Dia Nacional do Imigrante Italiano: veja como celebrar na capital!
Vamos falar sobre a importante celebração do Dia Nacional do Imigrante Italiano, que é comemorado em 21 de fevereiro! Esta incrível data nos convida a homenagear a jornada dos italianos que deixaram sua marca aqui no Brasil.
A celebração começou em 2008, com o objetivo de recordar o momento em que o navio La Sofia chegou em Vitória (ES), em 1874, marcando o início da migração. Essas pessoas vieram de terras distantes e hoje são parte fundamental da nossa história e cultura, por isso é muito importante fazermos essa homenagem.
Para deixar o Dia Nacional do Imigrante Italiano ainda mais especial em São Paulo, trouxemos algumas dicas que vão animar a comemoração. Bora conferir e tornar este dia inesquecível!
1. Museu da Imigração – Mooca – São Paulo
Foto: Museu da Imigração/Divulgação
Em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana, o Museu da Imigração preparou uma programação especial para o Dia Nacional do Imigrante Italiano.
No dia 21 de fevereiro, das 8h30 às 10h, aproveite um delicioso café da manhã seguido por um tour especial pelo museu.
Uma equipe estará lá para te conduzir a uma visita exclusiva pelos espaços da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, compartilhando histórias fascinantes sobre os italianos.
E, se você não puder comparecer pessoalmente, às 11h, haverá uma palestra online abordando assuntos relacionados aos 150 anos da imigração italiana.
No final de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro, estão programadas visitas educativas temáticas. Então, não perca tempo! Garanta seu lugar, pois as vagas são limitadas e será incrível!
O museu é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Site: www.museudaimigracao.org.br
Instagram: @museudaimigracao
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo – SP
Já que estamos falando da Itália, você vai curtir esta dica: Cultura italiana: lugares para conhecer em SP!
2. Edifício Itália – República – São Paulo
Foto: Edifício Itália/Divulgação
O Edifício Itália, um majestoso prédio na paisagem de São Paulo, tem sua origem na fundação do Circolo Italiano San Paolo, em 1911. E olha, essa é mais uma grande dica para comemorar o Dia Nacional do Imigrante Italiano.
Idealizado para unir italianos residentes em São Paulo, este edifício imponente surpreende pela grandiosidade.
Ele conta com uma monumental estrutura de 45 andares, e atualmente, abriga não apenas escritórios, mas também o Teatro Itália, palco de eventos culturais, e o Terraço Itália, com uma vista incrível da cidade de São Paulo lá do alto, a 165 metros de altura. De tirar o fôlego!
O Edifício Itália é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Site: www.edificioitalia.com.br
Instagram: @edificioitaliaoficial
Endereço: Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP
3. Instituto Cultural Ítalo Brasileiro – Consolação – São Paulo
Foto: Instituto Cultural Ítalo Brasileiro/Divulgação
O Instituto Cultural Ítalo Brasileiro é um ponto imperdível para quem quer mergulhar na cultura italiana. Vale a pena dar uma olhada nos projetos deles!
Esse instituto é reconhecido pelo MAECI e pelo Consulado Geral da Itália. Eles se dedicam a promover atividades educacionais e culturais que fortalecem os laços entre o Brasil e a Itália.
Com salas de aula, uma biblioteca especializada e o Gioia Caffe, este é o lugar perfeito para se conectar com a língua e a cultura italiana e ideal para explorar no Dia Nacional do Imigrante Italiano. Bora lá?
Se você for cadeirante ou tiver mobilidade reduzida fale com a administração do local, pois algumas partes do prédio podem não ser acessíveis. Recomendamos entrar em contato para ter mais informações.
Site: www.icib.org.br
Instagram: @icib_sp
Endereço: Rua Frei Caneca, 1071 – Consolação, São Paulo – SP
4. Bairro da Mooca – Zona Leste – São Paulo
Foto: Museu da Imigração/Divulgação
A Mooca, o charmoso bairro de São Paulo, é um pedacinho da cidade que respira a história dos imigrantes italianos. Essa região tem tudo a ver com o Dia Nacional do Imigrante Italiano!
A maioria dos imigrantes chegaram no final do século XIX, deixando uma herança viva nos valores, costumes e, é claro, nas deliciosas comidas.
Essa influência italiana não apenas moldou o caráter da Mooca, mas também contribuiu para o desenvolvimento industrial do bairro.
O Clube Atlético Juventus, fundado por imigrantes italianos, destaca-se como um símbolo esportivo e social. Enquanto as festas populares e religiosas, como a tradicional Festa de San Gennaro, unem os moradores em celebrações vibrantes.
Além disso, a Mooca preserva sua rica história no antigo prédio da Hospedaria dos Imigrantes, transformado no Museu da Imigração Italiana, que oferece uma fascinante jornada pelos caminhos percorridos pelos italianos.
Ah, se você quiser saber mais informações sobre esse importante bairro em São Paulo, dê uma olhada no seguinte conteúdo: Bairro da Mooca: curiosidades e passeios
5. Bráz Pizzaria – Tatuapé – São Paulo
Foto: Bráz Pizzaria/Divulgação
Se você está a fim de se jogar em uma das melhores pizzas da cidade, com aquele toque especial direto da Itália, você precisa dar uma passadinha nesse lugar incrível! Esse restaurante combina demais com o Dia Nacional do Imigrante Italiano.
A Bráz Pizzaria traz uma atmosfera inspirada nas cantinas do Brás. É praticamente uma viagem à Itália sem sair da cidade! O local foi reconhecido como a 4ª melhor pizzaria do mundo, e quando você experimentar vai entender o porquê! Eles capricham nos ingredientes, escolhendo cada um com carinho.
Com mais ou menos 35 sabores deliciosos, é difícil escolher o preferido. Mas o 50 Top é um sucesso garantido com a receita composta por molho de tomate e uma mistura incrível de cinco queijos especiais: tulha, custa azul, ricota de búfala, flor di latte e catupiry.
O local é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Site: www.brazpizzaria.com.br
Instagram: @brazpizzaria
Horário de funcionamento: De domingo a quinta, das 18h30 às 23h30. De sexta a sábado, das 18h30 à 00h30.
Endereço: Rua Apucarana, 1572 – Tatuapé, São Paulo – SP
(Veja outras localizações no site)
Ao celebrarmos o Dia Nacional do Imigrante Italiano, mergulhamos em uma história incrível que ajudou a moldar parte da cultura de São Paulo.
As dicas que compartilhamos são não só uma forma de homenagear o passado, mas também uma oportunidade única de curtir a cultura italiana aqui na nossa cidade no presente e no futuro. E aí, já sabe qual lugar você vai conhecer primeiro?
Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
Leia também: