fabio
01 maio 2022
Nenhum comentário
Montamos um roteiro – nada chato – pra você mergulhar na história do Estado de São Paulo
A cultura paulistana exala diversidade e miscigenação! Podemos dizer sem sombra de dúvidas que existe uma São Paulo para cada tipo de pessoa.
Mas, para entendermos como chegamos nessa cena cultural tão rica e diversa existem alguns lugares que você precisa conhecer. E esse é o nosso roteiro de hoje!
Nada melhor para começar esse tour do que o Museu da Imigração. O lugar é a antiga hospedaria dos imigrantes que vieram para São Paulo em busca de novas oportunidades e de uma nova vida.
É até emocionante estar nesse lugar e poder revisitar tantas histórias. O espaço conta com algumas exposições e atividades temporárias, mas grande parte da instalação tem o objetivo de preservar a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da hospedaria.
Aos sábados você pode visitar gratuitamente e de terça a domingo o ingresso custa R$10. O museu fica na Rua visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca.
O Memorial da Resistência de São Paulo também não pode ficar fora dessa lista. Ele fica no Largo General Osório, 66, próxima à Estação da Luz. Outro prédio de São Paulo que remonta a história do Estado, e automaticamente do País como um todo, já que ele era uma antiga prisão durante o período da ditadura militar.
O espaço funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h, e a entrada é gratuita. Você pode ainda aproveitar a viagem e visitar a Pinacoteca no mesmo dia, já que eles ficam um na frente do outro.
No tradicional bairro do Ipiranga você pode conhecer o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga. Embora o edifício esteja passando por uma reforma, é possível visitar os jardins e se encantar com a beleza do espaço, seja pela arquitetura, pelas estátuas, ou pela rica história.
A construção foi encomendada pelo próprio imperador Dom Pedro II com a intenção de ser “a escola mais linda de São Paulo”. Mesmo o prédio sendo um monumento à independência e tenha sido um pedido da própria família real, eles na verdade nunca habitaram o edifício.
O museu fica no parque da independência no bairro Ipiranga. Acessando o site da casa você pode acompanhar a contagem regressiva para reinauguração do prédio.
Curtiu saber um pouco mais da história do Estado? Já coloca na agenda todos esses lugares e compartilha com aquela pessoa que vai fazer esse roteiro com você.
NOSSOS SITES
MATERIAIS
SÃO PAULO
FUNDAÇÃO 25 DE JANEIRO
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
ACADEMIA
CONTATO
-
-
- Alameda Ribeirão Preto, 130 – 12° andar – CEP 01331-000 – São Paulo/SP
- . +55 (11) 3736-0600
- . contato@visitesaopaulo.com
- In Other Languages
-

Marca
Parceiro
Afiliado
Consulte sempre um agente de viagem
@ 2024 – Todos os direitos reservados