Taking too long? Close loading screen.
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
Compartilhe em suas redes sociais:
BLOG

Relacionamento

30 maio 2022

Nenhum comentário

Início Blog

Exposição ‘Modernidades Atravessadas’ na FAAP

Exposição ‘Modernidades Atravessadas’ na FAAP

Compartilhe em suas redes sociais:

A Exposição Modernidades Atravessadas, com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior está em exibição no MAB FAAP.

 

A mostra gratuita joga luz sobre três linguagens – a fotografia, o cinema e as artes gráficas – que não foram contempladas durante a Semana de Arte Moderna de 1922, acontecimento estético que marcou a grande ruptura na arte brasileira. No núcleo das Fotografias, o público poderá conferir, por exemplo, retratos de grandes nomes que fizeram parte da Semana de Arte Moderna, seja como artista, como Mario e Oswald de Andrade, ou como mecenas, como Olivia Penteado e família. Serão apresentadas, ainda, fotos de Flavio de Carvalho, que não esteve presente no evento, mas se envolveu profundamente com os modernistas. De acordo com o curador da mostra, na fotografia brasileira houve uma modernidade tardia, a partir do final dos anos 1940, por meio do Foto Cine Clube Bandeirante.

 

Como referência, a exposição trará produções de fotógrafos como Thomaz Farkas, German Lorca, Benedito Junqueira Duarte, Jean Manzon, Otto Stupakoff, Bob Wolfenson, J.R Duran e Klaus Mitteldorf, todas pertencentes ao acervo do MAB FAAP. Já em Cinema e Artes Gráficas, será possível apreciar um filme inédito, doméstico e de época, feito pela família Silva Prado, que apoiou financeiramente a Semana de Arte Moderna, além de cartazes do cinema brasileiro que pertencem ao acervo da FAAP.

 

Em outro espaço, o público verá sete partituras de filmes, do arquivo do curador, que remetem a uma iconografia moderna, como o do filme São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (1929), além de uma vitrine com três números da revista São Paulo de fotomontagem, que circulou em 1936. Modernidades Atravessadas fará uma conexão com a exposição Modernos, em cartaz no MAB FAAP desde março, com dois grandes núcleos: Antes de 1922 e Depois de 1922. Obras de Antônio Parreiras, Eliseu Visconti, Estevão Silva, Georg Grimm e João Batista Castagneto são exemplos que podem ser vistos no núcleo Antes de 1922. No segundo, o público pode conferir obras de até 121 artistas, como O Homem das Setes Cores, de Anita Malfatti, entre outras.

 

Serviço:

Museu de Arte Brasileira  FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo – SP

Data: até 03/07/2022

Funcionamento:  de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h (última entrada às 17h30). Fechado todas as terças-feiras.

Informações: https://www.faap.br/exposicoes/modernidades-atravessadas/index.asp

Fonte: Agenda Tarsila