Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
.vc_custom_1542895585002{padding-top: 40px !important;padding-right: 40px !important;padding-bottom: 40px !important;padding-left: 40px !important;}

Vale do Ribeira: 5 passeios inesquecíveis para fazer

Compartilhe em suas redes sociais:

Diferente do que muitos pensam, não é necessário viajar para destinos tão distantes ou que são longe de casa. O Vale do Ribeira é um grande exemplo disso.

 

Localizado entre o sul do estado de São Paulo e a região norte do estado do Paraná, ele possui quase 17.000 km de extensão, sendo o lugar perfeito para quem quer viver uma experiência cheia de história, cultura e muita biodiversidade.

 

Além de esportes radicais, visitas culturais e muita flora e fauna, ainda é possível observar de perto como se desenvolvem outras culturas, como as comunidades caiçaras e as quilombolas espalhadas pelo território.

 

Entenda melhor como aproveitar o Vale do Ribeira com o que há de melhor no turismo regional!

 

1. Cananéia – SP

 

Cidade de Cananéia, com barcos no mar à frente e casas ao fundo. Foto: Cananéia Canoa Turística/Divulgação

 

Considerado o 1º povoado fundado em terras brasileiras, a cidade de Cananéia é um espetáculo à parte para se visitar no Vale do Ribeira.

 

Fundada em agosto do ano de 1531, a pequena cidade é riquíssima em cultura e muita história, sendo tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

 

Por lá, é possível realizar passeios históricos pelo centro do município, visitar o mirante, explorar as ilhas preservadas, a rota de cachoeiras e a Igreja de São João Batista, que foi construída no século XVI. E claro, sem esquecer de curtir bastante o litoral paulista.

 

Site: www.cananeia.sp.gov.br
Instagram: @prefeituradecananeia

 

2. Parque Estadual da Caverna do Diabo – Vale do Ribeira – SP

 

Parque Estadual da Caverna do Diabo, no Vale do Ribeira, com cachoeira e muita vegetação ao redor. Foto: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo/Divulgação

 

Como muitos dizem: a 8ª maravilha do mundo.

 

Criado no ano de 2008, o Parque Estadual da Caverna do Diabo, juntamente com 13 outras unidades de conservação, integra o mosaico de Jacupiranga, com mais de 40 mil hectares e abrange 4 municípios do Vale do Ribeira: Cajati, Barra do Turvo, Iporanga e Eldorado.

 

Seu maior atrativo é a chamada Caverna do Diabo, que oferece 600 metros de visitação, mas que conta com mais de 6.000 metros de extensão total, com muita flora, rios, cachoeiras e fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

 

Com formações rochosas gigantes formadas ao longo de milhões de anos como fruto do gotejamento da água, a caverna é visitada após a travessia de pontes e passarelas, sempre com acompanhamento de um guia turístico.

 

Entre as muitas formações rochosas, é possível encontrar um “crânio”, que ao ser iluminado, reflete uma luz vermelha entre os olhos da “cabeça”, tornando a experiência ainda mais completa.

 

Site: www.cavernadodiabo.com
Instagram: @circuito.caverna.do.diabo
Endereço: Rodovia SP-165, km 111, s/nº – André Lopes – Eldorado – SP

 

3. Rafting no Rio Betari ou Turvo – Vale do Ribeira – SP

 

Rafting no Rio Betari, no Vale do Ribeira, com pessoas nos botes superando as correntezas. Foto: Graciosa Terra/Divulgação

 

Para os visitantes do Vale do Ribeira que amam praticar rafting, o Rio Betari ou o Rio Turvo são as escolhas ideais.

 

Com rafting pelos 2 maiores rios da região, o passeio é exclusivo e dura em média 8 horas, contando com pernoite em uma comunidade quilombola.

 

As correntezas têm níveis que variam de 1 a 3 e transformam a experiência em um momento completo, cheio de adrenalina e muita natureza.

 

Site: www.parqueaventuras.com.br/nossa-estrutura
Endereço: Rodovia Antônio Honório da Silva SP-165, km 13 – Bairro da Serra – Iporanga – SP

 

4. A Capital Brasileira do Chá – Registro – SP

 

Plantação de chá em preto e branco, mostrando como era o processo no passado. Foto: Chá de Ideias/Divulgação

 

Também conhecida como a Capital do Vale do Ribeira, a cidade de Registro é chamada de a Capital Brasileira do Chá.

 

A importância da bebida se deu à imigração japonesa, que ao transformar o Brasil em sua nova casa, também transformou nossas terras em um bom espaço para cultivo de plantas e ervas para infusão.

 

Tudo começou lá pelo ano de 1919, quando Torazo Okamoto, técnico em chás, optou pela agricultura ao desembarcar no Brasil. Após seguidas tentativas de plantio de cana, arroz e café, acabou percebendo que a região de Registro era perfeita para o cultivo de Camellia Sinensis, aquela planta que dá origem aos conhecidos chás branco, preto, verde, etc.

 

Para os interessados nessa história, é possível acompanhar um passeio maravilhoso pela Rota do Chá, que ensina, de maneira mais explicativa, sobre como todo esse processo começou e como ainda funciona.

 

O passeio é promovido pela Escola de Chá Embahú e merece sua visita no Vale do Ribeira.

 

Site: www.escoladecha.com.br/rotadocha
Instagram: @escoladecha

 

5. Parque Estadual da Ilha do Cardoso – Vale do Ribeira – SP

 

Ilha do Cardoso, no Vale do Ribeira, com todo o estuário em volta. Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

 

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso ocupa 90% do território da Ilha do Cardoso, com mais de 13.500 hectares e é um prato cheio para quem é apaixonado por natureza, principalmente quando falamos de preservação ambiental.

 

Com cachoeiras, manguezais, florestas, restingas e praias, ele comporta o 3º maior estuário do mundo, ou seja, uma zona alagada de transição entre rio e mar.

 

Graças ao Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá, é possível ver golfinhos com bastante frequência por conta da Baía dos Golfinhos, além de espécies raras como o jacaré-do-papo-amarelo e o papagaio-de-cara-roxa.

 

O caminho para o Parque pode ser realizado por meio de balsa da Dersa no Píer de Cananéia, que demora cerca de 3 horas, ou em lanchas voadoras, que são mais caras, mas reduzem o tempo de percurso para menos de 1 hora.

 

Gostou de todas essas opções de passeios no Vale do Ribeira? A região é belíssima, com diversas atrações a serem exploradas!

 

Para ficar por dentro de mais informações sobre a região e todo o estado de São Paulo, clique aqui e continue acompanhando em nosso site!