Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

29 setembro 2023

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Campinas: confira a história e curiosidades!

Campinas: confira a história e curiosidades!

Compartilhe em suas redes sociais:

O interior do estado de São Paulo é repleto de cidades incríveis para se conhecer e Campinas é uma delas!

 

Localizada a cerca de 98 km de distância da capital paulista, Campinas é um grande refúgio para quem quer conhecer lugares novos dentro de São Paulo e adora a natureza, mas não dispensa a tecnologia!

 

A equipe do Visite São Paulo separou alguns momentos importantes da história da cidade para relembrar e te deixar com mais vontade ainda de conhecer o local.

 

Cidade de Campinas antigamente em um registro preto e branco. Foto: Acervo do Centro de Memórias da Unicamp/Reprodução

 

De acordo com estudos realizados pela Prefeitura de Campinas, a área que hoje conhecemos como a cidade conta com pouco mais de 260 anos de história colonial, imperial e republicana, possuindo milhares de anos de história indígena.

 

A cidade surgiu no século XVIII, com a criação de um pouso de tropeiros nas proximidades da “Estrada dos Goiases”.

 

Esse pouso impulsionou o início de outras atividades na região e promoveu certa concentração de pessoas. Até o ano de 1767, a soma total da população marcava 185 indivíduos.

 

Na segunda metade do século, surgiram outras atividades econômicas associadas à chegada de fazendeiros de outras cidades interioranas, como Itú, Porto Feliz e Taubaté. Tais fazendeiros queriam terras novas para construir lavouras e engenhos de cana-de-açúcar com mão-de-obra escrava.

 

Por conta da economia cafeeira, a região de Campinas começou a concentrar uma grande quantidade de trabalhadores. No mesmo período, a cidade passou a viver sua modernização, através dos meios de transporte, de produção e de vida.

 

Devido a crise da economia cafeeira que aconteceu anos depois, Campinas precisou se reinventar e reordenar suas ações para que pudesse voltar a evoluir. A perspectiva aqui era a de transformar a cidade em um polo tecnológico no interior de São Paulo.

 

Aos poucos, a cidade recebeu mais migrantes e imigrantes que eram atraídos ao lugar pela instalação de um novo parque produtivo, que tinha fábricas, agroindústrias e outros tipos de estabelecimentos.

 

Essa vinda de pessoas diferentes para a região impulsionou o seu crescimento e multiplicou os bairros próximos às fábricas. Durante a época da urbanização (nas décadas de 50 e 60), o território da cidade aumentou em 15 vezes e, sua população, em 5 vezes!

 

Hoje, a cidade ocupa uma área de 795,7 km² e ainda recebe o apelido de “princesa do oeste” por conta de toda a sua história envolvendo a economia cafeeira.

 

Campinas é conhecida por ser o maior polo tecnológico da América Latina e é repleta de pontos turísticos imperdíveis!

 

O clima agradável proporciona uma boa visitação em qualquer época do ano e, por lá, você encontra diversas opções do que fazer. A Torre do Castelo é um dos monumentos mais procurados para tirar fotos, junto com a Catedral Metropolitana de Campinas – os dois lugares são belos marcos na cidade.

 

Catedral Metropolitana de Campinas possui a fachada na cor amarelo claro, com um relógio no centro e esculturas ao longo da catedral. Foto: Conheça Campinas/Reprodução

 

É por lá que você encontra a Basílica Nossa Senhora do Carmo, a Estação Cultura e diversos parques, como o Parque Portugal Lagoa do Taquaral (ele abriga o Planetário de Campinas, ginásio de esportes, biblioteca e muito mais) e o Parque Bosque dos Jequitibás (dentro dele, há um minizoológico, o Aquário Municipal, o Museu de História Natural de Campinas, a Casa do Caboclo e o Teatro Carlos Maia).

 

Além disso, na cidade também dá para fazer um passeio de Maria Fumaça (rota Campinas – Jaguariúna).

 

Prédio do centro de convenções Royal Palm Hall é branco com espelhos e a estrutura se estende na horizontal. Ao fundo o sol se põe em cores alaranjadas.

    Foto: Royal Palm Hall – Crédito: Mavinho Acoroni/Divulgação 

 

O Royal Palm Hall é a mais nova referência em eventos por lá – este já é considerado pelos especialistas da área um dos mais avançados e completos dentre os centros de convenções e eventos da América Latina.

 

O espaço apresenta o conceito de full service – isto é, oferece toda a estrutura de logística e de eventos. Isso inclui a hospedagem, alimentação e bebidas, dentre outros detalhes necessários para realizar eventos de diferentes portes.

 

São 44 mil m² de área, com 51 espaços de eventos e uma ótima localização: fica próximo do Aeroporto de Viracopos e das principais rodovias de São Paulo.

 

Arte no Royal Palm Hall, com coqueiros desenhados e um drink apoiado na parte superior do centro de convenções. Ao fundo o sol se põe e o céu tem cores alaranjadas.

Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução

 

Incrível, né? A cidade de Campinas tem muito a contribuir para deixar São Paulo cada vez mais completa. Além de ter ótimas estruturas para o turismo de lazer e contar com todo o aparato tecnológico, ter um centro de convenções como este dá mais versatilidade à cidade e a deixa muito mais atrativa para todos os fins!

 

Topa fazer uma visita no final de semana? Não deixe de nos contar como foi a sua experiência.

 

Adoramos vê-los explorando tudo o que o estado de São Paulo tem a oferecer, por isso o nosso blog está sempre atualizado com dicas de cultura, trips incríveis e gastronomia.

 

Fique de olho no nosso Instagram (@visite_sp) para não perder nenhuma novidade!

 

Leia também:

 

Bares de drinks: veja 3 opções no ABC paulista!

Dia Mundial da Bicicleta: conheça algumas ciclovias para pedalar em SP!