Vila Mariana: conheça a história do bairro!
A Vila Mariana é um dos bairros mais icônicos de São Paulo. Sua história e as opções de lazer e entretenimento chamam a atenção de paulistas durante o ano todo, por isso ele é bastante frequentado por quem gosta de todo tipo de passeio.
Se você procura um lugar que combina o charme de uma vida tranquila e sofisticada com a agitação da nossa querida grande São Paulo, a Vila Mariana é o lugar perfeito para conhecer e se divertir!
Localizado na Zona Sul de Sampa, o bairro reúne o melhor de dois mundos: modernidade e tradição.
A equipe do Visite São Paulo te convida a saber um pouco mais da história do bairro e o que há por lá hoje em dia. Bora mergulhar nesse cantinho especial de São Paulo? Impossível não gostar de lá!
Como tudo começou?
Segundo os dados fornecidos pela Prefeitura de São Paulo, a origem do nome da Vila Mariana tem duas versões distintas.
A primeira diz respeito aos nomes Maria e Anna, que foram unidos pelo coronel da guarda nacional, Carlos Eduardo de Paula Petit.
A segunda, conta a história de que o engenheiro responsável pela construção de uma estrada de ferro naquela região, nomeado Kuhlman, usou do nome de sua esposa Mariana Mato Grosso e a homenageou ao batizar o bairro.
Foi no ano de 1782 que o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu uma sesmaria a Lázaro Rodrigues Piques – é neste lugar que se encontra o que conhecemos como Vila Mariana atualmente.
Nos anos de 1883 e 1886, havia uma estrada de ferro que partia da Liberdade e seguia até Santo Amaro: foi Alberto Kuhlman e sua empresa, a Cia. Carris de Ferro, que a construíram. A criação dessa estrada, fez com que acontecesse uma divisão de chácaras daquele lugar.
Foto: Gazeta de São Paulo/Reprodução
O Matadouro Municipal foi responsável por contribuir para o povoamento da região no ano de 1887, e hoje o lugar é conhecido como a Cinemateca Brasileira (ainda em funcionamento e com diversas opções de entretenimento).
No ano de 1928, houve a construção do Instituto Biológico, que viria a ser concluída apenas em 1945. Este instituto, na época, ajudava no controle de certa praga que costumava infestar os cafezais e fazer com que os produtores perdessem muito produto.
Assim, a região da Vila Mariana se desenvolvia, atraía cada vez mais moradores e aos poucos se tornava uma das regiões mais nobres de toda São Paulo.
Hoje em dia…
A Vila Mariana é casa de muitas construções importantes, como, por exemplo, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e o Parque do Ibirapuera.
Uma opção cultural excelente da Vila Mariana é o SESC Vila Mariana, que oferece uma enorme gama de atividades artísticas e culturais. São exposições, apresentações teatrais e muito mais. Além disso, o local é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
A Vila Mariana também é bem estruturada quando se trata de serviços de saúde. Por lá, há hospitais, clínicas e consultórios médicos de alto padrão, que oferecem atendimento de qualidade para os moradores.
Para quem curte o happy hour semanal, também há diversas opções de bares e pubs notórios, que tocam música boa e servem as melhores porções. O blog do Visite São Paulo, inclusive, tem conteúdo sobre os melhores bares da região. Clique aqui para saber mais e já marcar a sua próxima visita com a galera!
Outra opção de rolê que faz sucesso por lá é a Feira de Antiguidades Benedito Calixto, um mercado que atrai visitantes em busca de objetos únicos e tesouros vintage. Quem não gosta?!
E aí? Você já conhece esse bairro mega importante de São Paulo?
A Vila Mariana é, sem dúvida, um bairro que cativa tanto os moradores quanto os visitantes com seu charme, diversidade e qualidade de vida.
Bora fazer um rolê típico paulista, pegar um metrô e conhecer a região?
O Visite São Paulo adora ver você curtindo nosso estado. Marque nossa conta no Instagram (@visite_sp) quando visitar algum de nossos lugares sugeridos – sempre trazemos ideias de passeios e gastronomia.
Leia também:
Brinquedoteca em SP: 3 imperdíveis para levar as crianças!
Hot dog em São Paulo: confira onde comer essas delícias!