Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

11 maio 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Bairro de Pinheiros: conheça a história e lugares da região!

Bairro de Pinheiros: conheça a história e lugares da região!

Compartilhe em suas redes sociais:

O bairro de Pinheiros, localizado na Zona Oeste, é um dos mais badalados da cidade de São Paulo. A área conta com diversos tipos de bares, restaurantes, lojas e espaços culturais.

 

Tudo isso atrai pessoas de todas as partes da cidade para esta região tão conhecida da capital.

 

Mas você conhece o bairro de Pinheiros? Saiba que este local tem uma história rica e interessante, que vamos te contar a seguir. Confira!

 

História do bairro de Pinheiros

 

Trabalhadores caminhando pelo bairro no século XIX quando o local composto por fazendas e chácaras que produziam alimentos para a cidade de São Paulo.Foto: Foto UOL/Divulgação

 

Esta região, no século XIX, era muito diferente do que vemos hoje. Nesta época, o bairro de Pinheiros era composto por fazendas e chácaras que produziam alimentos para a cidade de São Paulo.

 

Somente a partir da década de 1920, com o processo de urbanização, que este bairro se transformou em um importante local para a atividade comercial, especialmente com a chegada da imigração japonesa.

 

Atualmente, Pinheiros é um dos bairros mais antigos e bem estruturados de São Paulo e por lá podemos encontrar comércios de alto padrão.

 

Ei, você quer saber a história do Bairro da República? Clique no link para descobrir!

 

Principais avenidas em Pinheiros

 

Ao longo das décadas, a região passou por muitas mudanças com a construção de famosas avenidas, como a Faria Lima e a Rebouças.

 

O bairro de Pinheiros também faz divisa com outros importantes bairros, como: Jardim Paulistano, Vila Madalena, Alto de Pinheiros e Cidade Jardim, sendo assim um grande centro comercial e financeiro da cidade.

 

Por conta disso, e pela sua localização privilegiada, se tornou uma área que abriga muitas empresas, como startups de diferentes segmentos, escritórios de advocacia, consultorias, agências de publicidade e muito mais.

 

Outra parte importante deste bairro é a Rua dos Pinheiros. Conhecida por sua atmosfera descontraída e boêmia, por lá você vai encontrar ótimos restaurantes e bares, que oferecem opções para todos os gostos.

 

Importante centro cultural e artístico

 

O bairro de Pinheiros se tornou um importante centro cultural. Isso aconteceu entre os anos 1980 e 1990, quando o bairro atraiu artistas e intelectuais, que se instalaram na região e ajudaram a criar uma atmosfera diversificada.

 

Hoje, o bairro de Pinheiros continua sendo um importante centro de cultura e arte de São Paulo, com uma grande variedade de espaços culturais, galerias, teatros, cinemas, livrarias e espaços para eventos.

 

Falando em arte, confira esta dica: Arte em SP: conheça os principais grafiteiros e murais na capital!

 

O que fazer no bairro de Pinheiros?

 

O bairro de Pinheiros também é um grande centro gastronômico de São Paulo, com restaurantes de diferentes estilos e sabores.

 

E, por ser uma região muito movimentada e diversificada, você encontrará muitas opções de lazer, cultura e entretenimento para fazer por lá. Vamos te contar alguns!

 

1. Instituto Tomie Ohtake

 

Prédio do Instituto Tomie Ohtake é formado por curvas e tem as cores roxo e azul. Na parte mais de cima do prédio tem o formato de um cilindro. Foto: Instituto Tomie Ohtake/Divulgação

 

O Instituto Tomie Ohtake foi inaugurado em 2001 e leva o nome da renomada artista plástica japonesa-brasileira Tomie Ohtake, muito reconhecida por suas obras abstratas e coloridas.

 

O espaço é dedicado à divulgação da arte contemporânea, por meio de exposições, mostras, palestras, debates e outras atividades culturais.

 

A programação do instituto é diversificada e busca contemplar diferentes expressões artísticas, incluindo pintura, escultura, fotografia, design, arquitetura e novas mídias.

 

Este é um lugar imperdível localizado no bairro de Pinheiros!

 

Site: www.institutotomieohtake.org.br

Instagram: @institutotomieohtake

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo – SP

Horário: De terça a domingo, das 11h às 20h.

 

2. Galeria Millan

 

A Galeria Millan fica no Bairro de Pinheiros e tem a estética "clean" em uma casa retangular toda branca, com algumas janelas de vidro na parte superior. Foto: Galeria Millan/Divulgação

 

A Galeria Millan é uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil. Apresenta obras de uma série de artistas brasileiros e internacionais, como Paulo Monteiro, Luiz Zerbini, Marepe e Rivane Neuenschwander.

 

Além das exposições, você também pode participar de eventos, como lançamentos de livros e palestras.

 

Site: www.millan.art

Instagram: @_millan.art

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1360/1430 – Pinheiros, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h. E aos sábados, das 11h às 15h.

 

3. Sesc Pinheiros

 

O Sesc do bairro de Pinheiros fica em um edifício todo espelhado que tem algumas árvores na frente. Foto: SESC Pinheiros/Divulgação

 

O Sesc Pinheiros é um importante centro cultural e esportivo presente no bairro de Pinheiros, que oferece uma ampla variedade de atividades e serviços para toda a comunidade.

 

O espaço conta com teatro, biblioteca, galeria de arte, espaço de música e uma área de convivência. As pessoas de todas as idades podem se inscrever em cursos, oficinas, palestras e eventos culturais e esportivos.

 

Site: www.sescsp.org.br/unidades/pinheiros

Instagram: @sescpinheiros

Endereço: Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 10h às 21h30. Aos sábados, das 10h às 21h30. E aos domingos e feriados, das 10h às 18h30.

 

Que tal fazer uma visita para conhecer o bairro de Pinheiros e essas ruas cheias de cultura? Vale a pena!

 

Acompanhe diariamente o nosso blog Visite São Paulo para conhecer outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!

 

Leia também: