Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

07 junho 2024

Nenhum comentário

Casa Uncategorized

Agenda de exposições: confira 3 em junho!

Agenda de exposições: confira 3 em junho!

Compartilhe em suas redes sociais:

São Paulo é um verdadeiro caldeirão cultural, e no mês de junho não vai ser diferente, com galerias e museus da cidade preparados para atrair os visitantes com uma incrível agenda de exposições. Essas mostras trazem reflexões profundas e prometem envolver totalmente quem passa por lá.

 

A inclusão e a acessibilidade também são destaque na programação. Os espaços culturais da cidade estão cada vez mais preparados para receber cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Então, bora aproveitar?

 

A agenda de exposições em junho é uma excelente pedida para quem quer mergulhar na arte e na cultura de uma São Paulo que abraça a diversidade em cada mostra.

 

1. Cecília Vicuña: “Sonhar a água – Uma retrospectiva do futuro (1964…)” – Pinacoteca – São Paulo

 

Quadro da artista Cecília Vicuña. Foto: Artsoul/Divulgação

Este mês, a Pinacoteca de São Paulo tem o privilégio de receber em sua agenda de exposições “Sonhar a água – Uma retrospectiva do futuro”, a primeira grande exposição no Brasil dedicada à renomada artista chilena Cecília Vicuña. Cobrindo impressionantes 6 décadas de uma carreira marcada pela intensa dedicação às questões sociais e ambientais, esta exposição oferece uma visão abrangente da trajetória artística de Vicuña.

 

Cecília Vicuña é conhecida por sua arte profundamente engajada e poética, que explora temas como direitos humanos, ecologia, e a memória cultural de povos indígenas. “Sonhar a água” não é apenas uma mostra de arte, mas uma jornada que reflete o pensamento e o ativismo de Vicuña através de várias mídias, incluindo instalações, poemas visuais, filmes e esculturas. A exposição estará disponível até o dia 15 de setembro.

 

A acessibilidade é uma prioridade na Pinacoteca, garantindo que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar plenamente da experiência. O museu está equipado com rampas, elevadores e banheiros adaptados.

 

Site: www.pinacoteca.org.br

Instagram: @pinacotecasp

Endereço: Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP

 

2. Santídio Pereira: Paisagens Férteis – Museu de Arte Moderna de São Paulo – São Paulo

 

Sala do Museu de Arte Moderna de São Paulo, com diversos quadros na parede. O local é um dos que faz parte da agenda de exposições no mês de junho. Foto: MAM/Divulgação

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, situado no Parque Ibirapuera, acolhe em sua agenda de exposições até o dia 1º de setembro, “Paisagens Férteis”, do artista Santídio Pereira. Diretamente do sertão do Piauí, Santídio usa sua habilidade única em gravura para transportar o espectador até as paisagens e a cultura do Nordeste brasileiro. A exposição destaca a diversidade e riqueza de uma região frequentemente estereotipada por suas condições áridas, mas que, através das lentes de Santídio, se revela vibrante e cheia de vida.

 

“Paisagens Férteis” é uma coleção que explora a relação profunda entre o homem e a terra, utilizando materiais naturais da região e técnicas que destacam tanto a fragilidade quanto a força do bioma da caatinga. As obras de Santídio são um diálogo entre memória e presença, trazendo para o público paulistano uma perspectiva autêntica da flora e fauna nordestina.

 

Ah, esse museu também é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Site: www.mam.org.br

Instagram: @mamsaopaulo

Endereço: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portões 1 e 3, São Paulo — SP

 

3. Francis Bacon: A Beleza da Carne – MASP – São Paulo

 

Quadro do artista Francis Bacon, que faz parte da agenda de exposições de SP. Foto: Carona Cultural/Divulgação

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) está com novidade em sua agenda de exposições: “Francis Bacon: A Beleza da Carne”, é uma exposição inovadora que explora o trabalho do renomado artista irlandês Francis Bacon, conhecido por suas pinturas intensas e emotivas que retratam a figura humana de maneira crua e visceral.

 

Esta exposição é dedicada às histórias da diversidade LGBTQIAPN+, e oferece uma nova leitura sobre a obra de Bacon, enfatizando a expressão do corpo humano e explorando temas de identidade, desejo e condição humana. Ela está disponível até o dia 28 de julho.

O MASP complementa a visita com materiais educativos em braille e áudio-descrição, além de visitas guiadas e tours em libras, reforçando seu compromisso com a acessibilidade.

 

Site: www.masp.org.br

Instagram: @masp

Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo – SP

 

Estas exposições são oportunidades imperdíveis para mergulhar na arte e cultura. Não deixe de aproveitar a agenda de exposições de SP! Quer continuar explorando a cena artística de São Paulo?

 

Visite nosso site Visite São Paulo e acompanhe-nos no Instagram @visite_sp para as últimas novidades. Não perca a chance de experimentar a diversidade e a riqueza cultural que São Paulo tem a oferecer o ano inteiro. Venha e inspire-se!

 

Leia também:


Rotas turísticas: conheça mais sobre 3 em SP! 

Visita guiada: conheça 2 lugares em SP!