Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

24 janeiro 2023

Nenhum comentário

Início Best Destinations

Exposições em SP: algumas para você curtir na cidade!

Exposições em SP: algumas para você curtir na cidade!

Compartilhe em suas redes sociais:

O aniversário da cidade mais especial do Brasil chegou: no dia 25 de janeiro, nós celebramos os 469 anos de São Paulo, a nossa querida terra da garoa! Que tal comemorarmos visitando algumas exposições em SP?

 

Foi pensando em você, que pretende comemorar o aniversário da cidade durante a semana, de forma mais paulista possível, que nós fizemos essa lista com algumas das exposições em SP que valem a sua visita.

 

São várias opções – é certeza de que uma delas vai te encantar!

 

Fique por dentro:

 

1. Exposição da AACD no metrô de São Paulo – “Inclusão Faz Falta”

 

Foto: AACD/Divulgação

 

Promovida pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), essa exposição em SP denominada “Inclusão Faz Falta” vai até o dia 16 de fevereiro.

 

Trata-se de alguns totens de fotos de pacientes da instituição com mensagens reflexivas, que estão sendo exibidas em algumas estações do metrô de São Paulo.

 

As estações escolhidas para receber a exposição são a Luz, Santa Cruz e Sé – o objetivo é trazer visibilidade à causa das pessoas com deficiência física e levantar questionamentos para o público.

 

Bora tirar aqueles 5 minutinhos do seu dia para ler mais sobre a causa quando passar em alguma dessas estações?

 

Site: www.aacd.org.br

Instagram: @aacdoficial

 

2. Mostra Nordestern: bangue-bangue à brasileira

 

Foto: Cinemateca Brasileira/Divulgação

 

Um rolê diferente entre as exposições em SP é visitar a Cinemateca Brasileira e curtir os títulos nordestinos que estão sendo exibidos por lá.

 

A programação é gratuita e traz filmes com a temática do cangaço brasileiro para exibição e discussão.

 

Veja quais títulos serão exibidos e os horários:

 

Quinta-feira, 26 de janeiro

 

18h – Memória do Cangaço

 

Sinopse: Entrevistas com alguns sobreviventes da luta no sertão. Depoimentos do Cel. Rufino, matador confesso de 20 cangaceiros, e do cabo Leonício Pereira, que cortava as cabeças dos cangaceiros “para que fossem tiradas fotografias”. Sob uma ótica médica, o diretor do Museu de Antropologia da Bahia tenta explicar a predisposição criminal dos cangaceiros a partir de características físicas de seus integrantes. E os próprios cangaceiros explicam seus motivos para terem se juntado ao bando.

 

Os últimos cangaceiros

 

Sinopse: Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho.

 

20h – A morte comanda o cangaço

 

Sinopse: No interior do Ceará, em 1929, o camponês Raimundo Vieira tem sua fazenda atacada pelo bando do cangaceiro Silvério, a mando do Coronel Nesinho, padrinho do criminoso.

 

Determinado a conseguir sua vingança, Vieira reúne alguns homens de confiança e sai à caça do bando para extinguir o cangaço com as próprias mãos.

 

Sexta-feira, 27 de janeiro

 

18h – Menino de engenho

 

Sinopse: 1920, na Paraíba. Ao ficar órfão, um menino passa a ser criado por seu avô e tios, ricos proprietários rurais, em um engenho de cana-de-açúcar. Lá ele testemunha a chegada de um novo tempo, com o advento das modernas usinas de açúcar e as transformações econômicas e sociais em seu entorno.

 

20h – Sertânia

 

Sinopse: Quando o bando de Jesuíno invade a cidade de Sertânia, Antão é ferido, preso e morto. O filme projeta a mente febril e delirante de Antão, que rememora os acontecimentos.

 

Sábado, 28 de janeiro

 

16h – A mulher no cangaço

 

Sinopse: Documentário sobre algumas das mais de 50 mulheres que estiveram no cangaço. Destaque para Dadá, Cila e Adilia. Dadá relembra o dia em que foi raptada por Corisco. Cila conta que teve que doar o filho, cujo parto foi feito por Maria Bonita, pois não dava para criar um bebê devido a peregrinação do bando pelas caatingas e sertões. Adilia conta que encontrou na companhia do marido, Canário, a liberdade que o pai lhe negava.

