Dia do Bibliotecário: conheça 3 bibliotecas em SP!
O Dia do Bibliotecário é mais do que uma data no calendário! É aquele momento especial para reconhecer e celebrar esses profissionais incríveis e os lugares mágicos que eles trabalham: as bibliotecas!
No dia 12 de março, é hora de homenagear os bibliotecários, verdadeiros guardiões do conhecimento, profissionais que promovem o acesso à leitura, pesquisa e educação, contribuindo para uma sociedade mais informada.
E para deixar o Dia do Bibliotecário ainda mais especial, vamos te contar sobre três bibliotecas incríveis, com espaços acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Vamos nessa?
1. Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato – Vila Buarque
Foto: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato/Divulgação
Esse é um verdadeiro tesouro para os amantes da leitura, especialmente para as crianças e jovens. Uma boa dica para o Dia do Bibliotecário, né?
O foco dessa biblioteca é conquistar as crianças e adolescentes com atividades incríveis: leitura, jogos, hora do conto e até sessões de cinema sonoro.
Com mais de 68 mil itens no acervo, por lá há até um laboratório com computadores para as crianças se divertirem e aprenderem.
Ah, e também tem um espaço pensado para os pequeninos de 0 a 6 anos, com livros ilustrados, tatames, pelúcias e brinquedos educativos.
A biblioteca é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Uma verdadeira jornada encantadora de descobertas te espera por lá!
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/monteiro_lobato
Instagram: @bibliotecaijmonteirolobato
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, das 10h às 14h
Endereço: Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Falando em programação cultural, que tal conferir essa dica: Férias em SP: conheça um roteiro cultural para fazer usando a Linha Amarela do Metrô!
2. Biblioteca de São Paulo – Santana
Foto: Biblioteca de São Paulo/Divulgação
Você provavelmente já ouviu falar na Biblioteca de São Paulo, um lugar incrível no Parque da Juventude que vai muito além de uma simples coleção de livros.
Por lá, a leitura é uma aventura para todas as idades, um local ideal para os amantes de livros, com eventos, exposições e atividades interativas. Ah, e o melhor: é acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Inaugurada em 2010, essa biblioteca se tornou um importante lugar para quem ama mergulhar em histórias e estudos.
No Dia do Bibliotecário, que tal explorar esse espaço cheio de inovação?
Site: www.bsp.org.br
Instagram: @bspbiblioteca
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h30 às 18h30
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP
3. Biblioteca Mário de Andrade – Consolação
Foto: Biblioteca Mário de Andrade/Divulgação
Sabe aquele lugar que é um verdadeiro tesouro cultural? A Biblioteca Mário de Andrade é exatamente isso! Não é só pelo montão de livros incríveis, mas também pela arquitetura sensacional do prédio.
Lá acontece de tudo: tem programas educacionais, workshops e muito mais. É uma grande dica para você aproveitar o Dia do Bibliotecário.
No acervo, você vai encontrar materiais que vão te fazer mergulhar na história literária do Brasil. A biblioteca foi fundada em 1925 e leva o nome de Mário de Andrade, um grande escritor do movimento modernista.
Além de promover o acesso à leitura, a biblioteca Mário de Andrade também é bem adaptada para receber cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Demais, né? Vem descobrir esse lugar incrível!
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/bma
Instagram: @bibliotecamariodeandrade
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 22h. Aos sábados e domingos, das 8h às 20h
Se você gosta de arquitetura, não pode perder esta dica: Passeio cultural: 3 lugares imperdíveis para apreciar arquitetura!
Neste Dia do Bibliotecário, queremos expressar nossa gratidão aos bibliotecários por seu compromisso em tornar a informação acessível a todos.
Ao visitar bibliotecas, como a Monteiro Lobato, a de São Paulo e a Mário de Andrade, é importante não apenas celebrarmos este dia, mas também reconhecermos a importância de apoiar e preservar esses preciosos espaços culturais.
Bora nessa jornada de conhecimento juntos!
Acompanhe diariamente o blog do Visite São Paulo e conheça outras dicas do Estado, além da nossa página no Instagram!
Leia também: