O Estado de São Paulo, conhecido por sua diversidade cultural, econômica e natural, abriga uma vasta gama de destinos turísticos, desde cidades históricas até praias paradisíacas. Dentro desse cenário, destacam-se as Estâncias Turísticas, que são 70 municípios reconhecidos pelo governo estadual por possuírem características naturais, culturais e históricas que favorecem o turismo.
A partir das Estâncias Turísticas, o Estado tem 47 regiões de interesse turístico, as chamadas Regiões Turísticas.
E para quem gosta de natureza, os Parques Naturais de São Paulo estão presentes em todas as regiões do estado. São 52 Parques Estaduais que estão protegidos e sempre prontos para compartilhar sua natureza. Mais 813 mil hectares, com florestas, serras e praias. Neles, a beleza e a riqueza da diversidade encantam turistas e visitantes. Animais silvestres, vegetação nativa, rios, grutas, cachoeiras e muitas outras atrações que só a natureza mais preservada pode oferecer.
Nele estão localizadas as principais cavernas: Caverna de Santana, Caverna do Morro Preto, Caverna do Couto, Caverna da Água Suja e Caverna do Cafezal o acesso é fácil. Os visitantes também encontram algumas cachoeiras.
Localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo, o Parque é composto por um total de 12 ilhas, sendo a principal a Ilha de São Sebastião, 3 ilhotes, 3 lajes e 1 parcel.
Conta com paisagens que vão desde a costa marinha até as escarpas da Serra do Mar, protegendo cinco belíssimas praias: Brava da Almada, Fazenda, Picinguaba, Cambury e Brava do Cambury.
Em meio à deslumbrante paisagem da Serra da Mantiqueira, um conjunto de rochas se destaca com imponência no município de São Bento do Sapucaí: a Pedra do Baú e suas “irmãs”, Bauzinho e Ana Chata.
É o primeiro e único parque marinho entre as Unidades de Conservação do Estado. Tem cerca de 5 mil hectares na cidade de Santos, com importância para a conservação da diversidade biológica na costa.
Abriga remanescentes em estágio avançado de regeneração do bioma mata atlântica, com amostras de jequitibás, perobas, palmito-juçara e outras espécies em extinção. A fauna encontra condições ideais de vida silvestre.
A história de São Paulo, estado que nasceu desbravando o país e hoje abriga um mundo
São Paulo possui uma história tão rica que conta a vida de uma nação, uma nação que abriga em seu território, sem exagero, características de todos os cantos do mundo. Essa história começou com um povo desbravador, bandeirante, que subiu serras e abriu florestas para marcar seu território em uma localização topográfica que, do ponto de vista da segurança, era perfeita. Atualmente a região está consolidada como uma das maiores potências econômicas e políticas do mundo, segue em pleno desenvolvimento e abriga pessoas do mundo todo.