Pompeia: história e curiosidades sobre o bairro
Conhecida como a “Suíça Paulista” e a “Liverpool Brasileira”, como já destacou anteriormente o Estadão, berço de bandas famosas, antiga vila operária e atualmente um bairro superbadalado, a Pompeia carrega consigo uma robusta história de povoamento, industrialização e muita música.
Se quer saber mais a respeito, continue lendo este texto. Aqui você vai poder conferir a história deste bairro e curiosidades, como a origem do seu nome, seus apelidos e muito mais!
História e curiosidades sobre o bairro
Foto: São Paulo in Foco/Divulgação
Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o bairro da Pompeia não foi nomeado assim em homenagem à cidade de Pompeia, na Itália.
Curioso? Então, vamos começar do início.
Antigamente (até o final do século passado, mais precisamente), a cidade de São Paulo era formada por chácaras que eram vendidas à elite paulistana. Seus compradores tinham a intenção de residir nos locais e transformá-los em produções agrícolas.
Lá pela década de 1910, o dono Companhia Urbana Predial, Rodolpho Miranda, comprou vários desses lotes com a intenção de transformá-los em um bairro.
Então, ele deu a esse loteamento o nome de Villa Pompeia, em homenagem à sua esposa, Aretusa Pompéia.
E tem mais: de acordo com o site “São Paulo in Foco”, fatores climáticos como o ar puro do local, o clima ameno e a altitude fizeram com que o mais novo proprietário desse bairro o apelidasse de “Suíça Paulista”, pelo qual é chamado até hoje.
Povoamento
Foto: Sesc Pompeia/Divulgação
Ao longo do tempo, várias empresas começaram a se instalar no bairro da Pompeia, atraindo uma grande quantidade de trabalhadores.
Por ser muito distante de outras regiões mais desenvolvidas, o transporte era um problema para os operários, que precisavam andar vários quilômetros por dia.
Isso, é claro, abriu as portas para outros tipos de negócios, como armazéns, lojas e barbearias. Com o tempo, os imigrantes começaram a se instalar no bairro e construir suas próprias casas.
Pompeia e a música
Foto: Sesc Pompeia/Divulgação
“Liverpool Brasileira” é outro apelido pela qual a Vila Pompeia é muito conhecida, pois foi lá que, nos anos 60, Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias se juntaram e formaram a banda “Os Mutantes”.
Esse bairro também foi berço das bandas Made in Brazil, Tutti Frutti e o lugar onde aconteceram os primeiros shows de punk do Brasil.
Bandas como “Olho Seco”, “Inocentes” e “Cólera” se apresentaram naquelas ruas em um festival chamado “O Começo do Fim do Mundo”, no ano de 1982.
E, é claro que tanta música deixaria suas marcas. Até hoje, a Pompeia é conhecida por suas ruas badaladas, sua gastronomia diversa e seu ar boêmio, sendo, inclusive, um famoso polo de cerveja artesanal.
O bairro também conta com o Sesc Pompeia e o Teatro Bradesco, onde os visitantes e moradores locais podem sempre apreciar várias atrações culturais de encher os olhos.
Interessante, não é? Empolgado para conhecer esse bairro e se aventurar pelas suas ruas cheias de agitação e cultura?
Já que estamos falando de bairros badalados, aproveite e conheça a história e algumas curiosidades a respeito da Vila Madalena, o bairro mais boêmio de Sampa e confira também 4 lugares em São Paulo para curtir um som ao vivo.
São Paulo é o lugar certo, tanto para quem gosta de noites agitadas, cheias de muita farra, quanto para quem prefere lugares mais tranquilos, restaurantes diferenciados, esportes ao ar livre e turismo.
Se quiser ficar por dentro de tudo de bom que Sampa tem a oferecer, continue acompanhando nosso blog. Siga também nosso Instagram, o @visite_sp, e não perca nenhuma novidade!
Leia também:
Baladas em SP: 4 opções inusitadas para sair da mesmice
Bora “sextar”? Conheça 4 lugares em São Paulo para curtir