Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Comida paulista: confira onde comer os clássicos de SP!

Compartilhe em suas redes sociais:

Apesar do estado de São Paulo ser plural e ter uma infinidade de pratos e fusões gastronômicas de diversos países, temos também os pratos típicos e famosos de comida paulista!

 

São iguarias que vão desde cuscuz até sandubas fartos e com muito recheio. Nós sabemos que Sampa nos traz infinitas possibilidades, e no quesito gastronomia do estado, não poderia ser diferente.

 

Bora conhecer quatro pratos e onde provar cada um deles?

 

1. Virado à paulista no Merenda da Cidade – Centro Histórico

 

Prato com arroz, feijão, ovo, farofa, linguiça, purê de banana, com um suco e uma porção de couve em tiras servidos ao lado. Foto: Merenda da Cidade/Divulgação

 

O Virado à Paulista é um dos clássicos da comida paulista. Os restaurantes costumam servi-lo às segundas-feiras.

 

A origem do prato é atribuída aos bandeirantes, que durante as expedições procuravam estratégias para ter uma comida fácil de conservar e transportar.

 

Por isso o feijão, a farinha de milho e o toucinho de porco se tornaram comuns. Eram todos colocados juntos no transporte e na hora de cozinhar. Adivinhe o que acontecia? Se transformava num baita virado de feijão engrossado com farinha de milho, bem recheado com pedaços de toucinho.

 

Daí vem o nome. Com o tempo vieram os incrementos que montam a receita moderna: arroz, bisteca, couve refogada, ovo frito, torresmo, linguiça e até banana frita.

 

Assim nasceu o Virado à Paulista, que você pode provar no incrível restaurante Merenda da Cidade. Ele foi fundado pela Janaína Rueda, uma das responsáveis pela Casa do Porco, considerado um dos melhores restaurantes do mundo.

 

Instagram: @merendadacidade

Endereço: R. Epitácio Pessoa, 98 – República, São Paulo – SP

Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 12h às 15h30 para almoço e das 19h às 23h para jantar

 

2. Tradicional Bauru no Ponto Chic – Largo do Paiçandu

 

O sanduíche Bauru é outro clássico da comida paulista. Ele leva rosbife, picles, tomate e queijo derretido, tudo isso servido dentro de um pão francês crocante. Foto: Ponto Chic/Divulgação

 

Um dos pedidos mais tradicionais das lanchonetes brasileiras é o sanduíche Bauru. A versão original não levava presunto, como muitos pensam. O clássico é feito com pão francês de casquinha crocante e recheado com uma mistura de queijos derretidos, rosbife, tomate e pepino em conserva.

 

Depois de um certo tempo, o rosbife começou a ser substituído pelo presunto e tomou a forma como é conhecido hoje. Assim surgiu mais uma comida paulista típica.

 

Se você quiser experimentar o sanduba, seu destino é o Ponto Chic, que fica no Largo do Paiçandu. O local é famoso pela qualidade do sanduíche e vale a pena cada mordida!

 

Site: www.pontochic.com.br

Instagram: @pontochicsp

Endereço: Lg. do Paissandú, 27 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 12h às 20h e aos sábados de 12h às 18h.

 

3. Bolinho caipira no Bar Coronel –  São José dos Campos

 

Porção de bolinhos feito com farinha de milho e recheio de carne são servidas no Bar do Coronel. Ao fundo um vidro de pimenta e ao lado um copo com cerveja acompanham a porção. Foto: Bar Coronel/Divulgação

 

Quando falamos de comida paulista, não podemos deixar de explorar os bolinhos caipiras típicos da região do Vale do Paraíba.

 

Eles estão presentes em quase todas as lanchonetes da região e têm surgido com os mais inusitados recheios.

 

A base original é simples: uma massa feita com farinha de milho, recheada com linguiça e frita.

 

Com o tempo, outros recheios, principalmente o de carne moída, foram ganhando destaque pelas cidades de SP.

 

Em São José dos Campos é possível provar estes bolinhos no Bar Coronel. No local também é possível conferir outras variações de pequenos quitutes da região, em uma elegante atmosfera de boteco gourmet.

 

Veja também: Bares no Itaim Bibi: 4 opções para tomar bons drinks! 

 

Site: www.barcoronel.com.br

Instagram: @barcoronel

Endereço: R. Francisco Rapahel, 298 – Centro, São José dos Campos – SP

Horário de atendimento: Segunda à sábado das 11h às 23h.

 

4. Cuscuz Paulista no Compadre – Vila Guilherme

 

Tabuleiro de cuscuz paulista com ovos, azeitonas, ervilha, e outros ingredientes é servido no restaurante O Compadre. Foto: O Compadre/Divulgação

 

O cuscuz tem uma origem bem distante, no Oriente Médio. O cuscuz marroquino, aquele feito com sêmola de trigo, era a comida tradicional dos mouros que dominaram Portugal por muitos séculos. Quando se foram, deixaram o cuscuz como uma tradição nas terras lusitanas.

 

Os portugueses, por sua vez, trouxeram a iguaria ao Brasil e aqui ela sofreu uma adaptação. É quando entra o milho como base do cuscuz.

 

É comum que se apontem os tropeiros como criadores da versão paulista, pois deixaram a farinha de milho e carnes salgadas todas misturadas durante o transporte. Na hora de cozinhar, se tornava um belo cuscuz de milho bem recheado.

 

Assim foi surgindo o cuscuz paulista, que foi ganhando diversos componentes e algumas versões do mesmo trazem mais de 10 ingredientes na receita.

 

No restaurante O Compadre é possível encontrar essa típica comida paulista, no formatinho quadrado, com azeitona, ervilha, milho, ovos e muito mais.

 

Site: www.compadre.com.br

Instagram: @ocompadre

Endereço: Av. Otto Baumgart, 500 (Estacionamento Shopping Lar Center) – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Horário de atendimento: De segunda a sábado das 12h às 16h para o almoço e das 19h às 23h para jantar. Aos domingos das 12h às 17h.

 

 

5. Sanduíche de Mortadela no Bar do Mané – Mercado Municipal de São Paulo

 

O sanduíche de mortadela é uma típica comida paulista. Fartas fatias de mortadela e um pedaço de queijo derretido são servidos em um pão francês fresquinho. Foto: Bar do Mané/Divulgação

 

Por último, mas não menos importante, temos o clássico sanduba de mortadela! Ele surgiu na década de 1930 e foi ganhando seu espaço ao longo do tempo, conquistando primeiros os funcionários, que viam nele uma possibilidade barata e farta de alimentação. Depois começou a chamar atenção dos visitantes e foi ganhando o coração dos paulistas.

 

Ele é montado com generosas camadas de mortadela Bologna Ceratti, um pão francês fresquinho e para finalizar e equilibrar todos os sabores aquele toque de queijo derretido no final!

 

O sanduíche chega a ter até 300g de mortadela e os visitantes também podem acrescentar outras iguarias para complementar ainda mais. Um lanche perfeito para os dias de muita fome!

 

Você pode experimentar essa comida paulista saborosa no Bar do Mané, que fica no “Mercadão”, localizado no Centro da capital paulista.

 

Site: www.bardomane.com.br

Instagram: @bardomane

Endereço: Rua da Cantareira, Rua E, 306 – Box 14 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP

Horário de atendimento: De segunda a sábado, das 5h30 às 17h e aos domingos das 6h às 15h.

 

Esses são só alguns exemplos da comida paulista. Existem muitas regiões no estado de São Paulo, e cada uma tem as suas preparações típicas. Mais uma curiosidade interessante: a famosa caipirinha também é daqui, da cidade de Piracicaba!

 

Não deixe de saborear os pratos típicos desse estado que tem tanto a nos oferecer com gastronomia, turismo e cultura!

 

Gostou dessas dicas? Então confira outros conteúdos de restaurantes, bares, exposições e atrações em São Paulo aqui no nosso Blog e no nosso perfil do Instagram.

 

 

Leia mais: