Compartilhe em suas redes sociais:

Arte em SP: conheça os principais grafiteiros e murais na capital!

Compartilhe em suas redes sociais:

Ver os murais de arte em SP é algo que não pode faltar no seu roteiro turístico! E você vai notar que não é muito difícil encontrar artes urbanas em São Paulo, não é à toa que a cidade é considerada como a capital do grafite no Brasil.

 

Caminhar pelas ruas da capital é encontrar obras de renomados artistas, como OSGEMEOS (Gustavo e Otávio Pandolfo), Eduardo Kobra, Minhau, Robinho Santana e muitos outros. Confira as nossas dicas de painéis de arte em SP:

 

1. OSGEMEOS

 

Mural dos Gêmeos com um pescador melancólico é um dos murais de arte em SP. Foto: OSGEMEOS/Divulgação

 

Os irmãos mais famosos do grafite deixaram a sua marca nos murais de arte em SP, especialmente, na região do Cambuci, bairro em que eles cresceram. Com traços bem característicos, é fácil encontrar personagens amarelos de olhos miúdos e paisagens coloridas espalhadas pela cidade.

 

A dupla já pintou murais pela Rua Cesário Ramalho, como um pescador melancólico dentro de um barco flutuante, trabalho que foi realizado em 2008 por eles.

 

No bairro do Cambuci, na esquina da Rua dos Lavapés e da Rua Justo Azambuja, você também vai encontrar obras de OSGEMEOS em dois extensos muros, um deles exibe um cenário com trens da CPTM.

 

E já que você estará passeando pela cidade de São Paulo, que tal conferir essa dica: Feiras ao ar livre: conheça 4 opções em SP!

 

Site: www.osgemeos.com.br

Instagram: @osgemeos

 

2. Chivitz e Minhau

 

O casal  Chivitz e Minhau pintou diversos murais de arte em SP.Foto: Chivitz e Minhau/Divulgação

 

Esse casal de grafiteiros de São Paulo já deixou muitas obras em murais espalhados por importantes ruas da capital.

 

Camila Pavanelli, conhecida como Minhau, é uma das poucas representantes femininas no mundo do grafite. A sua arte em SP é colorida, desperta a atenção das pessoas e vemos uma figura recorrente em seus trabalhos: os gatos.

 

Já o grafiteiro e skatista Chivitz, produz obras de grafite com traços característicos, expressando a vivência urbana do skate, hip hop e da tatuagem.

 

Se você procura pelos trabalhos desses dois artistas, então vamos te dizer aonde encontrar! Há grandes obras em pontos conhecidos da cidade, como na Rua Frei Caneca, em muros no Brás, no túnel da Avenida Rebouças, entre outros lugares.

 

Vale caminhar também na Avenida Cruzeiro do Sul e conferir as obras do primeiro Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). Lá você não vai encontrar somente pinturas do Chivitz e da Minhau, mas outros grandes artistas que cobriram os 33 pilares de sustentação da linha azul do metrô, no trecho entre as estações Tietê, Santana e Carandiru.

 

Instagram: @chivitz

Instagram: @minhau_sp

 

3. Robinho Santana

 

Maior mural de arte urbana do país com 1.882 metros quadrados de altura, chamado de “Deus é mãe”, feito por Robinho Santana. Foto: Robinho Santana/Divulgação

 

A pessoa responsável por essa arte em SP é o Robinho Santana, um artista plástico e grafiteiro natural de Diadema. Suas obras buscam retratar a população negra, explorando temas como a família, o trabalho e o cotidiano das pessoas.

 

Robinho é responsável pelo maior mural de arte urbana do país com 1.882 metros quadrados de altura, chamado de “Deus é mãe”, feito em Belo Horizonte.

 

Aqui em São Paulo, temos como destaque a obra “Algo sobre nós”, que está localizada no Minhocão, que inclusive, é um ótimo ponto da cidade para você visitar no fim de semana e curtir o museu a céu aberto que tem por lá. Existem 42 pinturas feitas em prédios ao longo do trajeto, que foram feitas por diversos artistas.

 

Instagram: @robinho_santana

 

4. Eduardo Kobra

 

Artista Kobra pintou mural de arte em SP com diversos rostos famosos como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Dalai Lama.Foto: Eduardo Kobra/Divulgação

 

Eduardo Kobra é um grande artista brasileiro de graffiti. Em um dos seus projetos, chamado de Olhar a Paz, ele retrata personalidades históricas que lutaram contra a violência.

 

Um exemplo disso são os retratos de Anne Frank, uma vítima do Holocausto, e da Malala Yousafzai, uma ativista paquistanesa, entre outras figuras importantes.

 

Em SP você vai encontrar grandes trabalhos desse artista espalhado pela cidade. Não é à toa que o Kobra é um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, tendo suas obras em 35 países e em várias cidades e estados brasileiros.

 

Se você quer conferir de perto o seu trabalho, que tal ir até o D&D Shopping, na Avenida das Nações Unidas, e conferir de perto o retrato dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz. Ou, ainda, caminhar pela Rua Oscar Freire e se deparar com um mural com reflexões sobre a pandemia do Covid-19.

 

Site: https://www.eduardokobra.com/

Instagram: @kobrastreetart

 

E aí, anotou as nossas dicas de lugares para conferir murais de arte em SP? Nós colocamos aqui algumas opções para você conhecer, mas existem muitos outros pontos artísticos espalhados pela cidade.

 

Por exemplo, confira essa dica que preparamos para você: Opções de lazer gratuitas ao redor da Vila Madalena!

Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!

 

 

Leia também: