Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

29 agosto 2022

Nenhum comentário

Início Best Destinations

Comer fondue: conheça 4 lugares no estado de São Paulo

Comer fondue: conheça 4 lugares no estado de São Paulo

Compartilhe em suas redes sociais:

Uma frente fria vem aí! Que tal se planejar e descobrir ótimos restaurantes para comer fondue, já que o calor vai dar adeus por alguns dias no estado?

 

Mãos segurando um garfo espetando alimentos para misturar no fondue de queijo em cima da mesa.

 

Essa iguaria é uma das preferidas no inverno, e inclusive, tem a sua origem por conta dele! Bem, pelo menos uma de suas versões.

 

Nas regiões montanhosas da Suíça, o frio intenso impedia os seus moradores de descer para buscar mantimentos na cidade.

 

Passaram então a reaproveitar os restos do que sobrava: o queijo! Como a maioria das famílias camponesas vivia da sua produção, misturavam as sobras de queijo até derreter, criando um creme perfeito para mergulhar pedaços de pão.

 

Se a versão é a correta, não temos certeza, mas é  fato que o fondue se tornou uma das melhores formas para aquecer o coração no frio em diversos países no mundo.

 

Passeamos pela capital e em algumas cidades do estado e criamos uma lista de lugares especiais para comer fondue. Confira!

 

1. Ludwig Restaurant – Campos do Jordão – São Paulo

 

Fachada do Ludwig Restaurant, um dos lugares para comer fondue em São Paulo.

Foto: Ludwig Restaurant/Divulgação

 

A primeira opção da nossa lista é para aqueles que podem tirar alguns dias ou o final de semana para dar um pulo em Campos do Jordão. A cidade, que exala influência suíça por todos os cantos, não poderia ficar de fora!

 

São inúmeros os restaurantes especializados na iguaria, mas comer fondue pode se tornar uma verdadeira experiência no Ludwig Restaurant.

 

Todo o ambiente do restaurante é bastante aconchegante, com uma bela decoração e possuindo um clima romântico e familiar. Além disso, alguns dos principais elogios feitos ao local são a recepção e o excelente atendimento aos clientes – o que, com certeza, faz a experiência ser ainda melhor!

 

Além dos fondues tradicionais, lá você encontra o “Bourguignonne”, feito com filé mignon preparado num azeite especial extraído das sementes de uva e servido com diversos acompanhamentos.

 

Os doces também fazem muito sucesso! O fondue Toblerone teve a sua receita aprovada pela Tobler na Suíça em 2005, sendo há quase 10 anos um dos sucessos do Ludwig.

 

Site: www.ludwigrestaurant.com.br
Instagram: @ludwigrestaurantoficial
Endereço: Rua Aristides de Souza Mello, 50 – Capivari, Campos do Jordão – SP

 

2. Era Uma Vez Um Chalezinho – Morumbi – São Paulo

 

Foto de cima de uma mesa, com uma panela de queijo, cesta de pães e pratos em volta com alimentos para misturar.
Foto: Era uma vez um Chalezinho/Divulgação

 

Quando falamos em comer fondue, o Era uma vez um Chalezinho é uma das casas mais lembradas pelos paulistanos. O local serve rodízio durante o ano todo!

 

Você pode comer à vontade, diversas opções com queijo, carne, filé mignon, frango, carne suína e camarão. Dentre os doces, destaque para a seleção Lindt, leite ninho e a versão de Nutella.

 

Esse ano, lançaram uma versão vegana totalmente exclusiva! Boa notícia para esse público que antes ficava excluído das comemorações, não é verdade?

 

O Fondue Incrível by Chalezinho é preparado com queijos especiais veganos e finalizado com tomate e manjericão. Tem como acompanhamentos produtos veganos da linha Incrível: minikibe, isca de peixe, empanadinho de frango, salsichinhas veganas, tomatinhos sweet grape e brócolis!

 

Ficou curioso? Faça a sua reserva no site! O restaurante costuma ficar bem cheio nos dias mais frios.

 

Site: www.chalezinho.com
Instagram: @chalezinho
Endereço: Rua Itapimirum, 11 – Morumbi, São Paulo – SP

 

3. Praça São Lourenço – Vila Olímpia – São Paulo

 

Foto do interior da Praça São Lourenço, um dos lugares para comer fondue em São Paulo.
Foto: Praça São Lourenço/Divulgação

 

Quer comer fondue em um espaço rodeado de jabuticabeiras, palmito imperial e figueiras? O Praça São Lourenço é um restaurante super charmoso da Vila Olímpia. O local ainda conta com um lago de carpas, teto retrátil e iluminado por um varal de luzes e velas em todas as mesas para embalar o jantar romântico.

 

Para aquecer os dias mais frios, o público pode contar com os diversos aquecedores à gás espalhados pelo espaço.

 

Até o dia 30 de setembro, a casa conta com seu já tradicional cardápio de fondues. O menu é composto tanto por opções salgadas quanto doces.

 

Uma das recomendações da gerente da casa é o fondue de Chorizo e Queijo, que acompanha chorizo e angus grelhado (300g) e fatiado com a fondue clássica de queijo (com emmental, gruyére, estepe e chardonnay).

 

De sobremesa, o especial da casa de chocolate ao leite com caramelo e flor de sal da marca Danke, ganha os corações dos clientes. Ele acompanha morango, banana, uva, mini choux, waffle e financier de coco (bolinho).

 

Site: www.pracasaolourenco.com.br

Instagram: @pracasaolourenco
Endereço: Rua Casa do Ator, 608 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

 

4. Florina – Campo Belo – São Paulo

 

Interior do restaurante Florina, com cadeiras e mesas, além de janelas num ambiente claro.
Foto: Florina/Divulgação

 

Na nossa lista de lugares para comer fondue, não poderia faltar um local tipicamente suíço, não é mesmo? O Florina serve, desde 1995, especialidades da culinária dos Alpes e receitas de família trazidas pela Sra. Rosalie, natural da cidade de Berna.

 

O menu de fondues tem boas opções como o de queijos gruyère e emmental e uma versão com adicional de trufas que dão um toque especial para quem gosta da iguaria.

 

Para os amantes de carne, a opção cortada em lâminas finas é servida em caldo quente de legumes com vinho branco e molhos variados.

 

Todos os fondues vêm acompanhados de frios Viande des Grisons, uma espécie de carne seca suíça; Landjaeger, uma linguiça semi-seca que lembra o nosso tradicional salame; e Lyoner, um embutido parecido com a mortadela.

 

Site: www.florina.com.br
Instagram: @florinacozinhasuica
Endereço: Rua Cristóvão Pereira, 1220 – Campo Belo, São Paulo – SP

 

E, aí, qual dos restaurantes para comer fondue você mais gostou de conhecer? Já programou sua visita para o final de semana?

 

Aqui no blog do Visite SP, você sempre fica por dentro de novidades e outras dicas para aproveitar todo o estado. Compartilhe o texto e confira tudo em nosso site!