Onde correr em SP: os melhores lugares para treinar ao ar livre!
Onde correr em SP em um lugar com área verde e que ofereça um espaço adequado para fazer seus treinos?
Não é muito difícil encontrar parques na capital para isso! Vamos te mostrar aqui quatro exemplos, com diversos níveis de intensidade para você.
A corrida de rua é um dos esportes que mais tem crescido, por isso vale a pena conhecer as opções de trajetos para correr ao ar livre, aproveitando a natureza e a paisagem dos parques. Confira as nossas dicas!
1. Parque do Ibirapuera
Foto: Parque Ibirapuera/Divulgação
Se você frequenta o Parque do Ibirapuera, com certeza já notou que existem muitos corredores por lá, né? Não é à toa que o parque é considerado um dos melhores lugares para quem busca onde correr em SP.
O seu amplo espaço e a linda área verde oferecem diferentes percursos e caminhos para o atleta que deseja treinar a corrida. O principal percurso é a volta do lago, que tem uma extensão de 3 km de asfalto, sendo praticamente toda plana, facilitando para quem ainda é novato.
Mas, se você deseja realizar um treino mais intenso, então busque fazer a volta da grade que contorna todo o parque, percorrendo aproximadamente 6 km.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10) – São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 5h às 0h (aberto 24h de sábado para domingo).
2. Parque Villa-Lobos
Foto: Parque Villa Lobos/Divulgação
O parque é outro excelente ambiente para quem busca locais onde correr em SP, pois dá acesso a uma grande área verde e tem também uma ciclovia, além de quadras e campos de futebol, dando a possibilidade de praticar outros esportes!
O Parque Villa-Lobos conta com três pistas de cooper bastante amplas, permitindo fazer vários tipos de treinos de corrida, tanto de baixa quanto de alta intensidade. Você vai notar que as pistas são divididas por cores: a amarela conta com 700 metros, a vermelha possui 1.400 metros e a azul 2.100 metros.
Uma vantagem desse parque para os iniciantes é o percurso que apresenta áreas mais planas, sem tanta variação e elevação do solo.
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros, São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h.
3. Horto Florestal
Foto: Horto Florestal/Divulgação
Mais um lugar repleto de área verde, indicado para quem busca por lugares onde correr em SP. Além das trilhas para caminhada e áreas reservadas para ginástica, também conta com uma pista de cooper com 4,1 km e 5,5 km.
O desafio aqui é que você não vai correr no asfalto, mas em um solo de terra com algumas pedrinhas no caminho. Por isso, esqueça os percursos planos, porque aqui o estilo de corrida é outro!
O Horto Florestal apresenta desafios para o corredor, como uma subida mais íngreme ou um caminho que possibilita treinos mais intensos.
Você gosta de aventura? Que tal conferir este conteúdo: Paraquedas: como e onde fazer um salto radical em São Paulo
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 6h às 18h.
4. Universidade de São Paulo
Foto: USP/Divulgação
A USP é um local da cidade muito utilizado por corredores. Aos sábados, é comum encontrar pessoas correndo na área, treinando para percursos de maratona.
O mais interessante é que você pode explorar diversas possibilidades de caminhos, sem precisar ficar dando voltas nos mesmo lugares. Além disso, você também poderá treinar longas subidas, fazendo um trajeto que passa pela Faculdade de Biologia.
Endereço: No cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira: aberto das 5h às 20h. Aos sábados, das 5h às 14h.
E aí, já escolheu onde correr em SP? Lembrando que o Estado de São Paulo tem muitas áreas que você pode explorar, nós colocamos aqui só algumas das opções na capital paulista.
Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
E se você procura por coisas diferentes para fazer, que tal conferir essa dica: Turismo de aventura: conheça alguns destinos no estado!
Leia também: