O Cinema Científico é um projeto que une cinema e ciência, convidando o público a refletir sobre como o conhecimento científico é representado nos filmes. A cada edição, exibimos um longa-metragem seguido de um bate-papo com um pesquisador convidado, cuja área de atuação se relaciona diretamente com a temática do filme.
Durante a conversa, discutimos as ideias científicas presentes na narrativa, o que é ficção, o que se aproxima do que a ciência conhece hoje e quais conceitos são exagerados ou distorcidos para fins cinematográficos. O público é incentivado a participar ativamente, trazendo perguntas, curiosidades e interpretações.
Além de aproximar a ciência do cotidiano, o Cinema Científico também é uma oportunidade de conhecer cientistas brasileiros de diferentes áreas e entender seus caminhos na pesquisa, suas motivações e desafios.
No primeiro Cinema Científico deste ano ano exibiremos o filme “ O homem do futuro” (2011), uma ficção científica que narra a história do físico “Zero” que acaba acidentalmente descobrindo como viajar no tempo. Uma curiosidade é que parte do filme foi gravada no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Além disso, o ator Wagner Moura que interpreta “Zero” está concorrendo este ano ao Oscar de melhor ator por sua atuação no filme O Agente Secreto.
Para discutir os aspectos científicos do filme, receberemos a Prof. Dra. Ana Zeri, pesquisadora do CNPEM com formação nas áreas de Física e Química, além de docente na Ilum – Escola de Ciências.
Detalhes
Tipo de evento: Outros
Segmento: Cultura & Educação
Endereço e contato
Local: Instituto Principia
Endereço: Rua Pamplona, 145 Jardim Paulista
São Paulo, SP
Horário: Exibição do filme: 19h
Bate-papo com convidado: 21h