Compartilhe em suas redes sociais:

Natalia

05 fevereiro 2024

Nenhum comentário

Casa Best Destinations

Ruas de Sampa: confira a história de duas!

Ruas de Sampa: confira a história de duas!

Compartilhe em suas redes sociais:

Você já se perguntou sobre a história das ruas de São Paulo? Seja bem-vindo a mais um capítulo da nossa série sobre as “ruas de Sampa”.

 

Por aqui, vamos explorar as histórias por trás de duas importantes vias da cidade que contam muito sobre o desenvolvimento e a diversidade de São Paulo: a Rua Vergueiro e a Rua Treze de Maio.

 

Vem com a gente e se conecte com o passado, presente e futuro dessas ruas que fazem parte de uma grande história da cidade de São Paulo!

 

Se quiser saber mais sobre as ruas de Sampa, acesse o Dicionário de Ruas, que foi a fonte de informações deste texto!

 

Rua Vergueiro: uma viagem pelos bastidores da urbanização

 

Retrato antigo em preto e branco da época da construção da Rua Vergueiro. Foto: Pinterest/Reprodução

 

A Rua Vergueiro é uma das mais antigas de São Paulo, que hoje interliga as linhas azul e verde do Metrô. Entre elas, estão as estações São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa e Chácara Klabin.

 

Com seus mais de 9 km de extensão, ela não é apenas uma via de ligação, é uma testemunha da evolução urbana entre as ruas de sampa.

 

Remontando ao século XIX, sua origem está vinculada à antiga “Estrada da Maioridade”, uma rota que conectava a capital à Estrada do Mar, conhecida também como Estrada de Santos.

 

A reformulação da rota, em 1862, teve o visionário José Pereira de Campos Vergueiro como protagonista. Diante dos desafios causados pelas cheias do Rio Tamanduateí, ele redesenhou o trajeto, dando origem à Rua Vergueiro.

 

A renomeação da rua para “Rua do Senador Vergueiro” em 1885, e posterior retorno ao nome original, revela uma grande curiosidade. A homenagem era, na verdade, ao filho de José, um empreendedor audacioso que deixou sua marca na história.

 

A biografia de José Pereira de Campos Vergueiro é uma saga de empreendedorismo e contribuição para o desenvolvimento do estado, sendo uma grande figura na história. Sua atuação na exportação de produtos em Santos e na introdução de trabalhadores europeus nas fazendas da família são grandes capítulos.

 

Rua Treze de Maio: o coração do Bixiga

 

Carros estacionados em uma das ruas de Sampa.Foto: Ação Educativa/Reprodução

 

A atmosférica Rua Treze de Maio, antes conhecida como Rua Celeste, transcende seu status de mero endereço. Localizada no coração do Bixiga, o bairro italiano de São Paulo, ela tem uma conexão profunda com a abolição da escravidão e a herança afro-brasileira, carregando uma grande história de tradição entre as ruas de sampa.

 

Antes mesmo de ser oficialmente batizado como Bixiga, o local abrigava um quilombo nas margens do Rio Saracura. A presença negra na região remonta a tempos anteriores à assinatura da Lei Áurea.

 

A Escola de Samba Vai-Vai, ícone da cultura do Bixiga, destaca as fronteiras do Carnaval. O manifesto “Onde o Vai-Vai estiver, nós estaremos”, em 2019, evidencia sua importância para a comunidade negra, trazendo a resistência cultural em pauta para a região.

 

A paróquia de Nossa Senhora Achiropita, localizada na Rua Treze de Maio, mergulha nas raízes da fé. A rua carrega muita história, cultura e raízes da tão plural identidade paulistana.

 

Promessa de mais descobertas: aguarde pela próxima expedição pelas ruas de sampa

 

Ao explorar as nuances das ruas de sampa, emergimos não apenas na arquitetura do asfalto, mas nas narrativas que moldaram São Paulo. Das decisões visionárias de José Vergueiro à resistência cultural encarnada pelo Bixiga, cada rua é um capítulo, uma peça importante na história da cidade.

 

Esse mergulho pelas ruas de sampa é um vislumbre das histórias que permeiam nossas ruas.

 

Até o nosso próximo encontro com as histórias pelas ruas da cidade que tanto amamos, continuando a explorar os corredores do tempo que ligam o passado com o presente. São Paulo, nossa fonte inesgotável de histórias, está sempre pronta para nos surpreender!

 

E não se esqueça: quando for visitar as ruas de sampa, poste seus registros nas redes sociais e marque a gente (@visite_sp)! Continue nos acompanhando para saber de tudo sobre o estado de São Paulo.

 

Leia mais: