História de SP: 2 locais que fazem parte da cultura paulista!
A história de SP foi construída em meio a grande diversidade cultural. Não é à toa que São Paulo se tornou um berço do cenário cultural do país, com forte desenvolvimento artístico, sendo um dos principais destinos turísticos brasileiros.
Se você caminhar pela cidade, vai perceber que em cada canto é possível encontrar vestígios do passado que nos contam histórias fascinantes.
A seguir, você vai conferir um pouco da rica história de SP em dois famosos locais: o Pateo do Collegio e o Mosteiro de São Bento. Vem ver!
Pateo do Collegio – Centro – São Paulo
Foto: Pateo do Collegio/Divulgação
O Pateo do Collegio ao longo dos anos tem se tornado referência na preservação da história de SP e referência sobre as origens da nossa cidade.
Segundo o Portal do Governo de São Paulo, foi no local conhecido hoje como o Pateo do Collegio que a cidade foi fundada, em 25 de janeiro de 1554. Os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta levantaram um pequeno colégio que se tornou o ponto de partida para a cidade de São Paulo.
A construção original foi feita em taipa de pilão e pau a pique, e servia como residência, escola e igreja. Os jesuítas se dedicaram à catequização dos índios, desempenhando um papel fundamental na formação da sociedade paulistana.
O Pateo foi o epicentro de importantes eventos históricos, como a assinatura do “Tratado de Tordesilhas” , tornando-se a primeira sede do Governo de São Paulo.
Hoje, ele conta com o Museu Anchieta e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que preservam essa rica história de SP. Você pode visitar as exposições que detalham a trajetória da cidade e da instituição.
Com destaque para a reconstrução da antiga fachada e a Capela de São José, onde foi celebrada a primeira missa em território paulistano.
A Prefeitura de São Paulo informa que o local conta com intérpretes de libras, além de profissionais para tratamento ao público com deficiência intelectual. Agora falando da estrutura, o espaço conta com uma entrada especial para cadeirantes, facilitando o acesso.
Site: www.pateodocollegio.com.br
Instagram: @pateodocollegio
Endereço: Praça Pátio do Colégio, 02 – Centro, São Paulo – SP
Ainda falando da história da nossa cidade, veja esta dica: Catedrais: conheça mais sobre a arquitetura e a história!
Mosteiro de São Bento – Centro – São Paulo
Foto: Mosteiro de São Bento/Divulgação
O Mosteiro de São Bento também faz parte da história de SP, sendo uma joia da arquitetura colonial brasileira, situada bem no coração da cidade. Fundado em 1598, este mosteiro beneditino é um dos mais antigos e influentes do Brasil.
O Portal do Governo de São Paulo conta que o Mosteiro de São Bento atrai cerca de 80 mil pessoas todos os dias. A construção presente no Largo de São Bento se expandiu a partir de 1660, a qual conta com uma linda arquitetura, inclusive, com um chafariz que foi projetado pelo arquiteto francês Fourchon.
A impressionante igreja combina elementos do barroco, rococó e neogótico, resultando em uma estrutura de tirar o fôlego. Por lá você também vai ver o famoso órgão com mais de seis mil tubos, que é usado durante as missas e em algumas apresentações especiais.
Ao visitar o Mosteiro de São Bento, você experimentará a espiritualidade, a história e a arquitetura em um só lugar. Não perca a oportunidade de conhecer esse tesouro no centro de São Paulo.
No Mosteiro existe um elevador que pode ser usado em situações de necessidade, mas que não atende a todos os andares. De qualquer forma, o restante do espaço possui acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e cadeirantes.
Site: www.mosteirodesaobentosp.com.br
Instagram: @mosteirodesaobentosp
Endereço: Largo de São Bento, s/n – Centro, São Paulo – SP
Falando em pontos importantes da cidade, que tal conferir estas dicas: Memoriais em SP: lugares para relembrar a história!
Explorar a história de São Paulo é uma experiência enriquecedora e inspiradora. E aí já preparou o seu roteiro para conhecer de perto a história de SP?
Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
Leia também: