Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Natalia

15 janeiro 2024

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Bairro do Bixiga: conheça mais o sobre a história!

Bairro do Bixiga: conheça mais o sobre a história!

Compartilhe em suas redes sociais:

O bairro do Bixiga é um dos lugares mais icônicos de toda São Paulo. O local é plural e cheio de opções de entretenimento e lazer, sendo certamente um dos destaques para quem mora por aqui ou vem a passeio.

 

Segundo as informações obtidas no Portal do Bixiga, este é o bairro mais tradicional de São Paulo e não fica só nas delimitações da Bela Vista – há muito mais para ser descoberto pela região e um passeio a pé pode te surpreender.

 

Provando toda a sua pluralidade, o bairro do Bixiga traz uma mistura belíssima de culturas.

 

Para que você visite e entenda todo esse significado que o bairro traz, separamos um pouco dos detalhes de sua história e curiosidades que fazem parte da cultura local.

 

A história por trás do nome

 

Rua com diversas árvores. Foto: Portal do Bixiga (Facebook)/Divulgação

 

Localizado na região central de São Paulo, próximo de pontos-chave da cidade, diz-se que o nome “Bixiga” tem três possibilidades de origem.

 

A primeira é que havia um matadouro localizado na região e o próprio matadouro ficava responsável pela venda de bexigas. Os vendedores compravam as bexigas e as revendiam nas carrocinhas pela cidade, o que deixou a região conhecida.

 

A segunda hipótese, vem da ideia de que essas terras foram usadas para isolar as vítimas da varíola, doença que tem como característica deixar marcas em formato de bexigas na pele das pessoas.

 

A terceira e última, refere-se a um dos antigos donos de terra que possuía alguns quartos que eram alugados para viajantes. Seu nome era Antônio Bexiga e ele era uma referência para quem visitava o lugar.

 

A adaptação para “Bixiga” seria para desvencilhar a lembrança pejorativa da varíola, e porque era dessa forma que os italianos pronunciavam o nome do bairro.

 

Moradias pelo bairro do Bixiga

 

Retrato em preto e branco de como era o Bairro do Bixiga antigamente. Foto: Pinterest/Reprodução

 

Outra característica que predominava antigamente no bairro do Bixiga era a existência dos cortiços.

 

Tratava-se de moradias construídas pelos imigrantes italianos que se abrigaram aqui. Para obter renda extra, eles dividiam parte do imóvel e alugavam estes cômodos simples para famílias necessitadas.

 

Por conta do espaço reduzido, estas famílias dividiam espaços comuns, como banheiros e tanques. Isso causava discórdia e ao mesmo tempo unia os moradores, tornando-os uma grande família que se ajudava no final das contas.

 

Influência gastronômica

 

É impossível falar no bairro do Bixiga sem mencionar sua culinária: foi lá que surgiu a primeira cantina de toda SP!

 

Os italianos que chegavam a São Paulo e montavam seus pequenos estabelecimentos começaram a trazer a cultura gastronômica de seu país para a região – pratos que adoramos, como pizzas, demais massas e cannolis fazem sucesso até hoje no bairro. Se você quer experimentar uma massa italiana autêntica, não há lugar melhor para provar!

 

Fachada de uma Cannoleria Italiana no Bixiga. O toldo da fachada tem as cores verde, branco e vermelho. Foto: Portal do Bixiga (Facebook)/Divulgação

 

Influência no teatro

 

O impacto cultural do teatro no bairro do Bixiga é outro detalhe que persiste até hoje. Nos anos 50, o lugar abraçou o teatro moderno brasileiro e tornou-se palco de peças incríveis, ao ponto de ser conhecido como a Broadway Paulistana.

 

E não foi só no teatro que a região virou destaque: uma figura ilustre de lá é o sambista Adoniran Barbosa, que apesar de ter nascido em Valinhos, adotou o bairro do Bixiga como lar e o trouxe diversas vezes em suas melodias. Adoniran Barbosa tornou-se um símbolo regional e até hoje é homenageado por ali.

 

Retrato de Adoniran Barbosa, um dos artistas que morou no Bairro do Bixiga. Foto: VEJA SP/Divulgação

 

Não há como não se encantar pela região. Com suas ruas nostálgicas e heranças tão marcantes, visitar o lugar é viver uma história que ainda se constrói todos os dias.

 

Se você curte ouvir um samba dos bons, comer as massas saborosas e originais, ver boas peças de teatro e aproveitar festas tradicionais, achou o lugar perfeito.

 

O bairro do Bixiga é muito especial para toda São Paulo e cada esquina conta uma memória que nos enche o coração.

 

Visite e se apaixone!

 

São Paulo é tudo de bom! Por aqui, temos as melhores opções de lazer e entretenimento.

 

Nos siga no Instagram (@visite_sp) para receber dicas e sugestões do que fazer na capital e fora dela diariamente na sua timeline!

 

Leia também:

 

Sabores do Norte: veja onde saborear essa gastronomia!

Bares para date: 2 opções intimistas!