Ibirapuera & Moema: confira a história e curiosidades!
A cidade de São Paulo tem muitas regiões incríveis para se conhecer. A área onde ficam os bairros do Ibirapuera & Moema é uma delas.
Embarque com a equipe do Visite São Paulo nesse tour pela história das duas regiões e conheça um pouco mais do que você pode encontrar em cada uma.
Foto: Unsplash/Reprodução
O nome “Ibirapuera” se origina de uma palavra em tupi (Ypy-ra-ouêra), que significa “pau podre”, e foi atribuído à região por, antigamente, ser um local cheio de brejos.
Segundo os estudos do site Identidade SP, o terreno da região já foi parte de uma aldeia indígena na época da colonização e era onde o chefe tupiniquim Caiubi morava.
Em 1922, foi construído na região o primeiro engenho de ferro e eram comuns atividades como aluguel de cavalos para passeio e piqueniques pelos bosques.
Foi só em 1950 que o bairro começou a crescer e se modernizar – no ano de 1954 o Parque Ibirapuera foi entregue e isso só chamou mais atenção da população para conhecer este pedaço de São Paulo.
Após a construção da Avenida Santo Amaro, a região teve o seu maior desenvolvimento.
Hoje em dia, o lugar é famoso por ser tomado pelo verde do Parque Ibirapuera, o parque mais importante da cidade de São Paulo.
O arquiteto responsável pela planta foi Oscar Niemeyer e todo o trabalho de paisagismo e dos lagos foi executado pelo artista plástico Roberto Burle Marx – duas figuras inesquecíveis na história paulistana.
Dentro do parque, fica o Museu de Arte Moderna (MAM), o Planetário, o Pavilhão da Bienal, a Sede da Assembleia Legislativa e o Museu Afro Brasil. Além disso, também abriga o Auditório Ibirapuera e a Oca – dois lugares projetados por Niemeyer e que até hoje recebem apresentações musicais.
A região de Moema fica próxima e também tem uma história muito interessante.
Foto: Hoteis.com/Reprodução
Uma pesquisa feita pela Gazeta de S. Paulo traz os dados de que a região de Moema (antigamente chamada de Indianópolis) pertencia a Joaquim Pedro Celestino no século XIX.
O lugar era repleto de chácaras, onde viviam imigrantes vindos de lugares como a Inglaterra e a Alemanha.
A construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida em 1933 foi um marco para a região – este foi o primeiro passo para começar a se desenvolver.
O grande avanço veio mais tarde, nas décadas de 60 e 70, conforme o Shopping Ibirapuera foi inaugurado.
Hoje em dia, o bairro é considerado uma região de alto padrão e tem uma infraestrutura completa, tanto de comércios, quanto de escolas. O fácil acesso ao aeroporto de Congonhas também atrai muitas pessoas ao local. Outro ponto interessante é que o entorno é repleto de hospitais de alta qualidade.
As regiões do Ibirapuera & Moema são bastante procuradas para lazer e por quem busca uma qualidade de vida elevada – por ali é possível encontrar ótimos imóveis e o acesso ao metrô e às linhas de ônibus também é facilitado.
Arte: Mavinho Acoroni e Jean Rosa/Reprodução
O São Paulo Expo Exhibition & Convention Center é o centro de convenções mais próximo e, assim como todo o seu entorno, possui uma infraestrutura de ponta. Trata-se de um espaço para eventos de todos os portes: feiras, exposições, congressos e demais eventos corporativos são muito bem-vindos. São 100 mil m² de área climatizada, mais de 6.500 vagas de estacionamento e 34 salas para congressos e reuniões, além do rooftop com vista panorâmica que encanta qualquer visitante.
Os bairros Ibirapuera & Moema trazem ótimas comodidades e são incríveis para quem quer ter contato com a natureza sem sair de São Paulo. Conheça as regiões e se encante por mais esse pedacinho de Sampa que promete se tornar um dos seus lugares favoritos!
O blog do Visite São Paulo é atualizado com todos os detalhes do que fazer por aqui – sempre trazemos dicas de gastronomia e lazer. Acompanhe, visite e nunca mais fique entediado!
Não se esqueça de seguir o nosso Instagram (@visite_sp) para receber as dicas em primeira mão.
Leia também:
Cultura da Inglaterra: lugares para conhecer mais sobre o país em SP!
Creperias: onde comer deliciosos crepes em SP!