Exposições em outubro: 3 dicas para visitar!
O mês de outubro chegou com uma série de exposições incríveis em São Paulo. Você pode conferir uma rica programação cultural espalhada pela cidade!
A seguir, vamos te contar três exposições e, o mais legal, todas proporcionam acessibilidade para garantir que todos possam aproveitar essas experiências!
O MIS recebe a exposição “Terror no Cinema”
Foto: Terror no Cinema Exposição/Divulgação
O Museu da Imagem e do Som, conhecido como MIS, anunciou uma exposição assustadora com abertura marcada para o Halloween, dia 31 de outubro.
Para aqueles que adoram um bom susto, esta é uma oportunidade única. O “Terror no Cinema” vai explorar momentos icônicos dos clássicos filmes: Psicose (1960), O Exorcista (1973), Tubarão (1975), O Iluminado (1980), Sexta Feira 13 (1980), O Silêncio dos Inocentes (1991), A Bruxa de Blair (1999), e muitos outros.
Além de arrancar alguns sustos dos visitantes, criando uma atmosfera com estímulos sonoros, visuais e olfativos, de forma lúdica e inesquecível.
Mas e quanto à acessibilidade? O MIS se destaca por sua preocupação em promover um ambiente ideal para todas as pessoas.
O museu possui rampas de acesso, elevadores, piso tátil e banheiros adaptados para garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar com facilidade as exposições. Além disso, o MIS oferece serviços de guias-videntes, audiodescrição e visitas direcionadas para o público com deficiência.
Se você é um amante de filmes de terror e deseja vivenciar o Halloween de uma maneira única, o MIS é uma excelente opção, onde todos são bem-vindos.
Site: www.mis-sp.org.br
Instagram: @mis_sp
Quando? De 31 de outubro a 4 de novembro
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
Ei, que tal conferir esta dica: Quem diz que o Museu é coisa antiga, não conhece essas 4 opções!
Estação Mogi das Cruzes recebe a “Mogi em Cores”
Foto: Exposição Mogi em Cores/Divulgação
A Estação Mogi das Cruzes, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, é o local que abriga a exposição “Mogi em Cores”, que celebra a riqueza cultural dessa cidade localizada no estado de São Paulo.
A “Mogi em Cores” vai expor uma sequência de fotos antigas da estação e do seu entorno no século 19, colorizadas digitalmente pela prefeitura do município, que possui todo o acervo de fotografias.
Mas essa faz parte das exposições que são acessíveis? Sim, a CPTM possui rampas de acesso, elevadores e outros recursos para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Se você planeja visitar a exposição “Mogi em Cores” na Estação Mogi das Cruzes, pode ir com tranquilidade, pois a acessibilidade está presente no local. Afinal, a arte e a cultura devem ser apreciadas por todos.
Site: www.cptm.sp.gov.br/Pages/Home
Quando? De 28 de agosto a 30 de outubro
Endereço: Praça Sacadura Cabral – Centro, Mogi das Cruzes – SP
Que tal também conferir esta dica: Planetário em SP: 3 lugares para você observar as estrelas!
Japan House recebe a “Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka”
Foto: Japan House/Divulgação
A exposição traz diversos objetos feitos em miniatura que mostram situações do dia a dia. Pela primeira vez na América Latina, o trabalho do fotógrafo Tatsuya Tanaka apresenta a paisagem e cultura do Japão por meio do ‘mitate’, conceito tradicional japonês que sugere novas interpretações para objetos do cotidiano.
Você vai poder observar belíssimas representações de cenas retratadas com mudanças de perspectiva e escala. Ao todo são 37 obras criadas com diversos objetos e essa é uma das exposições que com certeza vai te surpreender!
A Japan House possui uma arquitetura acessível para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, tendo inclusive um selo de acessibilidade arquitetônica.
Site: www.japanhousesp.com.br/japao-em-miniaturas-tatsuya-tanaka
Instagram: @japanhousesp
Quando? Iniciou em maio e vai até o dia 15 de outubro
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP
Portanto, à medida que você explora as exposições de outubro em São Paulo, leve em consideração não apenas as obras de arte e as experiências culturais que você encontrará, mas também a acessibilidade que esses locais oferecem.
Afinal, a beleza da cultura é que ela deve ser compartilhada por todos, independentemente de suas necessidades individuais. Aproveite essas exposições e mergulhe no mundo da arte com inclusão e acessibilidade em mente.
Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
Leia também: