Parques de SP: 2 dicas para curtir a natureza!
Cheia de vida, cultura e amor: São Paulo é um estado incrível do nosso Brasil e temos vários passeios diferentes para fazer por aqui. Que tal conhecer parques de SP para curtir a natureza daquele jeito que a gente gosta?
Nosso estado é conhecido por ser o maior do país, muitas vezes associado aos arranha-céus e vida urbana, mas a verdade é que Sampa vai muito além disso! Aqui também abrigamos uma incrível variedade de parques e áreas verdes, perfeitas para caminhadas e para a prática de exercícios físicos.
Se você gosta de um rolê mais natureba, de ficar cercado de árvores e aproveitar esse contato com a flora para praticar atividades esportivas, visitar os parques de SP pode ser uma ótima ideia.
Foi por isso que a equipe do Visite São Paulo separou duas dicas de parques da capital para conhecer e levar as crianças neste mês de outubro. Bora dar uma olhada neles?
1. Parque Cordeiro (ou Martin Luther King) – Chácara Monte Alegre – São Paulo
Foto: Áreas Verdes das Cidades-Divulgação
Este gigante não podia faltar na nossa lista de parques de SP – o lugar tem cerca de 35.000 m² e é repleto de lugares para praticar esportes.
Por lá, há pistas para caminhada, cooper e skate, playground infantil, miniciclovia, quadra de bocha, pista de skate, quadra poliesportiva, área com equipamentos ao ar livre para a prática de exercícios físicos, espelho d’água, espaço pet e até teatro de arena.
No setor oeste do parque há, inclusive, 3 trilhas de diferentes tamanhos para uma caminhada em meio a vegetação da Mata Atlântica.
Neste parque, a fauna também é presente: são cerca de 42 espécies, sendo 15 delas só de borboletas! Você também encontra peixes, gambás e até saguis! Muito lindo, né?
No Parque Cordeiro, o playground é acessível para crianças com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Aproveite o mês da criança para visitar!
Endereço: R. Breves, 968 – Chácara Monte Alegre, São Paulo – SP
2. Parque Vila Guilherme – Vila Guilherme – São Paulo
Foto: Áreas Verdes das Cidades/Divulgação
Outro entre os parques de SP que merecem a sua visita, é o Parque Vila Guilherme, também conhecido como “Parque do Trote”.
O espaço conta com uma área de cerca de 120.000 m² e muita natureza!
Pelo parque há pista de cooper, equipamentos de exercícios (barras, tábuas e pesos), espaço para corrida, ciclovia, quadras poliesportivas, espaço para fazer alongamento e o acesso de cães – desde que estejam com coleira – é permitido.
A vegetação é exuberante e fica por conta das áreas de jardim e bosque, onde é possível encontrar plantas como a aroeira, o jacarandá-mimoso e até uma que está ameaçada de extinção, o jequitibá-rosa.
Este parque também abriga aves lindíssimas, como o quero-quero, o beija-flor-tesoura e o pica-pau-do-campo. Fofo demais!
O Parque Vila Guilherme é excelente para a visitação de pessoas com deficiência, pois possui pistas de caminhada acessíveis e conta com corrimão.
Dentro dele não existem desníveis e o piso tátil faz sua parte para ajudar cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência visual.
Outro ponto adaptado é a Trilha dos Sentidos, um jardim aromático com flores de texturas diferentes – muito interessante para deficientes visuais.
Que tal marcar essa visita na sua agenda? Este passeio é realmente imperdível se você curte estar em meio à natureza.
Endereço: Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n – Portão 1 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
São Paulo, com toda a sua agitação urbana, também abriga lugares repletos de áreas verdes, com muitos exemplares incríveis das nossas fauna e flora.
Se você busca diversão ao ar livre, aproveite os parques de SP para passear com os amigos e praticar exercícios físicos. Dessa forma, você cuida do corpo, da mente e ainda conhece lugares novos!
Sabe o que mais tem em Sampa? Gastronomia e muita, muita cultura!
O Visite São Paulo busca sempre indicações incríveis para você curtir o nosso estado do jeitinho que merece. Siga nosso perfil no Instagram (@visite_sp) para não perder os detalhes!
Leia também:
Passeios de domingo: dicas para aproveitar o domingão!
Ópera em SP: veja onde assistir espetáculos!