Comida exótica: saiba onde comer em São Paulo
São Paulo é uma cidade rica em cardápios raros. Com opção de comer preparações de qualquer parte do mundo, há desde restaurantes africanos às opções de comida vietnamita.
Conheça alguns dos restaurantes de comida exótica na cidade.
Foto: Restaurante Miss Saigon/Divulgação
O que são comidas exóticas?
Exótico é a palavra que usamos para nos referir a tudo que é estranho à nossa cultura.
Todas as manifestações culturais que são raras no cotidiano brasileiro podem ser consideradas exóticas aos nossos olhos.
Onde encontrar comida exótica em São Paulo
Nossos petiscos – e por sinal fizemos um guia de locais que servem rodízio de petiscos -, é onde mais temos o encontro de diferentes culturas em poucas bocadas. A polenta frita, bolinhos de arroz, torresmo e bolinhos de bacalhau são apenas alguns exemplos.
Porém, por mais que o Estado de São Paulo, principalmente a capital, seja uma cidade erguida com influências de imigrantes de todo o planeta — que inclui europeus, africanos e orientais — há muitas culinárias destas regiões que ainda são raríssimas.
Por isso, escolhemos 5 restaurantes de comida exótica para você conhecer mais da gastronomia internacional sem ter que viajar para fora do Brasil.
Foto: Restaurante Biyou’Z/Divulgação
Culinária Tailandesa no Mestiço — Consolação — São Paulo
Foto: Restaurante Mestiço/Divulgação
Coordenado pela Chef Ina de Abreu, o Mestiço traz a culinária tailandesa com temperos e ingredientes bem brasileiros. Dentre as inspirações desta mescla, está principalmente a comida baiana.
É comida exótica com um pé nas nossas próprias tradições. O prato Ipanema é um filé de Namorado ao molho de laranja com gengibre e guarnecido com espinafre e palmito pupunha grelhado.
Já o mais conhecido da casa é o Krathong-thong, uma cestinha tailandesa bem crocante que é recheada de frango, milho e especiarias.
Site: www.mestico.com.br
Instagram: @restaurante_mestico
Endereço: Rua Fernando de Albuquerque, 277 — Consolação, São Paulo – SP
Culinária Vietnamita no Miss Saigon — Moema — São Paulo
Foto: Restaurante Miss Saigon/Divulgação
O sul do Vietnã é conhecido pela leveza de seu cardápio. Saudável, é marcante pela presença de ingredientes frescos, pouca gordura e muito uso de ervas. Esta culinária de comida exótica da Ásia é a base do Miss Saigon.
A preparação acima é típica do Miss Saigon: lula recheada com carne suína e cogumelo, acompanhada de arroz.
Porém, a casa também prepara sabores autênticos e exóticos também para os veganos. É o Mix Chai, o Tofu com capim santo, mix de legumes com cogumelo, salada de mamão verde e rolinho vegano.
Site: www.misssaigon.com.br
Instagram: @misssaigonbr
Endereço: Rua Mourato Coelho, 1223 — Pinheiros, São Paulo – SP
Culinária Indiana e vegetariana no Gulab Hari – Consolação – São Paulo
Foto: Restaurante Gulab Hari/Divulgação
A gastronomia indiana, com seus temperos fortes, é a inspiração do Gulab Hari. O restaurante fica próximo à Avenida Paulista e é uma referência de comida vegetariana, que — de acordo com o próprio restaurante – corresponde a 80% de seu público.
A cozinha é autoral, assinada pela Chef Nrihari Devi. É do cardápio da casa, por exemplo, o Massala Beans, uma preparação que se assemelha a nossa feijoada, porém com ingredientes veganos. É acompanhado de arroz aromático, farofa de semolina com gengibre, couve e croquetes de mandioca.
Uma ótima opção de comida exótica para quem não come carne.
Site: www.www.gulabhari.com.br/2017
Instagram: @gulabhari
Endereço: Rua Antônio Carlos, 429 — Consolação, São Paulo – SP
Culinária camaronesa no Biyou’Z Gastronomia Africana – Campos Elíseos – São Paulo
Foto: Restaurante Biyou’Z/Divulgação
Localizado no Campos Elíseos, o Byou’Z é um restaurante de comida exótica cuja base é a culinária camaronesa. Seu cardápio é autoral e assinado pela Chef Melanito Biyouah. Apesar de boa parte dos pratos serem tradicionais de Camarões, há forte inspiração de outros países africanos no cardápio.
Encontramos, por exemplo, sabores típicos de países como Nigéria, Senegal e Congo. Trata-se do resultado de uma grande pesquisa da chef para reunir as heranças gastronômicas destes países.
Uma das opções de menu é o Ndole. No Byou’Z, uma típica preparação camaronesa que é adaptada. Uma pasta de amendoim é cozida com folho de boldo e é servida com camarão e banana da terra (ou inhame).
Site: www.biyouzrestauranteafricano.com.br
Instagram: @biyouzgastronomiaafricana
Endereço: Alameda Barão de Limeira, 19 — Campos Elíseos, São Paulo – SP
Culinária escandinava no Svanen – Campo Belo – São Paulo
Foto: Restaurante Svanen/Divulgação
Coordenado por Vera Jacobsen, o Svanen é ligado ao Clube Escandinavo – organização sem fins lucrativos que promove a cultura escandinava -, também responsável pela feira escandinava que acontece em novembro no bairro Pinheiros.
Nele, encontramos inúmeras bebidas e uma boa comida exótica dos países escandinavos, desde cervejas tradicionais às bebidas mais fortes. O Svanen serve o Smörgåsbord, uma tradição suíça que consiste em diversos pratos que incluem desde peixes à charcutaria.
Instagram: @svanenbr
Endereço: Rua Morais De Barros, 1009 — Campo Belo, São Paulo – SP
Há muita comida exótica em São Paulo para explorar!
Há vários outros restaurantes que oferecem cardápios com comidas exóticas aos paulistas. A grande vantagem de São Paulo é reunir tantas culturas em um único lugar.
E não mencionamos apenas culturas estrangeiras, mas também a grande reunião de tribos. Você pode, por exemplo, encontrar vários bares temáticos de cultura geek, ou então lugares feitos especialmente para os amantes de futebol e até mesmo até para os apaixonados pelo rock!
Gostou das nossas dicas? Conheça mais sobre elas e de várias outras no Portal Visite São Paulo ou em nosso perfil do Instagram. Não perca nada, siga-nos por lá!