3 das melhores pizzarias do mundo estão em SP
Fala a verdade: os paulistas são os campeões nacionais quando o assunto é pizza! Não é à toa que 3 das 100 melhores pizzarias do mundo estão por aqui. E não somos nós quem estamos dizendo não, viu?
O reconhecimento foi dado pelo guia italiano “50 Top Pizza World” no último mês.
O ranking é assinado pela escritora Barbara Guerra, o crítico gastronômico Albert Sapere e o jornalista Luciano Pignataro.
A entrega dos troféus dos vencedores aconteceu lá no Palácio Real de Nápoles! Baita reconhecimento, não é mesmo?
Países que mais consomem pizzas no mundo
Ganhar um prêmio é ótimo, ainda mais quando você mora no segundo país que mais consome pizza no mundo!
De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o país produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil. (Os dados foram divulgados em matéria do G1)
Não é à toa: além de ser um alimento superdemocrático por ter diversos sabores, ele ainda pode ser dividido entre duas ou mais pessoas e ainda cai bem desde o jantar até o café da manhã. Fica difícil não amar, não é?
3 melhores pizzarias de São Paulo
Agora vamos para a parte realmente interessante: descobrir onde estão essas pizzarias paulistas que ganharam os corações dos jurados italianos. Bora conferir?
1. A Pizza da Mooca – Mooca – São Paulo
Foto: Pizza da Mooca/Divulgação
A 77ª posição do ranking de pizzarias (a melhor de SP!) não traz nenhuma surpresa: tinha que estar no bairro mais italiano da capital. A Pizza da Mooca também tem uma unidade em Pinheiros e já recebeu outras premiações.
Um dos pontos de destaque sobre a fabricação das redondas que saem de lá são os ingredientes de produtores e comerciantes locais que garantem uma matéria-prima fresca e selecionada. Se quiser ir na onda dos críticos italianos, os sabores caprese com muçarela de búfala e de anchova são os favoritos!
Site: www.apizzadamooca.com.br
Instagram: @apizzadamooca
Endereço: Rua da Mooca, 1747 – Mooca, São Paulo – SP
2. Leggera Pizza Napoletana – Perdizes – São Paulo
Foto: Leggera Pizza Napoletana/Divulgação
Mais uma em um bairro recheado de famílias de origem italiana: a segunda das pizzarias brasileiras do ranking também possui duas unidades em São Paulo, uma em Perdizes e outra no Jardins.
Ela ficou em 83º lugar e já foi eleita como a “Melhor Pizzaria da América do Sul” na premiação Tre Spicchi. Para os jurados, é difícil encontrar uma boa pizzaria napolitana por aqui, e indicaram o sabor Marinara como um dos sucessos da casa. Simples, ela é composta por molho de tomate, manjericão, alho, azeite e orégano.
Além da pizza, o antepasto com croquetes de batata foi muito elogiado, assim como os clássicos bolinhos de arroz napolitanos e a focaccia coberta com salada. Fica difícil escolher apenas um para experimentar!
Na hora do docinho, o cannoli recheado com ricota fresca, laranja cristalizada e chocolate foi o vencedor.
Site: www.pizzerialeggera.com.br
Instagram: @leggerapizzanapoletana
Endereço: Rua Diana, 80 – Pompéia, São Paulo – SP
3. QT Pizza Bar – Cerqueira César – São Paulo
Foto: QT Pizza Bar/Divulgação
Por último, mas não menos importante, está a QT Pizza Bar. Das pizzarias indicadas, ela é uma das mais moderninhas. Os tijolos brancos com os canos expostos de estilo industrial ganham os corações dos paulistanos mais descolados!
O ambiente também se traduz no cardápio com os sabores mais diferentes: a pizza com parmesão, queijo de cabra, mel e trufa e a carbonara são as indicadas pela comissão de julgadores do prêmio.
Para os amantes de pizza com massa fininha, a QT Pizza Bar é a escolha perfeita. Para quem gosta de acompanhá-la com um bom drink, também.
Instagram: @qtpizzabar
Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1096 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Conheça mais opções de lugares incríveis em São Paulo
Gostou de conhecer a nossa lista de melhores pizzarias da cidade?
Fique ligado nas dicas do nosso portal e no nosso perfil do Instagram. Aliás, já clica aqui e comece a nos seguir.
Leia também: