pizzarias fora do convencional

Pesca em SP: veja 3 lugares imperdíveis!