Ruas em SP: descubra mais sobre a história de 2 ruas!
Estamos de volta com nossa série sobre as ruas em SP!
Hoje, vamos mergulhar nas histórias de duas ruas encantadoras. Se você também é curioso e gosta de aprender mais sobre a cidade de São Paulo, te convidamos a conhecer a Rua Avanhandava e a Rua Guaicuí, duas ruas em SP que são divertidas e cheias de opções de lazer!
Quem nos ajuda nessa jornada para desbravar as ruas mais curiosas de Sampa é o Governo do Estado de São Paulo, através do site Dicionário de Ruas, a fonte deste artigo.
Junte-se à equipe do Visite São Paulo e descubra o que essas ruas em SP têm de melhor!
Rua Avanhandava – República
Foto: Pinterest/Reprodução
A rua foi aberta na década de 1920 pela City of San Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited, mais conhecida como Cia. City.
Para a criação deste lugar, foi aproveitado a encosta entre a famosa Rua Augusta e a atual Avenida 9 de Julho.
O nome “Avanhandava” veio de uma referência ao salto (cachoeira) que possui o mesmo nome e está localizado na margem direita do Rio Tietê.
Na língua Tupi, o termo Avanhandava é a junção de “Ava” (homem, índio) e “Nhandava” (lugar de correr, correnteza), em uma clara menção à correnteza do rio próximo do salto.
Hoje em dia, esta pode ser considerada uma das ruas de SP com mais charme e aconchego. A sensação ao andar por ela, é de estar em uma vila italiana.
Restaurantes renomados e bistrôs alinham-se ao longo da rua, oferecendo desde pratos tradicionais da culinária paulistana até experiências gastronômicas internacionais – com a italiana em destaque.
O que chama atenção aqui, realmente são os empreendimentos da família Mancini. Eles possuem o restaurante Famiglia Mancini Trattoria (serve clássicos italianos) e a Pizzaria Famiglia Mancini (além das pizzas, servem pratos com frutos do mar e carnes), além de lojas como a Calligraphia, que vende itens de decoração.
Passear pela Rua Avanhandava é uma experiência única e muito divertida que só acontece aqui na capital! As luzes que decoram o lugar chamam atenção tanto quanto sua história. Dentre tantas ruas em SP, esta com certeza merece a sua visita.
Rua Guaicuí – Pinheiros
Foto: Estadão/Reprodução
A denominação “Guaicuí” remonta o triste episódio do naufrágio da canoa em que vinha o corpo embalsamado de Fernão Dias Pais.
A canoa navegava pelo antigo Rio Guaicuí (hoje conhecido como Rio dos Velhos), quando naufragou.
Durante dias, o historiador Afonso Taunay tentou retirar do fundo daquelas águas os restos de seu pai. Quando conseguiu, finalmente, pode vê-lo sepultado, como era o desejo do bandeirante.
O termo tupi “Guaicuí” significa “Rio dos Baiacus”.
Hoje, esta pequena rua escondida, próxima do Largo da Batata, é um dos pontos mais badalados de Pinheiros.
Repleta de bares e restaurantes, a rua atrai uma vida noturna vibrante durante todo o ano. Destaques de restaurantes de lá são o Pitico (estabelecimento pet friendly, que serve comida libanesa e cerveja artesanal), o Restaurante Mica (com base asiática, que também serve drinques e cervejas) e o Baixo Pinheiros Bar (bar tradicional, que traz atrações de samba e forró ao vivo).
Se você procura um lugar animado, com diversas opções de comida e bares incríveis, já sabe onde ir, né? A Rua Guaicuí tornou-se uma verdadeira referência de lugares incríveis em Pinheiros.
Que tal marcar o próximo happy hour e aproveitar mais dessas ruas em SP?
Sem dúvida, nosso estado é reconhecido por ter ruas icônicas e sempre alguma coisa para fazer. São Paulo é plural, repleta de oportunidades e, acima de tudo, muito viva!
Moradores e visitantes, todos se encantam por esse mar de entretenimento e carisma que só Sampa tem! Explorar as ruas em SP é conhecer e se reconhecer em cada cantinho especial. Faça o teste e se apaixone!
O Visite São Paulo tem espírito explorador: é por isso que sempre trazemos opções do que fazer por aqui. Se você curte culinária asiática ou lugares vintage, por exemplo, temos sugestões maravilhosas para conhecer!
Fique ligado aqui no blog e em nosso Instagram (@visite_sp) para não perder nadinha!
Leia também:
Teleféricos: 2 no estado de SP!
Praias de SP: conheça as belíssimas que fazem parte do estado!