Jazz em São Paulo: lugares para aproveitar o estilo musical
Dos palcos de Nova Orleans para a maior capital brasileira: ouvir um bom jazz em São Paulo pode ser o programa ideal para chamar o date para sair ou marcar um encontro com os amigos que também se arrepiam com notas do sax.
O estilo musical que nasceu nos Estados Unidos entre 1890 e 1910 ganhou o coração dos paulistanos, que contam com várias casas para apreciar shows imperdíveis ao longo de toda a semana.
Jazz em São Paulo: o começo de tudo
O gênero musical tem suas raízes na música negra americana, tendo como maior influência o Blues. O jazz demorou quase meio século para chegar ao Brasil: a Bossa Nova surgiu na década de 60, trazendo uma mistura de jazz e influências do samba brasileiro.
Mas foi nos anos 90 que o ritmo realmente desembarcou por aqui. Luís Fernando Mascaro, um baixista apaixonado por música, visitou pela primeira vez a cidade de Nova Orleans, em 1987. Ele ficou encantado com a cidade e com o estilo que embalava as suas noites, e assim decidiu recriar a sua atmosfera em São Paulo.
Mascaro voltou de sua viagem e trouxe na mala o sonho de recriar aqui tudo que encontrou por lá. Até que em 13 de dezembro de 1993 o realizou, e não poderia começar de maneira mais especial. Ninguém menos do que B.B. King inaugurou o espaço hoje conhecido como Bourbon Street!
O local é o primeiro da nossa lista para curtir um jazz em São Paulo. Vamos conhecer?
1. Bourbon Street Music Club – Moema – São Paulo
Foto: Bourbon Street Music Club/Divulgação
Aberto há quase 30 anos, é provavelmente a casa de jazz mais famosa da cidade. Além de B.B. King, já passaram por seu palco figuras como Ray Charles e Johnny Rivers.
É claro que drinks clássicos não poderiam faltar no cardápio, mas são os autorais que chamam realmente a atenção. O Bourbon Street Sweet leva uma mistura de vodka, kiwi, suco de laranja, creme de coco, Curaçau Blue e tônica.
Quem não dispensa uma comidinha enquanto ouve boa música pode experimentar a gastronomia estadunidense da região de Nova Orleans. O Woodoo Jambalaya, por exemplo, é uma espécie de paella temperada à moda creole, típica de lá.
Site: www.bourbonstreet.com.br
Instagram: @bourbon_street
Endereço: Rua dos Chanes, 127 – Moema, São Paulo – SP
2. Must Bar – Jardim Paulista – São Paulo
Foto: Must Bar/Divulgação
Tradicional na agenda dos amantes de jazz em São Paulo, o Must Bar está localizado no térreo do renomado hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.
A agenda do mês de setembro está muito especial, com destaque para o cantor e compositor SANNTS, que traz exclusivamente no dia 21 suas influências musicais em um repertório composto por artistas como John Legend, Elton John, Tim Maia, Sting, Marvin Gaye, Ray Charles e Nina Simone.
A tradicional feijoada da casa – acompanhada por muito samba! – acontece nas tardes de sábado. O menu inclui salad bar, acompanhamentos e sobremesas, além do prato principal em sua versão tradicional e vegetariana, pelo valor de R$ 115,00 por pessoa.
Instagram: @mustbar
Endereço: Alameda Santos, 1437 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
3. Madeleine Jazz Bar – Vila Madalena – São Paulo
Foto: Madeleine Jazz Bar/Divulgação
O Madeleine é um daqueles lugares que não dá vontade de sair: a pequena entrada repleta de flores da casa da Vila Madalena esconde um tesouro para os apaixonados por jazz em São Paulo.
O espaço conta com quatro ambientes distintos – lounge, mezanino, varanda e adega. O lounge é perfeito para quem quer ouvir a música mais de perto, já que é o local onde se apresentam os artistas.
No mezanino, o clima é ideal para curtir a dois, e a varanda proporciona uma vista panorâmica do bairro. A adega, que funciona no fundo do local, atrai os amantes de vinhos: a casa dispõe de mais de 100 rótulos no menu.
Site: www.madeleine.com.br
Instagram: @bar_madeleine
Endereço: Rua Aspicuelta, 201 – Vila Madalena, São Paulo – SP
Dica extra para curtir um jazz em São Paulo ainda em setembro: SESC Santo Amaro
Foto: Jazz na Kombi/Divulgação
Uma Kombi vai virar palco de jazz no próximo dia 17! Às 17h, na área de convivência do Sesc Santo Amaro, o veículo customizado abre suas portas para se transformar em um sistema de som dedicado aos apaixonados pelo gênero, que, desta vez, traz apresentação do Jackson Silva Quarteto.
O quarteto vem com um repertório de releituras de grandes nomes do Jazz e da música Brasileira como: Joe Henderson, Ari Hoenig, Wayne Shorter, Hermeto Pascoal, John Coltrane, João Donato, Chick Corea e Johnny Alf.
Site: www.sescsp.org.br/unidades/santo-amaro
Instagram: @sescsantoamaro
Endereço: Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Já sabe qual lugar vai colocar na sua programação e aproveitar muito uma noite regada a jazz em São Paulo? Conte para nós em nossa página do Instagram e veja mais dicas no blog do Visite São Paulo!