 

19h – A musa do cangaço

 

Sinopse: Visão interna do cangaço feita por Dadá, companheira de Corisco, subtenente do grupo de Lampião. Ela presta um depoimento sobre sua vivência entre os cabras de Lampião, “o rei do cangaço”, destacando sua forma de organização como grupo, o modo de comportamento, a luta pela sobrevivência, os códigos de honra, as táticas de guerrilha aplicadas e os amores dos cangaceiros.

 

O cangaceiro

 

Sinopse: O bando de cangaceiros do capitão Gaudino semeia o terror pela caatinga nordestina. Num de seus ataques ele rapta a professora Olívia, mas ele e o seu braço direito, o valente Teodoro, ficam atraídos pela bonita cativa e a discórdia se instaura no bando.

 

A retirada de ingressos se inicia 1h antes do início da sessão.

 

Site: www.cinemateca.org.br

Instagram: @cinemateca.brasileira

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP

 

3. UP Time Art Gallery – Exposição Uni-versos no Shopping Light

 

Foto: Shopping Light/Divulgação

 

Gratuita e aberta ao público, dentre as exposições em SP, temos a denominada “Uni-versos”, que chega ao Shopping Light e vai até o dia 7 de março.

 

A exposição tem o propósito de mostrar o diálogo entre a poesia e o universo da imaginação, e apresenta o melhor da arte contemporânea.

 

São obras onde os artistas demonstram as mais diversas formas com que cada um deles enxerga o seu próprio universo.

 

O evento também faz um papel social interessante, uma vez que 10% do valor do acervo será revertido para a “SP Invisível”, que trabalha com pessoas em vulnerabilidade social.

 

E aí? Que tal acompanhar as exposições em SP e ainda fazer parte de uma ação tão incrível?

 

Site: www.uptimegallery.com

Instagram: @uptimeartgallery

Endereço: R. Cel. Xavier de Toledo, 23 – República, São Paulo – SP

 

4. Exposição sobre 469 anos da cidade de São Paulo

 

Foto: Shopping Light/Divulgação

 

A exposição em SP, em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), se denomina “São Paulo em Photos” e acontece no Shopping Light.

 

A curadoria é do produtor cultural Maurício Coutinho e a mostra está em exibição até o dia 31 de janeiro.

 

Nela, é possível observar imagens que contam um pouco mais da história da cidade, incluindo pontos turísticos principais da metrópole, como os prédios, hotéis e restaurantes icônicos, o Theatro Municipal de São Paulo e até a Galeria do Rock.

 

Vale colocar na sua lista de exposições em SP esse mês, viu? Com tantos momentos marcantes e diversas histórias que só São Paulo tem, a exposição é linda e salta aos olhos de todos os que passam no Shopping Light.

 

Site: www.oshoppinglight.com.br

Instagram: @shoppinglightoficial

Endereço: R. Cel. Xavier de Toledo, 23 – República, São Paulo – SP

 

5. “O Fantástico Mundo Marinho” – Mais Shopping – São Paulo

 

Foto: Mais Shopping/Divulgação

 

Uma das exposições em SP que chegou ao Mais Shopping, em Santo Amaro, se intitula “O Fantástico Mundo Marinho” e não carrega esse título à toa – lá, estão sendo exibidas (em réplicas) sete espécies de animais em tamanhos que chegam a até 10 metros de comprimento!

 

Criada com a ajuda de biólogos e artistas plásticos, a exposição traz réplicas de animais como a Baleia-Cachalote e o Tubarão-Baleia à visão do público.

 

Só isso já é incrível, mas fica mais legal ainda: os animais se movem e imitam os sons reais das espécies através de efeitos robóticos.

 

O evento é gratuito, e acontece até o dia 12 de fevereiro, de segunda a sábado das 10h às 22h e, aos domingos, das 12h às 18h.

 

Site: www.maisshopping.com.br

Instagram: @maisshopping

Endereço: R. Amador Bueno, 229 – Santo Amaro, São Paulo – SP

 

E aí? Partiu conhecer essas exposições em SP e de quebra comemorar o aniversário da cidade com estilo?

 

O Visite São Paulo te mantém informado sobre todas as novidades e dicas do estado de São Paulo. Nosso Instagram (@visite_sp) também é recheado de sugestões de rolês!

 

Leia mais:

 

Bares na Pompeia: 4 lugares para curtir bastante!

Beach clubs: conheça 3 opções imperdíveis no litoral de São Paulo